Coletivo

Casa Futuro

Área de Atuação

Artes integradas

Descrição curta

O Coletivo compõe a equipe que coordena e executa os programas da Casa Futuro.

E-mail: projetocasafuturo@gmail.com

Telefone Público: (85) 9941-7767

Endereço: Rua Nelson Mandela 269, Coaçu, Fortaleza, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 60872-406

Logradouro: Rua Nelson Mandela

Número: 269

Complemento:

Bairro: Coaçu

Descrição

O Coletivo Casa Futuro iniciou em 2015 de modo itinerante através da Contação de Histórias nas escolas Públicas de menor Ideb de Fortaleza, Ce. No início contávamos com o apoio da FUNARTE e com esse apoio adquirimos um acervo de 50 obras infanto-juvenis com a qual fazíamos as atividades nas escolas de modo itinerante. O projeto literário e cultural ganhou uma sede em 2019 e foi fundada como uma Biblioteca e Centro Cultural que hospeda um acervo de 300 obras baseadas principalmente na Lei 10.639 que valoriza a produção de escritores e escritoras negres, indígenas e/ou que contemplem temáticas acerca da população indígena, afro-brasileira, africana, caribenha e afro-latina-americana. A Biblioteca tem como principais ações a mediação da leitura e a formação de leitores através da contação de histórias. A formação de leitores e o compartilhamento da literatura é o nosso objetivo crucial, bem como a promoção do acesso a história e a cultura africana, indígena e afro-brasileira através de oficinas de musica, cinema, artesanato e dança. A biblioteca é, também, um projeto de arte social, centro cultural fixo e itinerante com instalação interativa que apresenta uma programação antirracista multicultural e diversa cotidiana promovendo o acesso à cultura e arte negra na periferia de Fortaleza a partir do seu acervo e da criação de ferramentas e metodologias de educação livre, como nossas atividades nos ateliês de “corpo e movimento”, “cine futuro”, “cozinha de erê” e “manualidades e artesanato”.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Alessandra Prudencio

Alessandra Prudencio, mulher, negra, lésbica, atua em justiça social e direitos LGTQIA+. É Arte Educadora, Mediadora de Oficinas, Roda de Leitura e Contadora e Percussionista nas Contações de Histórias. Aborda a literatura afro-brasileira, indígena e africana e a educação antirracista e sexista pela Biblioteca Casa Futuro.. Cursou “Oficinas Literaturas, Animação e Audiovisual: ferramentas para práticas pedagógicas antirracistas, inclusivas e afetivas” pela NEAB-UERJ (2021). Participou do 12º Seminário Internacional Biblioteca Viva, “Conversando sobre Clubes de Leitura” (2021)

ATUAÇÃO EM ARTES, EDUCAÇÃO E LITERATURA
Alessandra Prudencio desenvolve junto ao coletivo da Biblioteca Casa Futuro, atividades de corpografia, oralitura e contação de história com a comunidade Por do Sol. Além dessas atividades, é idealizadora do programa CineAfro, onde concebe a comunidade documentários/contos/filmes provocadores e intervenções urbana, através de grafites, lambes e cortejos.
Atua também como jurada do Slam Violetas desde 2021.

ATUAÇÃO EM MEMÓRIA CULTURAL
Alessandra Prudencio realizou atividades de preservação da memória e do patrimônio imaterial da região do grande Coaçu como por exemplo percursos literários contando a história do bairro; produções de vídeos de lugares históricos da Paupina, comunidade de forte origem pindorâmica.


ATUAÇÃO NAS ARTES VISUAIS, PRODUÇÕES CULTURAIS
Alessandra Prudencio atuou como produtora no clipe Made a Circle e Mangrove, duas composições musicais que integram o musical do Álbum Black Encyclopedia of the Air da artista e cantora Moor Mother.
Como fotógrafa e filmaker, atuou na performance Barro em Transmutação e na trilogia multimídia ritual “Da faringe” no evento internacional Black Womxn Temp Camp 004 (Portal temporal de mulherxs negras) do Coletivo Black Quantum Futurism composto por mulheres negras artistas, lésbicas e queer da Filadélfia.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar