Bens culturais de natureza imaterial
Ponto de Memória Terreiros e Quintais de Afetos
Acessibilidade: Não
Capacidade: 200
Horário de funcionamento: das 08h às 18h
Email Público: terreirosequintaisdeafeto@gmail.com
Endereço: Sítio Bananeira, Casa, Zona Rural, Guaraciaba do Norte, undefined, CE, 62380-000
Estado: CE
Município:
CEP: 62380-000
Logradouro: Sítio Bananeira
Número: s/n
Complemento: Casa
Bairro: Zona Rural
Descrição
O Espaço/Casa é a sede do Coletivo Terreiros e Quintais de Afetos, localizado dentro da comunidade rural de Bananeiras, em Guaraciaba do Norte, Ceará, na Serra da Ibiapaba. Em 2023, em virtude de nossas ações direcionadas a cultura, território e identidade, recebemos a certificação de “Ponto de Memória” pelo Instituto Brasileiro de Museus - Ibram (Governo Federal). Esta certificação comprova que o coletivo cultural e seu espaço desenvolve programas, projetos e ações de museologia social, pautadas na gestão participativa e no vínculo com a comunidade e seu território, visando à identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial, contribuindo para o reconhecimento e valorização da memória social cearense e brasileira.Somos um Ponto de Memória com trabalhos direcionados para cultura e comunidade, empenhados em espalhar afetos e arte em nossas ações. Iniciamos nossa jornada em 2020 e desde então temos explorado territórios, conhecendo e compartilhando histórias incríveis. Nossas ações culturais são como sementes plantadas nos "terreiros" e "quintais" das comunidades, onde a arte se encontra com a essência das pessoas. Através de projetos de teatro, audiovisual, fotografia, patrimônio e mais, buscamos resgatar memórias, celebrar tradições e fortalecer os laços territoriais. Nossa missão é entrelaçar cultura, território e identidade em uma experiência enriquecedora para todos.
O Ponto de Memória Terreiros e Quintais de Afetos é uma casa de celebração das tradições e expressões culturais da comunidade rural de Bananeira e regiões vizinhas. Um local onde saberes tradicionais se encontram com a contemporaneidade. Aqui, nosso quintal de chão de Terra se transforma em palcos para eventos, oficinas e exposições que celebram nossa rica herança cultural. Um lugar vivo, onde as raízes da nossa comunidade se entrelaçam com a contemporaneidade. Uma casa que celebra e partilha as riquezas das artes, saberes e culturas tradicionais locais, oferecendo um mergulho profundo na identidade que nos moldou.
Nossa sede está localizada na comunidade rural de Bananeiras, na cidade de Guaraciaba do Norte, Ceará, mas atuamos de forma itinerante percorrendo outras comunidades da região. O “Coletivo Terreiros e Quintais de afetos” traz consigo uma proposta de tornar a arte e a cultura acessível em locais e comunidades na qual as políticas públicas culturais não chegam, onde o acesso às programações e equipamentos culturais do Estado ainda não é possível.
Partindo do termo, “terreiro e quintal ”: Lugar de chão de terra; Lugar de cultivos; Lugar de encontros e brincadeiras), muito característico dos entornos de casas do interior, surge então o “ Terreiros e Quintais de afetos”, que nasce com o desejo de promover arte e cultura nesses espaços, potencializando a relação com o território, possibilitando encontros, aprendizagens, reverberando histórias e fortalecendo a identidade local. Nesse contexto, nossos projetos e atividades culturais buscam promover discussões acerca de questões próximas do cotidiano e do imaginário popular local, contribuindo assim para a valorização da identidade cultural da comunidade. Proporcionando portanto, novas significações ao território e novas interações socioculturais através da arte.
Com sede dentro da comunidade rural de Bananeira, realizamos nossas ações em parceria com os moradores, escolas e lideranças locais. Nosso objetivo é realizar uma Rede de trabalho colaborativo junto ao território, gerando impactos positivos para a cultura, educação, e meio ambiente, contribuindo também com o desenvolvimento local.
Vídeos
-
Desfiando Memórias - Pesquisa
-
Feitura do Bolo Manzape
-
Desfiando Memórias - Sítio Bananeira
-
Apresentação do Coletivo