Descrição curta

Matheus Malheiros é cantor, instrumentista e geógrafo formado pela Universidade Federal do Ceará. Iniciou seus estudos no violão aos 15 anos de forma autodidata e desde então vem evoluindo e se profissionalizando no segmento da música. Atualmente integra os grupos musicais SambaKanjerê e Semente Brasileira na voz e cavaquinho.

Dados Pessoais

E-mail Público: mm4531196@gmail.com

Endereço: Rua Eusébio de Sousa 502, José Bonifácio, Fortaleza, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 60050-110

Logradouro: Rua Eusébio de Sousa

Número: 502

Complemento:

Bairro: José Bonifácio

Descrição

Matheus Malheiros sempre teve um ''pé'' na música, desde a adolescência sempre foi muito interessado a descobrir novas músicas, artistas, álbuns e ritmos, passando grande parte do seu tempo livre com seus fones de ouvido conectados. Diante dos relatos de seu pai, descobriu que sua família paterna possuía violonistas e cantores afinados que adoram um quintal aos finais de semana para celebrar a vida. Aos 14 anos de idade, por influência de seu pai Moisés Monteiro, iniciou seu estudos no violão e aos 15 anos ganhava seu primeiro violão, começando ali seu estudos de forma autodidata.

Em 2017 ingressou no curso de Geografia Bacharelado na Universidade Federal do Ceará, sendo este concluído em 2022. Durante o trajeto acadêmico descobriu na disciplinas optativas livres a possibilidade de fazer a cadeira de Canto na Música Popular no Instituto de Cultura e Arte (ICA), foi nesta oportunidade que passou a estudar e aprender mais sobre o canto. A atividade final do curso consistia em duas apresentações públicas que foram realizadas no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) e no Teatro São José.

Em 2019 começou a dedicar-se ao estudo do cavaquinho, instrumento no qual sempre sentiu vontade de aprender a tocar também por influência paterna, em virtude dos choros e sambas antigos escutados no velho tocador de disco que possuía em casa.

No final de 2021 em conjunto com os amigos que fez durante a trajetória na faculdade, ingressou no grupo Semente Brasileira. Grupo que desde então tem deixado sua marca nas noites de Fortaleza, apresentando uma fusão única de clássicos do Samba e do Pagode. Com uma formação original composta por cavaco, violão, flauta e percussão, o grupo traz uma atmosfera autêntica e envolvente para suas performances, conquistando admiradores por onde passam.

Os integrantes do Semente Brasileira, em sua maioria estudantes do curso de música da UFC, demonstram um profundo amor pela arte e pela cultura brasileira. Além de suas apresentações ao vivo, o grupo teve a honra de participar do Programa Musicultura: reflexões e ressonâncias musicais, na rádio universitária da UFC, onde compartilharam suas experiências e insights sobre o universo musical cearense.

Mais recentemente formou junto com amigos artistas, o grupo Sambakanjerê que é formado por Matheus Malheiros (cavaco e voz), Jhon Morais (pandeiro, atabaque e voz), Diego Furtado (repique de mão e caixa), Victor Queiroz (violão 7 cordas) e Mateus Sereno (tantan e surdo). O grupo possui como proposta mante vivo o samba de raiz, difundido seu amplo repertório e fazendo nova leituras.

O grupo busca dialogar com os diversos segmentos da sociedade que vão deste o samba de terreiro ao samba de roda. Buscamos reler e introduzir cada vez o samba raiz na cidade e evidenciarmos que este possui um ampla gama de repertório rico em letras, ritmos e de luta.

Em 2024, representou o estado do Ceará a convite do Grupo de Tradições Cearenses (GTC) no XVI Festival Internacional de Folclore em Passo Fundo (RS), no repertório músicas que representam a cultural popular cearense como maneiro pau e o nordeste tais como: Farinhada, Xerém, Coco, Forró. O evento contou com a participação de mais de 13 países.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar