Descrição curta

O bumba meu boi Canarinho é uma manifestação cultural sediada na Barra do Ceará em Fortaleza, que visa estimular a continuidade e difusão do bumba meu boi cearense, tendo como base o povo de terreiro e o respeito a todas as expressões de sexualidade e genero, o protagonismo feminino e LGBTQ, além de reafirmar a identidade afroindigena da manifestação do bumba meu boi

E-mail: bumbameuboicanarinho@gmail.com

Descrição

o boi canarinho passou por um profundo período de gestação que se iniciou no dia 23 de fevereiro de 2019, quando Hesse Santana ganhou de um mestre da cultura os bichos para fazer sua manifestação, até a festa de seu nascimento , em 10 de janeiro de 2021. Ao contrário de toda herança patriarcal imposta que o branco colonizador tenta impor sobre as nossas manifestações culturais, o boi canarinho é conduzido por Hesse, um homem trans negro. Trata-se de um boi que tem o compromisso de aceitar e respeitar a identidade de gênero e ainda mais, discutir o direito que a pessoa LGBTQIA+ tem de brincar. Além disso, o boi canarinho é um boi de terreiro, um boi de umbanda e jurema, que tem como ponto importante do ato de brincar a afirmação de suas raízes. Um boi confirmado pelo caboclo dentro do terreiro, que é lugar de acolhimento e casa de seus brincantes. Um boi batizado ao som do canto dos caboclos e na luz da jurema sagrada. Assim, apesar de ser construído por pessoas jovens, o Boi Canarinho carrega em si a tradição do bumba meu boi do território do grande Pirambu e as tradições do povo de terreiro, ao mesmo tempo em que carrega a importância e a contribuição das corpas LGBTQIA+ na cultura tradicional. A manifestação teve sua primeira matança na casa das negas nas proximidades do dia de Oxossi, dia 20 de janeiro.Esse projeto é muito importante para a comunidade por conta da memória e de tudo o que representa o Bumba-meu-boi no território do Grande Pirambu, porém é ainda mais importante para o povo de terreiro, sobretudo de Jurema e umbanda, e para a população LGBTQIA+, convidada a exercer seu direito a festa, a brincadeira, num espaço de afirmação de identidade e de reafirmação de nossas raízes afro-indígenas.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Hesse Santana

Hesse Santana é ator, educador-social, diretor e musico, atuante na periferia de Fortaleza desde 2001, quando mobilizava grupos de dança na comunidade Riacho Doce. Participou de vários grupos de artes cênicas e cultura popular e hoje atua no Coletivo Yabás, no Bumba meu boi canarinho, no coco das Goiabeiras, sediados na Casa das Negas (barra do Ceará), onde desenvolve uma série de ações socio-culturais.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar