Coletivo

Projeto Improvisa

Área de Atuação

Dança

Descrição curta

Projeto nascido em 2014, no seio dos cursos de Dança da UFC. Preocupa-se com investigações técnicas e criativas de modos de composição e reflexão sobre aspectos dramatúrgicos no ato de improvisação em dança. Parte desses estudos acontece apenas entre o núcleo componente do Improvisa, e parte acontece em encontros de improvisação abertos ao público.

E-mail: jpbarros@rocketmail.com

Endereço: Rua Dr. Abdenago Rocha Lima, s/ n , Campus do Pici, 60455-900, Fortaleza, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 60455-900

Logradouro: Rua Dr. Abdenago Rocha Lima

Número: s/ n

Complemento:

Bairro: Campus do Pici

Descrição

Em 2014 iniciou-se um projeto de pesquisa vinculado à secretaria de cultura da Universidade Federal do Ceará, intitulado Projeto Improvisa. Tal projeto reuniu alunos das graduações em Dança dessa instituição, que tinham como interesse comum pesquisar temas que perpassam o universo da improvisação em dança. Coordenado inicialmente por Denise Parra, e atualmente por Rosa Primo, tendo como atuais integrantes Clarissa Costa, Izabel Sousa e João Paulo Barros, o projeto vem investindo na investigação técnica e criativa de modos de composição e reflexão sobre aspectos dramatúrgicos no ato de improvisação em dança.

As ações do Projeto Improvisa acontecem em dois eixos:
I - estudos internos, que acontecem apenas entre o núcleo componente do Improvisa;
II - encontros de improvisação abertos ao público (Jams Sessions).

Em seus três anos de existência, o projeto passou por espaços como o Instituto de Cultura e Arte - UFC, Vila das Artes, Espaço Mix - Dragão do Mar, Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, Biblioteca Pública Menezes Pimentel - Espaço Estação, Porto Iracema das Artes, além de escolas da cidade de Fortaleza. O Improvisa conta ainda com a parceria musical do Sonoridades Múltiplas, dirigido por Consiglia Latorre, e do músico Thiago Almeida.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

João Paulo Barros

Coreógrafo, bailarino intérprete-criador, professor e pesquisador, formado pelo Curso Técnico em Dança do Ceará e Licenciado em Dança pelo ICA-UFC.

Integrou o Núcleo de Doc-dança da Artelaria Produções, o Projeto Improvisa e o grupo Sonoridades Múltiplas.

Atualmente coordena o Programa de Dança do Centro Cultural Bom Jardim, equipamento de cultura do Governo do Estado do Ceará.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar