Individual

NIRTON VENANCIO

Descrição curta

Cineasta, roteirista, professor de literatura e de cinema, poeta, revisor de textos.

Dados Pessoais

Telefone Público: (85) 987139084

Endereço: Travessa Elisiário Mendes, 150, Bloco A, apto 004 , Messejana, 60830-260, Fortaleza, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 60830-260

Logradouro: Travessa Elisiário Mendes

Número: 150, Bloco A, apto 004

Complemento:

Bairro: Messejana

Descrição

Cineasta, roteirista, poeta, professor de literatura e cinema, Nirton Venancio tem licenciatura plena em Letras, pela UECE, com habilitação em Português e Literatura da Língua Portuguesa. É Acadêmico Imortal do Conselho Internacional dos Acadêmicos de Ciências, Letras e Artes, Cadeira Nº 45. Foi um dos fundadores do Grupo Siriará de Literatura, em Fortaleza. Escreveu por dez anos a coluna Zoom, no jornal O Povo, de Fortaleza, onde foi também repórter fotográfico. Na Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, foi Técnico em Audiovisual.
Em Brasília foi Técnico em Educação do Arquivo Nacional.
Publicou os livros “Roteiro dos pássaros”, Prêmio Filgueira Lima de Poesia, e “Cumplicidade Poética”. Prepara “Poesia Provisória”, onde reúne toda sua produção dos últimos dez anos. Foi premiado em vários concursos nacionais de poesia, escreve para revistas e periódicos culturais.
O seu curta-metragem de estreia em 35mm, “Um cotidiano perdido no tempo” (1988), recebeu o prêmio Margarida de Prata da CNBB, além de melhor filme e melhor fotografia na Jornada da Bahia. O segundo curta, “O último dia de sol” (2000), foi premiado nos festivais de Curitiba, Cine Ceará e no Maranhão recebeu o Troféu Jangada da Organização Católica Internacional de Cinema. Na década de 90 dirigiu filmes para rede de TV inglesa HouseTop. Realizou em 2007 o documentário, “Dim”.
Foi assistente de direção de vários longas-metragens, como "O calor da pele", de Pedro Jorge de Castro (1993) e "Corisco e Dadá", de Rosemberg Cariry (1994).
É professor convidado da Escola de Cinema do Sertão, Quixadá, CE, lecionando Estrutura e Técnica de Roteiro e Direção de Cena.
Mantém as páginas na internet www.olharpanoramico.blogspot.com, escrevendo sobre cinema, literatura, música, teatro, e www.nirtonvenancio.blogspot.com, com poemas autorais.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar