Coletivo

Girassol do Sertão Quadrilha Junina

Área de Atuação

Produção Cultural

Descrição curta

A Quadrilha Girassol do Sertão é um grupo que desde 2006 realiza um trabalho entre os jovens de Flores, levando o nome desde distrito a todos os cantos do Ceará e do Nordeste.

E-mail: alex_lxm@hotmail.com

Telefone Público: (88) 98119-7224

Endereço: Rua José Sabino Mendes, 1839, Distrito de Flores, Centro, 62903-000, Russas, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 62903-000

Logradouro: Rua José Sabino Mendes

Número: 1839

Complemento: Distrito de Flores

Bairro: Centro

Descrição

A Quadrilha Girassol do Sertão é um grupo que desde 2006 realiza um trabalho entre os jovens de Flores, levando o nome desde distrito a todos os cantos do Ceará e do Nordeste.
A cada ano trabalhado é abordada uma temática; em 2006 o ano da grande estreia – Origem do nosso São João, cultura e tradição; no ano de 2007 o grupo já não era tão inexperiente e apresentou o tema – Carnaúba uma história de luta; após um ano parado, em 2009, resolveu-se falar sobre o ritmo preferido do nordestino – For Allbodó, a invenção do povo; em 2010, fez-se uma homenagem a Rachel de Queiroz e sua obra: O quinze – 1915, O ano da grande seca; no ano de 2011 – Renda, entre o sagrado e o profano; 2012 foi um grande ano, um ano de reconhecimentos – Mistérios de um povo: A cultura Cigana; já em 2013, buscou-se algo mais tradicional – Girassol do Sertão na Farinhada. Em 2014 ousadia, coragem e emoção definiram o projeto de trabalho deste grupo que sempre pretende continuar mostrando um novo jeito de dançar Quadrilha, uma nova forma de amor pelo São João: Candido Portinari e uma visão sobre o Nordeste! Foi em meio a pinceis tintas e telas que buscamos o seu sorriso como recompensa pela nossa arte! Os anos de 2015 e 2016 devido a grandes problemas financeiros, bem como a crise que assolava o país, não colocamos nosso trabalho em quadra. 2017 foi um ano cheio de significados, o ano do retorno. Utilizou-se, uma temática que contou a vida de São João Batista, desde o seu nascimento até a morte. Pra que tema? O São João é de São João! Para o ano de 2018 decidirmos que iriamos levantar uma bandeira, a bandeira que diz: Minha Manifestação Cultural Também é Política! Foi um rico trabalho e de notoriedade nacional devido a sua relevância e sua atualidade. Com trabalho de 2019: Meu Futuro no Lixo, tentamos levar o público para uma reflexão a cerca dos rumos que a nossa sociedade está tomando e os cuidados ambientais que devemos ter para que a sociedade consiga sobreviver no futuro. Durante o período de pandemia, realizamos atividades virtuais e uma super live em comemoração aos 15 anos de história do grupo. Já em 2022, nosso tema era Cabresto e com ele denunciávamos todos os tipos de prisões que a sociedade enfrenta.
Sabemos que, a cada ano, a exigência do público, dos festivais de quadrilhas e sobretudo da diretoria da Girassol do Sertão, aumentam fazendo-se necessário investimentos cada vez maiores. Com os corações cheios de vontades e as cabeças cheias de ideias, já estamos trabalhando. A temática 2023 da Girassol do Sertão é ZABUMBA. O instrumento responsável pelo andamento, cadência e, por que não dizer, pela forma de dançar dos frequentadores dos forrós, e quadrilhas juninas: uma reunião de danças dramáticas populares que têm o zabumba na sua constituição e sustentação rítmica, apresentadas dentro dos parâmetros da quadrilha junina.

Vídeos

Galeria

1  2  Próxima página
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Alex Leandro Xavier Mendes

Trabalho no sentido de promover Arte e Cultura, o que envolve reconhecimento de trabalhos de artistas e organizações que empregam a Arte como agente de mudança. Como tema, utilizo os mais variados assuntos, desde problemas sociais até ambientais.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar