Coletivo

Assentantamento Xique Xique

Área de Atuação

Cultura Popular

Descrição curta

O Assentamento Xique-xique está localizado na zona rural do município de Monsenhor Tabosa, na região dos Sertões dos Inhamuns, no estado do Ceará.

E-mail: xiquexiqueassociacaodosassenta@gmail.com

Telefone Público: (88) 99233-4368

Endereço:

Estado: CE

Município:

CEP: 63780-000

Logradouro:

Número:

Complemento: SSP

Bairro: ZONA RURAL

Descrição

O Assentamento Xique-xique está localizado na zona rural do município de Monsenhor Tabosa, na região dos Sertões dos Inhamuns, no estado do Ceará.
O processo de luta para o estabelecimento do Assentamento, iniciou em 1996, quando um grupo de famílias da comunidade Tourão, situado no município de Monsenhor Tabosa, por não terem terra suficiente para trabalhar e produzir o sustento de suas famílias, tiveram que trabalhar como arrendatários nas terras da Fazenda Xique Xique, de propriedade do Fazendeiro Gessé Alves da Silva, a terra estando disponível a venda, A propriedade foi vendida para Pedro Augusto Timbó, do município de Tamboril, a qual com a venda os trabalhadores passam a não terem acesso a terra para o desenvolvimento da produção e garantia da alimentação familiar como ocorriam antes.
Juntamente, com lideranças (Sebastião Messias, Luiza Canuto) do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) do Município de Monsenhor Tabosa e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) que já desenvolvia ações na região realizaram a ocupação da terra do fazendeiro Pedro Augusto Timbó do município de Tamboril, no dia 6 de setembro de 1996 por volta de 23:30 mais de 60 família ocuparem aquelas terras resistindo debaixo de barracas de lonas preta e estábulos 9 meses na propriedade a qual é desapropriada em maio de 1997.
No entanto, foi um período conflituoso, mas o processo continuou a organização dos trabalhadores que diante da situação decidiram no mesmo ano retomar a luta pela conquista da terra e, juntamente, com outras famílias das comunidades da região de São Nicolau, Espírito Santo, João Lopes, Santana, Para Sempre e Orange, totalizando 6o famílias, O MST e o Sindicato juntos com as famílias, Encaminharam ao Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) a solicitação da desapropriação da referida Fazenda para efeito de Reforma Agrária, A conquista da terra e da esperada desapropriação da Fazenda Xique-xique, com área de 1.888 ha, de fato aconteceu no dia 14 de maio de 1997, com capacidade para assentar 60 famílias, realizando o sonho daquelas que persistiram, depois de passarem por um período de 8 meses as margens de um acampamento, dando origem ao Projeto de Assentamento Xique-xique. Conforme a ata da assembleia, as famílias obtiveram a posse da propriedade, onde passaram a utilizar todas as dependência e estrutura, como a sede, o estábulo, as casas existentes etc.
Esse período de vivência não foi muito fácil para os trabalhadores. Primeiro, a precariedade das condições de vida enfrentada por todos e segundo, as ameaças de repressão por parte do proprietário, que prometia utilizar a força policial na retirada das famílias, além disso, tinham que enfrentar a descriminação por parte dos moradores residentes na fazenda que não compreendiam o processo de luta ali desencadeado. Mesmo assim houve a persistência das famílias na luta, buscando manter-se animados, quando se reuniam ao redor da fogueira para: praticar a orações, cantarem músicas da luta, no fortalecimento da mística, reafirmando a força e o ânimo para o enfrentamento dos problemas. Com o passar do tempo, a sociedade local tomou conhecimento da organização das famílias acampadas e aos poucos foram contribuindo para com a resistência das mesmas.
Com o surgimento do acampamento, as famílias passaram a viver com outra forma de organização “vivência no coletivo”, organizados em equipes para realização das diversas atividades a serem desenvolvidas, como alimentação, água e segurança na garantia de manter a resistência e a participação de todos no processo de luta.
Com a criação do projeto de Assentamento, as famílias sentiram a necessidade de se organizarem em uma associação comunitária, com objetivo de facilitar o desenvolvimento do assentamento. Assim é fundada a Associação Comunitária dos Assentados de Xique-xique, partindo de uma assembleia geral ordinária onde elegeram uma diretoria, com poderes representativos e estes representariam o assentamento perante as instituições. Esse processo se deu muito rápido, pois com a emissão de posse, as famílias tiveram que se organizar para ter o acesso aos créditos de implantação e estruturação do assentamento.
26 ANOS DE LUTA E RESISTÊNCIA 🚩✊🌵🌻

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Gerliane Costa

Sou Gerliane Costa, moro no assentamento Xique-Xique. Monsenhor- Tabosa- Ce. Amo meu lugar, minhas origens, sou educadora do campo, professora de reforço e amo maquiagem.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar