
Coletivo Ao pé da letra
E-mail: educaemancipa@gmail.com
Telefone Público: (85) 98854-6862
Endereço: Avenida Doutor Silas Munguba 1700 1700, Itaperi, Fortaleza, CE, BR
Estado: CE
Município:
CEP: 60714-903
Logradouro: Avenida Doutor Silas Munguba 1700
Número: 1700
Complemento: Prédio do Centro de Educação - Sala 10 Laboratório Cetros
Bairro: Itaperi
Descrição
PORTIFÓLIO ATIVIDADES 2020-2024, disponível em: https://drive.google.com/file/d/1XVL_NxY9UC5n_rL8buj4kn2oaPiOc_ND/view?usp=sharingCURRÍCULO DO COLETIVO, disponível em: https://mapacultural.secult.ce.gov.br/files/agent/118206/curriculo-ao-pe-da-letra.pdf
O Coletivo AO PÉ DA LETRA é uma iniciativa que nasce em 2020 vinculado ao Centro de Estudos do Trabalho e Ontologia do Ser Social (CETROS), abrigado na Universidade Estadual do Ceará (UECE). O coletivo ao pé da letra é certificado como Ponto de Cultura do Estado do Ceará, pela Lei n.º 16.602, DE 05.07.18 (D.O. 05.07.18), desde setembro de 2023.
O coletivo reúne escritores(as), bem como bordadeiros(as), desenhistas, pitores, aquarelistas, musicitas/instrumentistas, atores/atrizes, editores e outros artistas cearenses e de outros Estados do Brasil.
A certificação como Ponto de cultural, comprova, como registar o próprio certificado, que o Coletivo Ao pé da letra, entre outras 151 iniciativas no Estado do Ceará, “[...] desenvolve e articula atividades culturais em sua comunidade e contribui para acesso, a proteção e a promoção dos direitos, da cidadania e da diversidade cultural no Estado". Neste ano, também, como forma de reconhecimento das ações de incentivo à cultura desenvolvida, recebeu o Prêmio Cultura Viva – SecultCE.
De natureza eminentemente cultural, o projeto prima pelo direito de todos/as ao acesso ao letramento literário, inclusive a comunidade de surdos/as e pessoas com deficiência visual.Orientados por essa perspectiva de transformação social e individual, o projeto tem como objetivo principal integrar a arte, a educação e a formação humana, ao passo em que fomenta, apoia e difunde a produção artística nordestina. Nessa lógica, as ações abrangem diversas linguagens, tais como:
1) literatura, por meio da reunião de diversos(as) escritores(as) engajados(as) nas atividades artistico-culturais;
2) artes cênicas, pois conta com artistas da área que atuam na interpretação, gravações e contação de histórias;
3) artes plásticas, com a participação de desenhistas, bordadeiras(os) e outros profissionais da área;
4) música, que vem vem sendo produzida por integrantes da área.;
5) e audiovisual, já que uma entre as diversas linguagens consiste na edição de vídeos e outras peças digitais.
Essas múltiplas linguagens elencadas, trabalhadas na perspectiva da integração entre as diversas artes, são utilizadas com vistas a consolidação de nossa cultura e identidade, no incentivo ao letramento literário, sobretudo do público infanto-juvenil (aluno do 8º ano ao ensino médio) e na formação de plateias e revelação de novos talentos, inclusive na UECE.
Essas artes são movimentadas, especialmente, em torno da leitura literária. Como nos ensina a memorável obra de Paulo Freire, A importância do ato de ler, publicada de forma original em 1982, o ato de ler não se esgota na linguagem escrita, ela “[...] se antecipa e se alonga na inteligência do mundo” (1989, p. 9). As diversas linguagens – verbais e não verbais, são, portanto, como nos lembra Freire, são essenciais para a construção do conhecimento e da subjetividade.
O nosso patrono da educação, ao contar a peripércias de seu aprendizado infantil, ratifica com fervor e afinco, alusivos a nossa afetuosidade, criatividade e criticidade humanas, que a leitura de mundo precede a leitura da palavra. Nessa perspectiva, o pedagogo afirma que o aprendizado das letras não se esgota na decodificação da palavra escrita:
"A leitura de mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não possa prescindir da continuidade da leitura daquele. Linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto". (FREIRE, 1989, p.9)
Desse modo, entende-se que a vida, mediada pela palavra – vivida, cantada, narrada, lida, dita, escrita, transcorre por meio da interação e mediada por canais de interlocução, de aprendizado, de diálogo, de vivências e de experiências, a partir da inserção de cada um e de todos no mundo. É nesse âmbito que são desenvolvidas as ações deste projeto na comunidade cearense.
Vídeos
-
Leitores Publicado em 2020
-
Ao operário
-
O encontrão marcado
-
Lição
-
Com as mesmas mãos de acariciar contruí uma escola
-
Oração ao nosso tempo ou uma oração para este Natal
-
Um conto de Natal
-
Um menino que nasce todos os dias
-
Os tempos do aprender
-
Um menino, um caderno
-
Sina (Acontecença)
-
A um amor que não pode ser remoto
-
Navegadores sem mar
-
O primeiro da sala
-
O homem de 2020
-
Lockdown
-
O artissta local
-
Desencontro e encontros
-
Servindo histórias na sala de jantar
-
Cartas a minhas avós
-
Um passo atrás
-
A leitura e suas tantas razões de ser
-
Episódio "O Edifício-Navio" da Série "Cidade Misteriosa".
-
OS SENTIDOS DE SER-TÃO - APRESENTAÇÃO COLETIVO AO PÉ DA LETRA (CONEDU)
Galeria
1  2  Próxima página