Coletivo

Coletivo Encantarias

Área de Atuação

Cultura Afro-brasileira

Descrição curta

O Coletivo Encantarias consiste em um grupo cultural e Ponto de Cultura criado para a produção e difusão de bens culturais relacionados a cultura afro-brasileira, em especial dos Povos de Terreiro do interior do Ceará. O Coletivo possui abrangência nos Municípios de Trairi e Itapipoca, tendo se constituído em torno do Projeto Literário A Mística dos Encantados e da trajetória de Mestra Maria Toinha.

E-mail: casadeculturamariatoinha@gmail.com

Telefone Público: (85) 98159-8135

Descrição

O Coletivo Encantarias se constitui como um coletivo cultural interessado no fazer artístico/poético/político/encantado em torno da trajetória de Mãe Maria Toinha e do Projeto Literário A Mística dos Encantados. Mãe Maria Toinha se afirma como mulher negra, interiorana, retirante da seca de 1958 do Ceará, agricultora, escritora e mãe de santo nas Umbandas Cearenses há mais de 70 anos. Seu trabalho como contadora de histórias de Terreiro no município de Trairi, precisamente no Povoado Campo de Canaan, inspirou a costura dos livros A Mística dos Encantados (2020), Caminhos Encantados (2021) e Lavagem Encantada (2022), publicados pela Editora Edições e Publicações através do Projeto Literário A Mística dos Encantados (2016). O referido Projeto Literário foi idealizado a partir das experimentações literárias, andanças universitárias e sonhos de Mãe Maria Toinha e Marcos Andrade. Ambos coordenam a iniciativa, costurando os livros, os cursos e oficinas produzidas a partir das memórias, poéticas e do sagrado de Mãe Maria Toinha.
Atualmente o Coletivo Encantarias é construído na perspectiva de contemplar múltiplas linguagens artísticas, entre elas, literatura, música, ilustração, fotografia, artesanato. As ações do Coletivo abrangem também cursos, oficinas, palestras e a produção artesanal de abayomis e cavalos de pano.
As atividades realizadas no âmbito do Coletivo encruzilham diversos eixos na medida em que partem do resgate dos saberes e memórias cultivadas por Mãe Maria Toinha em suas narrativas/escritas de/no terreiros. Desta forma, os saberes afro-ameríndios cultivados nos terreiros de umbandas cearenses por Maria Toinha são constitutivos das práticas culturais realizadas pelo Coletivo Encantarias. O nome do Coletivo foi escolhido justamente com o intuito de marcar a memória, os saberes e conhecimentos tradicionais dos povos de terreiro do Ceará, bem como incentivar a valorização destas expressões culturais não hegemônicas e amplamente marcadas pelo preconceito e racismo religioso.
Fazem parte do Coletivo Encantarias Mãe Maria Toinha, Marcos Andrade, Jefferson Sousa, e Kasio Barbosa.
Em abril de 2022, o Coletivo realizou a Oficina Escrita Criativa a partir do livro A Mística dos Encantados de Maria Toinha, na EEF Paraíso do Saber em Trairi.
Em outubro de 2022, Marcos Andrade participou da Semana do Livro da EEM Fortunato Severiano da Costa, representando o Coletivo e ministrando a palestra “Os encantos das escritas cearenses a partir do livro A Mística dos Encantados de Maria Toinha".
Em novembro de 2022, foram realizados os cursos e oficinas "A Mística dos Encantados de Maria Toinha: poéticas e encantos das Umbandas cearenses", no Seminário Discente PPGAS/UFRN e na Semana de Humanidades da UFC, respectivamente. Também foi realizado o lançamento do livro Lavagem Encantada em 20 de dezembro de 2022, publicado pela Editora Edições e Publicações, na Biblioteca Pública Municipal Rita Aguiar Barbosa, Itapipoca.


O trabalho do Coletivo é divulgado no site www.amisticadosencantados.com.br, assim como nos canais do Youtube Casa de Cultura Maria Toinha e no Maria Toinha

Vídeos

Galeria

1  2  Próxima página
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Maria Moura dos Santos

Mulher negra, escritora e mãe de santo na Umbanda do Interior Cearense. Acadêmica Correspondente da Academia Internacional de Artes, Letras e Ciências - A Palavra do Século XXI - ALPAS 21. Publicou os livros A Mística dos Encantados (2020), Caminhos Encantados (2021), Lavagem Encantada (2022) e Sonhaçu (2024) pela Ed. Edições e Publicações. Coordena o Coletivo Encantarias, mantendo forte atuação como mulher negra de Terreiro no Município de Trairi.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar