Descrição curta

Desde 1960, a Orquestra de Sopros Maestro J. Ratinho vem preservando e transmitindo a herança cultural da música através dos anos para a comunidade de Canindé e região, que com a criação da Fundação Cultural Maestro J Ratinho (2007) surge como um elo entre gerações e como expressão da identidade musical do ser humano.

A Fundação recebe turistas, estudantes, professores, pesquisadores e artistas de vários lugares para conhecer sua história, funcionamento e atuação.

Hoje, atuamos na Escola de Formação de Músicos e nos ciclos Carnavalesco, Junino e Natalino.

PONTO DE CULTURA DE CANINDÉ (2024)

E-mail: fundacaojratinho@gmail.com

Telefone Público: (85) 3343-0799

Endereço: Joaquim Magalhães, 705 , Centro, 62700-000, Canindé, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 62700-000

Logradouro: Joaquim Magalhães

Número: 705

Complemento:

Bairro: Centro

Descrição

"A cultura faz parte da humanidade com sua história, comportamento e atitudes, não importa por quem seja feita ou em que época, o que se torna patrimônio de uma comunidade".

A história de Canindé é rica em culturas diversas, e dentro desse universo há mais de 60 anos a Orquestra de Sopros Maestro J. Ratinho está inserida nele, atuando em eventos culturais, sociais, e religiosos do município, da capital e outras cidades do Estado Cearense.

Em nosso repertório levamos ao público os mais diversos ritmos e gêneros musicais, como militares, sambas, marchinhas, juninas, o nosso baião, maxixe, músicas da atualidade e dentre outras, e sempre buscando manter a tradição das bandas de música, o que nos faz tocar e encantar o povo que nos prestigia.

A Orquestra J. Ratinho, teve sua origem no dia 08 de maio de 1960, sob a regência do Maestro J. Ratinho (In memoria), participando de vários concursos nos anos de 61, 72, 76, 79 sempre obtendo 1ª e 2ª lugares. Com a morte do Maestro em 16 de fevereiro de 1992, seu gênro Paulo Ferreira Gomes – Nathan (In memoria), seguiu com o trabalho social com crianças carentes da periferia de Canindé.

Em 2004 com o falecimento de Nathan, sua esposa Celina Silva Gomes assume, dando continuidade ao trabalho deixado por seu pai e agora por seu esposo, preservando a memória e salvaguardando a cultura musical.

No ano de 2006, diante de tantas dificuldades a família do saudoso Maestro decidiu criar uma Fundação sem fins lucrativos, a fim de facilitar o apoio financeiro e manter vivo o projeto social com as crianças carentes, já que a Orquestra J. Ratinho, sobrevive com a ajuda da comunidade Canindeense.

Entre os projetos sociais podemos citar:

• Escola de Música;

• Projeto Carnaval da Saudade;

• Bloco Ratinho da Madrugada (Inspirado no famoso Galo da Madrugada de Recife);

• Arraiá do Ratinho;

• Natal Sonho de Criança, cujos brinquedos arrecadados beneficiam creches, hospitais, garis, dependentes químicos, bairros da periferia e as localidades da Zona Rural de Canindé-CE;

• Projeto Noite da Música;

• Oficinas;

• Palestras socioeducativas;

• Promoção a educação, saúde e assistencialismo.

Atualmente a Orquestra atende cerca de 100 jovens, crianças e adultos mensal, sempre de forma gratuita, buscando inserí-los na sociedade como agentes multiplicadores de arte e cultural do nosso município.

No dia 15 de Julho de 2015 no Instituto Federal – IFCE Campus Canindé, sob a Regência do Maestro Jardilino Maciel, ainda em 2015 a Orquestra de Sopros J. Ratinho realizou dois Concertos Natalinos em frente a Basílica de São Francisco, dentro do projeto Natal FelizCidade realizado pela Paróquia de São Francisco.

No dia 08 de Maio de 2016 a Banda J. Ratinho completou 55 anos de história, em virtude desta data tão importante, a Fundação J. Ratinho gravou um DVD Comemorativo.

Já em novembro de 2016 a Fundação completou 10 anos e com isso foi realizado diversas ações culturais como um Concerto da Orquestra de Sopros no Pólo de Artes da cidade e a Noite Cultural, que contou com apresentações teatrais e pocket shows, realizando ainda neste mês um Concerto de abertura do Festival Bananada Seca em Pacatuba-CE, além de fazer o lançamento do projeto de Ocupação do Teatro Carlos Câmara.

A fundação se destaca pelo compromisso em usar a cultura como meio de transformação social, ajudando a promover valores de cidadania e solidariedade.

Vídeos

Galeria

1  2  Próxima página
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Júnior Cavalcanti

Produtor Cultural há mais de 10 anos atuando nos segmentos:

- Audiovisual
- Música

Publicitário, atualmente exercendo o trabalho de Produtor Audiovisual na empresa SINC FILMS, com produções de videoclipes e produção de campanha sobre o Capacitismo para a Escola de Aprendizes Marinheiros do Ceará.

Presidente da Fundação Cultural Maestro J Ratinho

Atuante nos ciclos Carnavalesco, Junino e Natalino.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar