
Individual
Naná
Dados Pessoais
Endereço: estrada via irapuá 36, sítio irapuá, Croatá, CE, BR
Estado: CE
Município:
CEP: 62390-000
Logradouro: estrada via irapuá
Número: 36
Complemento: sítio irapuá
Bairro: sítio irapuá
Descrição
sou a Naná e dentre as muitas atividades que podem me definir, sinto que MANUALIDADES é a mais completa, estando presente em diferentes campos da minha vida.me graduei em arquitetura e urbanismo na universidade de são paulo – USP em 2011 e na mesma instituição fiz meu mestrado em teoria e história da arquitetura e urbanismo. foram esses dois grandes momentos que consolidaram a minha formação em artes, como aprendi a ver, entender e me expressar pela óptica artística. foi também durante esses anos que aprimorei minhas habilidades no artesanato de ‘grande escala’, nesse fazer com as mãos tudo aquilo que eu projetasse: de uma cama à própria casa.
encantada com as premissas da bauhaus e empoderada pelos conhecimentos adquiridos, busquei sua aplicação prática no mundo contemporâneo dentro dos contextos onde eu me encontrava. fazer uma tinta de terra, pintar uma parede, construir uma mesa, reorganizar as instalações elétricas e hidráulicas para mudar a dinâmica de um local, costurar minhas roupas: vejo todas essas atividades como oportunidades de expressar-me artisticamente para o mundo.
mas toda essa trajetória artística só foi possível pela formação anterior a ela, que me propiciou o olhar sensível e a abertura para as vivências. minha ancestralidade feminina está muito fortemente ligada ao artesanato e desde pequena aprendi as diferentes técnicas de bordados, macramê, tricô, costura, a trabalhar com miçangas e tantas outras manualidades. já a minha ancestralidade masculina me trouxe a pintura, o desenho e a visão da natureza como provedora de materiais tanto quanto local sagrado de inspiração.
hoje me vejo entregue à premissa de que tempo é arte e de que tudo o que fazemos em vida é a manifestação do nosso self, desse nosso eu mais íntimo. sou e portanto me manifesto: na minha arte assim como no meu sorriso, na minha fala, nos contatos que eu posso fazer com os outros e naquilo que posso criar a minha volta. me dedico, portanto, às manualidades com o fim de florescer o meu ser no mundo! aho!
Galeria
