Individual

Ana Clara Veras Brito de Almeida

Descrição curta

Atriz, professora, dramaturga, brincante e estudante.

Licenciada em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Mestranda em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia (Projeto: CARNE VIVA: Poéticas de rexistências feministas)
Co-fundadora da Formação TFYD - Teatro Físico y Danza (México)

Dados Pessoais

E-mail Público: clarinhaveras@yahoo.com.br

Telefone Público: (85) 99819-3619

Endereço: Rua Grécia, 251 , Parangaba, 60710-520, Fortaleza, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 60710-520

Logradouro: Rua Grécia

Número: 251

Complemento: Atras da escola Estadual Maria Tomasia

Bairro: Parangaba

Descrição

Natural de Fortaleza/CE, licenciada pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte em Teatro. Atriz, dramaturga, brincante, e pesquisadora do Grupo Arkhétypos de Teatro. Foi colaboradora do grupo de extensão do Departamento de Artes da UFRN intitulado “Voz Feminina”. Foi integrante e fundadora do grupo de coco de roda Dona Geralda (CE).

Envolvida nas artes cênicas desde 2004, através do grupo de teatro Koringa (CE).
Inicia suas investigações acerca das danças e brincadeiras populares brasileiras em 2016, na cidade de Natal/RN.
Dedica-se principalmente a atuação, dramaturgia, ensino de teatro e brincadeiras populares.
Participou do Tercer Coloquio Latinoamericano de Investigación y Prácticas de la Danza (Mexico, 2018) com o trabalho "As danças populares brasileiras como treinamento físico do ator", onde pode realizar a prática do Coco de Roda no mesmo evento internacional.
Fez parte da equipe organizadora do Festival O Mundo Inteiro é um Palco, do Grupo Clowns de Shakespeare por 3 anos consecutivos.
Participou como atriz da residência artística de intercâmbios culturais no México, em 2018, que resultou na performance "Encuentros Ancestrales: Cempasúchil", em Oaxaca.
Participou do "Coloquio del Aprender: experiencias pedagogicas en las artes escénicas" (2018), com uma palestra e oficina prática de danças populares (Encontros de Roda).

Também atriz do espetáculo “emTerraSer” (2018), dirigido por Nadja Rossana. Atriz e editora de imagem do projeto cênico: “Ellas, ellos elles: Primeira Perspectiva do Abismo” (2019). Assim como estreia em 2021 dois espetáculos: “Nós versus Eles”, dramaturgia original da própria, e “Elvis Tiene la Culpa”, dramaturgia do artista chileno Javier Díaz Dalannais.
Em Salvador, fez 5 espetáculos nas terras baianas: "Matéria dos Sonhos" (Dir.: Harildo Deda e Marcelo Flores), "Gestos de amor e de Loucura" (Dir.: Marcelo Flores), "Nos versus Eles", "A Arte da Comédia" (Dir.: Marcus Vila Goes) e "A exceção e a Regra" (Dir.: Gilberto Reys).

Oficinas:
Ministrou oficinas pelo o interior do estado do Rio Grande do Norte (Natal, Passa e Fica, Serrinha dos Pintos e Pau dos Ferros), no Instituto Federal do Ceará em Fortaleza e em diversas cidades do México (CDMX, Querétaro, Cualtla, Xalapa), sob temáticas do Teatro do Oprimido (Augusto Boal), jogos teatrais de Viola Spolin, práticas físicas de Eugenio Barba, exercícios para estímulo da escuta do ator (oficina “Abrazar la Escucha”) e a oficina “Encontros de Roda”, sob temática central nas danças brasileiras Coco de Roda, Maracatu e Cavalo Marinho.

Festivais e Mostras:
SOLUS (MG)
9 ed. FESTIM - Festival de Teatro em Miniatura (MG)
Ciculação Sesc Fecomércio (CE)
Ocupação Dragão do Mar (CE)
Función de Maestros (México)
Mostra Cariri (CE)

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar