Individual

Bosco Lisboa

Área de Atuação

Artes Visuais

Descrição curta

Bosco Lisboa inicia 1980 como Ceramista escultor em Juazeiro do Norte em 1994 muda para Fortaleza. Desde o Inicio de sua Carreira o artista dedica-se a produzir obras para exposições coletivas e individuais e ministrar cursos e oficinas repassando seu saber a jovens e adultos. Com 13 Expô Ind. e 14 Prêmios reside em Fortaleza. Ver mais na descrição abaixo.

Dados Pessoais

E-mail Público: tudodebarro@hotmail.com

Telefone Público: (85) 985581452

Endereço: Rua 505, 103, Casa, Jangurussu, 60866-620, Fortaleza, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 60866-620

Logradouro: Rua 505

Número: 103

Complemento: Casa

Bairro: Jangurussu

Descrição

Iniciei a carreira Artística 1980 de Ceramista escultor em Juazeiro do Norte. Autodidata Pesquisador participante de eventos culturais e projetos sociais e monitor de oficinas.
Em 1985 participo da Exposição Coletiva Artistas Caririenses - Biblioteca Pública Municipal - Juazeiro do Norte
Em 1986 Fundei a Criarte Brasil Instituição sem fins lucrativos Junto com Luis Karimai (artista plástico) Gilberto Morimitsu (Artista plástico) , Ricardo (Cantor ), O espaço tinha EXPOSIÇÃO PERMANENTE DE ARTISTAS locais, Oficinas de Artes em geral ( PARA REPASSE DO SABER ) e encontros de Artistas Alunos e Admiradores da Arte. Durante esse tempo Vendiamos a Produção dos Artesãos(ãs) do CENTRO CULTURAL MESTRE NOZA em Recife , Macéio, etc. Em 1990 Participo da Exposição Comemorativa abertura da Amar (Associação dos Artistas e Amigos da Arte) Juazeiro do Norte que fui Sócio Fundador da AMAR, junto com Stênio Diniz (mestre da Cultura) Luis Karimai, Gilberto Morimitsu, Abdoral Jamacaru, Renato Dantas entre outros. Onde eu desenvolvia a Função de Diretor de Eventos da Amar e Fizemos Exposições Coletivas: Suíça ,Alemanha, França, Brasilia, Fortaleza o espaço também tinha Exposições Permanentes de Artistas ,Shows e Oficinas de Arte (PARA REPASSAR OS SABERES).
Em 1992 Participei da Exposição Internacional: Agua na Alemanha.com a Obra PEIXES MORTOS
Em 1992 e 1993 participo do movimento em Juazeiro do Norte ARTE NA PRAÇA I E 2 . E em 1993, ganhei meu primeiro premio: Menção Honrosa no Salão dos Novos, (Ver diploma no download do mapa cultural) Fortaleza, incentivo que impulsionou minha mudança pra Capital em busca de novas conquistas.
1996, Encontro Mercosul - Ceart - Fortaleza Ce.
1997, Encontro Super. Receita Federal - Hotel Marina Park - Fortaleza Ce.
Chegando em Fortaleza Trabalhei por 3 anos no Atelier do Artista Plástico Zé Tarcisio na Praia de IRACEMA e ministrei varias Oficinas no GALPÃO DE ARTE (PASSANDO O SABER) (fotos na galeria do mapa cultural) Espaço de um grupo de Artistas: Jorge Luis, Antonio Bandeira, Sallete Rocha, Julio Silveira, Renato Soares, Formiga, etc. Fui Professor de Escultura em Cerâmica no INSTITUTO DRAGÃO DO MAR DE ARTE E CULTURA na primeira turma de monitores do Instituto onde dei Oficina (PASSANDO O SABER) no Conjunto São Francisco em Fortaleza no nucleo de Coordenação de Jane Lane. Em 1996, participo da Exposição Coletiva Zoom - na Arte Galeria - Fortaleza Ce.
Em 1997/1998 -2002/2004/2012/2018 participo do Salão de Abril (comprovações em diplomas no download do mapa cultural) o mais importante Salão do Ceará com Prêmio de melhor Escultura em 2002/2004/2018 (comprovações em diplomas no download do mapa cultural). Essas participações e prêmios no Salão de Abril me deu grande Visibilidade: Municipal Estadual e Nacional, o meu trabalho ficou bem mais conhecido a partir do inicio dos 2000.
Em 2003 faço a minha primeira Exposição Individual na Mostra Cariri das Artes em Juazeiro do Norte na Antiga Escola Técnica do Comercio com Curadoria de Dodora Guimarães.(ver no Mapa Cultural). 2004 ganho Premio Aquisição Bienal Naifs do Brasil Sesc Piracicaba SP o maior evento do gênero da America Latina (comprovação no mapa cultural). Em 2005 faço segunda Exposição individual e Primeira em Fortaleza no Palácio Abolição do Governo do Ce.
Apenas 5 Artistas Cearenses entram no Salão Rumos-Artes Visuais Itaú Cultural SP 2005/2006 Bosco Lisboa, Yuri Firmeza, Ticiano, Valeria Américo, Jussara Correia. Em 2006 Sou convidado por Emanoel Araújo para participar da Exposição Coletiva “Viva a Arte Viva do Povo Brasileiro" no Museu Afro Brasil SP-Curadoria Emanoel Araujo. Em 2005 comtemplado no Edital da Secultfor - Secretaria de Cultura de Fortaleza com o projeto de Pesquisa sobre Cerâmica. Em 2006, no Participo da Coletiva no Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar – MAC e II Edital do Programa CAIXA de Adoção de Entidades Culturais. Fortaleza, Ce.
Em 2007, Sou Convidado pelo Senador Tasso Gereisati para a Exposição “Artistas Brasileiros” – Senado Federal – Brasília/DF. (comprovação em diplomas no mapa cultural).
Ainda em 2007 fui Convidado por Dodora Guimarães para participar da Bienal Internacional de Valência na Espanha um das maiores Bienais de Arte do Mundo. Em 2008 Assumo a Vice - Presidência da Associação dos Artistas Plásticos Profissionais do Ce e fizemos o primeiro programa de televisão exclusivo de Artes Plásticas chamado VISUALIDADES. Depois assumo a Presidência da Associção dos Artistas Plásticos profissionais do Ceará por 2 anos. Ganho vários Prêmios em Editais de Artes da Secult–Secretaria Cultura Ce. 2005/2008/2012/2019 (comprovações no mapa cultural). Tambem sou comtemplado em Editais da Secultfor–Secretaria Cultura de Fortaleza em 2006/2008/2010. Inicio Pesquisa sobre Cerâmica e Tecnologia na UFC Universidade Federal CE e visito jazidas de Argila Olarias, ateliers. Em 2007 Ganho Edital do Espaço Cultural dos Correios em Fortaleza e faço exposição Individual de muito sucesso com Curadoria de Zé Tarcisio texto de Dodora Guimarães e fotos para o Catalogo de Zé Albano e Cristiano Wilke inclusive a Direção do Espaço Cultura dos Correios me deu uma Declaração de EXPOSIÇÃO DE MAIOR VISITAÇÃO E SUCESSO NO ESPAÇO (ver carta no download do mapa cultural) Tambem ganhei o Edital da CEF-Caixa Economica Federal e fiz Exposição Individual em Salvador BA. com Curadoria de Dodora Guimarães e fotos de Gentil Barreira.
No inicio dos 2000 realizo projeto de formação: Arte Profissionalizante no Bairro Bom Jardim apoiado pela Secult Ce. e Coelce pela Lei Jereissati. (PASSANDO O SABER)onde atendemos 100 jovens.
Já em 2008 Crio em Fortaleza o Instituto Multicultura Ce, (PASSANDO O SABER) que já atendeu mais de 2 mil alunos ESTUDANDO ARTES COMO PINTURA, DESENHO , GRAVURA E ESCULTURA EM CERÂMICA, nos Bairros Bom Jardim, São Cristovão , e Sabiaguaba em Fortaleza. Projetos apoiados pela Secretária de Cultura do Ce através da lei Estadual de Incentivo a Cultura. Em 2011 continuando a pesquisa de Cerâmica e Tecnologia vou pra São Paulo Pesquisar Cerâmica de Alta Temperatura e Fabricação de Esmaltes e Produzir em Cunha SP, local Internacional de Ceramistas onde fui Homenageado no dia do Ceramista 28 de maio 2013. Em 2014 Retorno para Fortaleza e Ministro Oficina de ESCULTURA EM CERAMICA E ESMALTAÇÃO no NUPROC (REPASSANDO O SABER) em Fotaleza Ce ( ver cartaz de divulgação no mapa cultural.)
Em 2015 na Coletiva MIOLO DE POTE no Centro Dragão do Mar de arte e Cultura com Curadoria de Dodora Guimarães participo da Exposição com Instalação produzida em uma oficina com os Alunos(REPASSANDO O SABER).
em 2016 sou comtemplado no edital da Secult com o projeto de Formação ATELIER DE PESQUISA E PRODUÇÃO DE CERAMICA ARTISTICA (REPASSANDO O SABER) Onde o atelier do Artista ficou aberto durante o 2 anos recebendo alunos e pessoas que pesquisavam sobre Cerâmica artística para aprender as Técnicas e tirarem suas dúvidas, onde atendemos no atelier mais 100 alunos.
Em 2018 Participo do Salão de Abril em Fortaleza e ganho mais um prêmio.
Em 2021 faço Exposição Comemorativa aos meus 40 anos de Arte em Juazeiro do Norte com mais 3 amigos (ver no mapa Cultural links de matérias de tvs)
e no Natal com Arte Exposição Coletiva em Cascavél Ce. com curadoria de Marsilio Manchaini e participo em 2022 no TJA teatro José de Alencar da Coletiva em Homenagem ao Artista Plástico Marcus Jussier com curadoria de Julio Silveira.(cartaz no mapa cultural)
Com 13 Individuais 14 Prêmios procuro representar na minha Obra o que me chama atenção no nosso Cotidiano pela Beleza, Riqueza Cultural, Temas que provoquem questionamentos através da Escultura em Cerâmica e sempre passando meus conhecimentos: Técnicas e experiências para as pessoas, principalmente alunos de Escolas Públicas.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar