
Individual
Rogério Soares
Dados Pessoais
E-mail Público: rogeriosoares.artista@hotmail.com
Telefone Público: (85) 99814-8477
Endereço: Rua Artur Temoteo 171, FÁTIMA, Fortaleza, CE, BR
Estado: CE
Município:
CEP: 60040-410
Logradouro: Rua Artur Temoteo
Número: 171
Complemento: 171
Bairro: FÁTIMA
Descrição
RELEASESobre Rogério Soares
“A música e a literatura fazem parte da minha vida.
Cresci entre acordes e palavras. A literatura e a poesia veio primeiramente de meu pai, um educador, um poeta, um mestre.
Com meus irmãos compartilhei a descoberta do som,
onde aprendi a produzir e expressar meus sentimentos.
Minha casa era um palco, e eu sabia.
Aos dezessete anos resolvi trocar o sonho da medicina
pela evocação da arte.
Hoje tenho a consciência que a arte provoca curas.
E sigo traduzindo intuições e mensagens,
para remediar minha alma e doar minha contribuição,
para a reforma intima do planeta. “
Rogério Soares
Nasceu na cidade de Fortaleza – Ceará – Brasil, em meio a muita música e poesia. No dia 23 de Setembro de 1959, a 1:05h.
Filho de um grande educador e poeta cearense, Oscar Costa Souza e Maria Ester Soares Costa Sousa, irmão dos cantores e compositores Ednardo e Régis Soares. A casa dos seus pais foi um dos pontos de encontro de artistas que ficaram conhecidos como “Pessoal do Ceará”.
Rogério Soares gravou suas primeiras músicas, como compositor e intérprete na Massafeira, em 1979, um dos maiores movimentos de arte e cultura no Ceará, participou como um dos seus idealizadores, capitaneado pelo artista Ednardo. A Massafeira reuniu cerca de quarenta músicos, intérpretes, produtores, arranjadores numa grande movimentação cultural. Entre eles, Belchior, Amelinha, Augusto Pontes, Patativa do Assaré, Raimundo Fagner, Zé Ramalho, Lúcio Ricardo, Mona Gadelha, Régis Soares, Rodger Rogério, Teti, Chico Pio, Calé Alencar, Fausto Nilo. O movimento gerou um álbum duplo lançado pela gravadora CBS (Sony Music atualmente).
Desde então, atua como , compositor, intérprete, produtor musical, escritor em diversos projetos locais e nacionais.
Algumas Realizações:
. Participante e um dos idealizadores da MassaFeiraLivre, um dos mais importantes movimentos culturais do Brasil, ocorrido no Ceará em 1978.
• Produção da Trilha Sonora junto com o compositor e intérprete Ednardo para o Filme Luzia Homem, de Fábio Barreto (1987)
• Participação no Projeto “Quantas pessoas – uma canção para a Amazônia”, versão: Márcio Melão e Afonso Junior para “How Many People”, de Paul McCartney, que reuniu vários artistas em homenagem a Chico Mendes, assassinado em Janeiro de 1989, entre eles: Ivan Lins, Marisa Orth, Leila Pinheiro, Baby Consuelo, Sandra de Sá, Ed Motta, Léo Jaime, Jovelina Pérola Negra, Margareth Menezes, Ednardo, Flávio Venturine, Neguinho da Beija-Flor, Fernanda Abreu, Raimundo Fagner, Lô Borges, Zé Renato, Selma Reis. Clipe lançado no Programa Fantástico da Rede Globo de Televisão. A música fez parte do disco Floresta Amazônia. A participação dos artistas envolvidos foi fundamental para uma boa arrecadação de recursos para as entidades envolvidas no projeto como o Conselho Nacional dos Seringueiros, em Rio Branco, no Acre; a Comunidade das Viúvas dos Seringueiros do Acre, em Xapuri; União das Nações Indígenas, em Caxingui, São Paulo; e Instituto de Estudos Amazônicos, de Curitiba.
• Gravação do Álbum Mestiça Trindade lançado pela gravadora Eldorado (1990) .
• Direção artística do Festival Estação Viçosa – MG com os artistas: Wagner Tiso, Nivaldo Ornelas, Marcos Viana, Lô Borges, Hermeto Pascoal, Titãs, Flávio Venturine e Sagrado Coração da Terra.
• Criação e atuação no Musical do Espetáculo: Transcendental Musical Show, interpretado pelo bailarino cearense Fernando Mendes que dançou nas mais renomadas companhias de dança do mundo: Joffrey Ballet School American, Ballet Center, de Nova Iorque. Nos EUA, ele dançou ainda com o Contemporany Ballet Company Navy, com a Joyce Trisler Dancompany e cumpriu temporada no Kennedy Center, principal teatro de Washington.
• Participação e Direção do Espetáculo Rosas do Ceará in Concert , com a Orquestra Filarmônica do Ceará e os Tambores de Guaramiranga.
• Participação do Bloco & Espetáculo Balanço da Massa, primeiro bloco cearense no evento FORTAL com os artistas: Ednardo, Calé Alencar, Régis Soares, Carol Damasceno, Sirano.
• Gravação do Álbum Litoral com seu irmão Régis Soares.
• Criação do Anima Café Concerto, um local que representava o palco para as diversas manifestações artísticas dos artistas cearenses e nacionais.
• Produção do Clipe “Jeca Tatu” premiado no Cine Ceará com a melhor direção arte. Dirigido por Chico Terrah.
• Produção do Clipe “Deixa Ficar”, premiado no Cine Ceará e escolhido como melhor vídeo no Júri popular, dando o premio de melhor atriz do Festival para Antonieta Noromha. Dirigido por Chico Terrha.
• Gravação do Álbum Forró com Baião dos Dois, em homenagem aos grandes mestres da cultura popular brasileira, contendo músicas autorais e de artistas como: Jacson do Pandeiro, Volta Seca, Ednardo, Geraldo Azevedo, Alceu Valença, Chico Pessoa.
• Gravação do Álbum A Voz do Coração, com seu irmão Régis Soares, com músicas autorais.
• Implantação do projeto de desenvolvimento regional Fui – Festival União da Ibiapaba, em sua nona edição, com oficinas de capacitações, exposições, espetáculos artísticos e mobilizações com entidades governamentais e não governamentais, para a promoção do desenvolvimento sócio cultural, na região da Chapada da Ibiapaba – Ceará- Brasil.
• Gravação do Álbum Sambas & Canções Para o Meu Amor Cantar.
• Lançamento do Livro (Romance) – ANK, A CHAVE DA VIDA.
. Shows nas cidades de SobraI e Fortaleza no Projeto Estacionamento da Música- SESC Ceará.
. Show Cineteatro São Luiz - Rogério Soares 30 Anos de Música
. Show no Sesc - Araraquara e Belenzinho - São Paulo
. Festival Fique em Casa - Live -
. Live A Saga - 30 Anos na Estrada
. Turne na Europa : Lisboa, Paris,Berlim,Vallendar
. Show Comemorativo 40 Anos de Músicsa no Cineteatro São Luiz, com o irmão Régis Soares
. Show no Cineteatro São Luiz - Participação na Comemoração de 50 anos de Música de Ednardo
.Turnê com o Cantor e Compositor Ednardo: Show SESC Belenzinho, Cineteatro São Lui, Festival Jazz e lues em Guaramiranga, Festial MI - Viçosa do Ceará, Show Praça Portugal em Fortaleza - Participação na Comemoração de 50 anos de Música de Ednardo
. Lançamento na Plataformas Digitais do Álbum "#DAALMA".
. Show no Centro Cultural Berlchior - Rogério Soares Canta Ednardo
- Show Classicos da Música Cearense no Centro Cultural BNB e Anfiteatro da Beira Mar em Fortaleza (2024)
-Show na Virada Cultural no Centro Cultural BNB (2024)
- Show com o Cantor e Compositor Ednardo no Carnaval de Fortaleza- Aterrinho da Praia de Iracema- (2025)
A busca constante pela # da Alma
Som, imagem e movimento evidenciam a força do novo trabalho
do cantor e compositor cearense Rogério Soares
Rogério Soares é música em movimento. Seu novo álbum, # da Alma, é um verdadeiro raio X do princípio
vital do Universo, por meio de suas melodias, mensagens e ritmos. Constantemente convidando ao
encontro para reconectar a alma, o cantor e compositor cearense segue se reinventando a cada novo
trabalho, agora impulsionado pela necessidade de desbravar a natureza do ser.
Diretor musical e artístico do álbum, Rogério passeia pelas linhas que se cruzam, mas não se demoram
e nunca param o seu curso. Corpo, mente e espírito. As verdades estão na hashtag da alma, e através
desta conectam-se de forma universal pela linguagem do princípio da vida.
Um conjunto de 13 faixas formam o álbum gravado em Fortaleza e em São Paulo. No novo trabalho,
Rogério Soares divide os arranjos com Sérvulo Augusto, Tito Freitas, Carlos Patriolino, Anfrísio Rocha,
Rafael Magoo, Jeferson Portela, Jolson Ximenes, Adelson Viana, Ronald Carvalho, Caio Castelo e Cláudio
Mendes. Além de contar com as participações especiais de Régis Soares, Os Transacionais e Dona Leda.
Rogério Soares segue nos estimulando à revolução que começa na alma. Talvez esteja aí a maior força
do novo álbum e desse artista que está sempre em movimento para buscar a hashtag do nosso princípio
vital. Tudo indica que seguirá encontrando os caminhos para indexar o espírito, conectar a mente e
elevar a alma. Pensamento, sensibilidade e afetividade nos encontram. Sorte a nossa de poder degustar
tudo isso e passear pela sua sensibilidade. A # que está sempre em alta é a da alma.
Por Marcosa Moreira
(Jornalista)
#DA ALMA
Rogério Soares convida a respirar e cantar
Compositor prolífico, nome histórico da música feita no Ceará para o Brasil, Rogério Soares nos
presenteia neste começo de 2023 com um novo trabalho de canções inéditas. o anúncio deste novo
álbum nos convida a mergulhar em outros caminhos de canto, de sons, de coração. Que chama atenção
do ouvinte pela diversidade de propostas, temáticas, sonoridades, coexistindo com uma coesão, um
sotaque, uma linguagem própria da expressão de Rogério, derramada com cores próprias sobre cada
faixa, mas ainda assim claramente destacada. Uma identidade. Uma assinatura. Uma impressão digital.
Um mergulho musical ao qual nos convida Rogério Soares e pelo qual o ouvinte, ansioso por dias
melhores, agradece. Com muitos aplausos! Uma excelente viagem para "#DA ALMA", o disco! Valeu pela
passagem pra viajar, pelo convite para, agora e sempre, respirar e cantar!
Por Dalwton Moura
(Jornalista, Produtor Cultural, Compositor)
“Rogério Soares nos brinda com este incrível álbum “# DAALMA”, em que passeia por ritmos vários, desde
o tango até baladas pop sentimentais arrebatadoras.
O disco tem produção e arranjos muito bem cuidados e Rogério revela-se um cantor maduro e preciso,
de belo timbre.
Grande disco! “
Zeca Baleiro
(Cantor e Compositor)
“Rogério, Salve, Salve, pelo belo e apaixonado disco Da Alma. “
Ednardo
(Cantor e compositor)
“Não tem como não ver surgir diante dos olhos do coração, infinitas imagens, profundas emoções e
secretas sensações ao ouvir # DAALMA . Aí entendi perfeitamente o sentido da frase que define esse
álbum: O SOM SE VÊ.
Porque se vê mesmo!!!! ”
Chico Terrah
(Ator, Cineasta e Teatrólogo)
Discografia:
#DAALMA (2023)
1. QUERO VER O MAR (Rogério Soares, Régis Sousa)
2. MUSA ANTROPOFÁGICA (Rogério Soares, Ivan Maia)
3. TEMPO NOVO (Rogério Soares, Dunga Odakam)
4. INUNDOU MEU MAR (Rogerio Soares, Dunga Odakam)
5. AFETO (Rogério Soares)
6. HUMANOS DEMAIS (Rogério Soares, Dunga Odakam, Raquel Barros)
7. TEMPO PRA ALMA (Rogério Soares, Dunga Odakam)
8. TEU (Rogério Soares, Zé Rodrigues)
9. CHUVA FINA (Sérgio Sampaio)
10. ALMA DOS SENTIDOS (Dunga Odakam)
11. SÓ SEU (Johnny Silva Jota)
12. A CIDADE É PEQUENA (Michele Tajra)
12. BANHO DE ESTRELAS (Rogério Soares)
Sambas & Canções Para o Meu Amor Cantar (2015)
1. TÁ NA HORA DO SAMBA (Rogério Soares e Raquel Nicolau)
2. CASA BELA (Rogério Soares e Dunga Odakam e Raquel Nicolau)
3. ALMA DE MENINO (Rogério Soares e Dunga Odakam e Raquel Nicolau)
4. SAMBA DA FELICIDADE (Rogério Soares e Davi Viana)
5. RELÓGIO DO UNIVERSO (Rogério Soares e Dunga Odakam)
6. O AMOR SÓ SE DÁ PRA QUEM SE AMA (Rogério Soares e Raquel Nicolau)
7. OBRA PRIMA (Rogério Soares e Dunga Odakam e Serrão de Castro)
8. UM BRINDE AO AMOR (Rogério Soares e Dunga Odakam)
9. DEDOS DA DELICADEZA (Rogério Soares e Dunga Odakam)
10. DEIXA O BARRACO BALANÇAR (Rogério Soares e Raquel Nicolau)
A Voz do Coração (2011/2012)
1. ODOFIABÁ (Rogério Soares & Dunga Odakam)
2. FORTALEZA (Rogério Soares & Dunga Odakam)
3. NA BOA (Rogério Soares & Dunga Odakam)
4. ASAS DA DELICADEZA (Rogério Soares)
5. NÃO VOU DESISTIR VOCÊ DE MIM (Rogério Soares, Régis Soares & Dunga Odakam)
6. UNIVERSO EM MIM (Régis Soare, Neudo Figeredo & Chico Pio)
7. A VIDA ACONTECE (Rogério Soares & Fidelis Meneses)
8. AMOR NATIVO (Rogério Soares & Natan de Canoa)
9. FOTOGRAFIA (Régis Soares, Rogério Soares & Chico Pio)
10. PARAISO DE ÁGUAS BELAS (Rogério Soares & Fideles Meneses)
11. LÍRIO (Rogério Soares)
12. PODE SER (Fideles Meneses)
13. A VOZ DO CORAÇÃO (Rogério Soares)
14. CAMINHO NA ETERNIDADE (Serrão de Castro)
Forró Com Baião dos Dois (2004)
1. FORRÓ COM BAIÃO DOS DOIS (Rogério Soares & Régis Soares & Damatta Mello)
2. FORROMÂNTICO (Rogério Soares & Régis Soares & Dunga Odakam)
3. LEVADA (Chico Pio & Kazane)
4. AMOR DE REDE (Rogério Soares & Marcelo Randemarck)
5. SAL DA SAUDADE (Rogério Soares &Régis Soares & Dunga Odakam )
6. XAMEGO DA SAUDADE (Marcelo Randemarck)
7. TÔ QUERENDO TE VÊ (Luan Soares & Damatta Mello)
8. SE EU SOUBESSE (Antonio dos Santos(Volta Seca)
9. TAMBOR DE CRIOULA (Nelson Macedo & Correa Assunção)
10. TODO AZUL EM MEU SILÊNCIO (Chico Pio & Dunga Odakam & Caio Napoleão)
11. TODO JEITO ELA TEM (Geraldo Azevedo & Capinan)
12. CARNEIRO (Ednardo & Augusto Pontes)
13. QUASE TUDO (Chico Pessoa)
14. PÉ DE ROSA ( Alceu Valença)
Litoral (1998)
1. ONDAS LASCIVAS (Lúcio Ricardo & Celso Araujo)
2. NOITES QUENTES DE VERÃO (Rogério Soares & Geo Benjamin)
3. PRÓPRIA LUZ (Rogério Soares & Fred Góes)
4. JECA TATU (Dunga Odakam)
5. LITORAL (Régis Soares & Wagner Costa & Ednardo)
6. ARTE (Régis Soares & Rogério Soares)
7. VÍCIO (Rogério Soares & Régis Soares)
8. AMOR SECRETO (Régis Soares & João Aires & Sergio Misan)
9. IZABILÁ (Dunga Odakam)
10. VILA MORENA (Rogério Soares & Dunga Odakam)
11. TÃO BÔBO, TÃO BOM (Rogério Soares & Geo Benjamin)
12. A SUA CARA ( Japão ) (David Duarte)
13. SINTESE (Rogério Soares & Geo Benjamin & Flávio Paiva)
Lauro Maia 80 Anos (Album) (1994).
1. DEUS ME PERDOE (Lauro Maia & Humberto Teixeira)
Mestiça Trindade (1989)
1. BATE MAIS (Rogério Soares & Geo Benjamin)
2. POBRE PAÍS RICO (Rogério Soares)
3. ADEUS ANOS 80 (Rogério Soares & Geo Benjamin)
4. O DIA EM QUE O SAMBA PAROU (Rogério Soares & Geo Benjamin)
5. ALÉM DO BEM E DO MAL (Rogério Soares & Geo Benjamin)
6. SOY LOCO POR TI AMÉRICA (Gilberto Gil & Capinan)
7. MUNDANA (Rogerio Soares & Regis Soares)
8. PEDRA DA LUA (Rogério Soares)
9. AMÉRICA DO SUL (Rogério Soares & Frede Goes & Geo Benjamin)
10. ABAJUR LILÁS (Instrumental Geo Benjamin)
Massafeira Livre (Álbum) (1979), (Relançado em Livro e CD em 2011).
1. BREJO (Régis, Rogério & Ednardo)
2. ESTRADEIRO (Rogério Soares )
3. Pé de Espinho (Rogério Soares, Stone & Luiz Carlos Pinóquio)
Clips:
1. JECA TATU – Direção Chico Terrah (Premio Melhor Direção de Arte no VIII Festival Cine Ceara)
2. ONDAS LASCIVAS – Direção Chico Terrah (1998)
3. AMOR SECRETO – Direção Chico Terrah (1998)
4. DEIXA FICAR –Direção Chico Terrah (Premio Melhor Atriz e Maior Votação Popular no X Festival Cine Ceara (2000)
5. FORROMANTICO – Direção Ronaldo Nunes (2004)
6. FORTALEZA – Direção Walter Bardawil/ Beto Porto Alegre (2011)
7. OBRA PRIMA – Direção de Chico Terrah (2014).
8. TÁ NA HORA DO SAMBA - Direção de Rogério Soares e Raquel Barros(2015)
9. CASA BELA - Direção de Rogério Soares - Raquel Barros (2015)
10. UM BRINDE AO AMOR - Direção de Rogério Soares-Raquel Barros (2015)
11. SAMBA DA FELICIDADE – Direção de Rogério Soares-Raquel Barros (2015)
12. O AMOR SÓ SE DÁ PRA QUEM SE AMA – Direção de Rogério Soares-Raquel Barros (2015)
13. ODISSEIA – Direção Rodolfo Richerd
14. RELÓGIO DO UNIVERSO – Direção BigNel
15. HUMANOS DEMAIS (Gravado entre Paris e Vallendar) - Direção Rogério Soares)
16. QUERO VER O MAR - Direção Rogério Soares
REDES SOCIAIS
Spotify
https://open.spotify.com/artist/1TGGeOy1rN7yZyfe7rdYMh?si=nRn9dPaJQGypnN_DcsAq3w
Youtube
https://youtube.com/@rogeriosoaresuniversal
@rogeriosoaresuniversal
ALGUMAS ENTREVISTAS
Histórias da Música com Ulisses Gaspar
https://www.youtube.com/watch?v=EdBru52cL_U
https://www.youtube.com/watch?v=2ACVHWWHUYk
Entrevista para o site Pitadas de Sal
https://www.youtube.com/watch?v=789SNtojW-g
Grandes Nomes da Música Cearense | TV Diário
https://www.youtube.com/watch?v=ea7qbp79yTc
Entrevista para o Programa Vamos Lessa
https://www.youtube.com/watch?v=ea7qbp79yT
Entrevista para RVDD
https://www.youtube.com/watch?v=CBeDjdVZADYhttps://www.youtube.com/watch?v=CBeDjdVZADY
Vídeos
-
TÁ NA HORA DO SAMBA
-
CASA BELA
-
SAMBA DA FELICIDADE
-
O AMOR SÓ SE DÁ PRA QUEM SE AMA
-
UM BRINDE AO AMOR
-
RELÓGIO DO UNIVERSO
-
ALMA DE MENINO
-
OBRA PRIMA
-
HUMANOS DEMAIS
-
TÁ NA HORA DO SAMBA - AO VIVO - ROGÉRIO SOARES 30 ANOS DE MÚSICA
-
RARO - ROGERIO SOARES 20 ANOS DE MÚSICA- AO VIVO
-
CASA BELA - ROGÉRIO SOARES 30 ANOS DE MÚSICA - AO VIVO
-
QUEM NÃO ERRA NÃO AMA - ROGÉRIO SOARES - 30 ANOS DE MÚSICA - AO VIVO
-
PEDRA DA LUA - ROGERIO SOARES - 30 ANOS DE MÚSICA - AO VIVO
-
HUMANOS DEMAIS - ROGERIO SOARES E KÁTIA FREITAS - 30 ANOS DE MÚSICA - AO VIVO
-
O QUE TINHA DE SER - 30 ANOS DE MÚSICA - AO VIVO
-
FORTALEZA - ROGÉRIO SOARES 30 ANOS DE MÚSICA - AO VIVO
-
PÉ DE ESPINHO - ROGERIO SOARES E RÉGIS SOARES - 30 ANOS DE MÚSICA - AO VIVO
-
DEIXA FICAR
-
JECA TATU
-
RELÓGIO DO UNIVERSO
-
TRAJETÓRIA - ROGÉRIO SOARES
-
GRANDES NOMES DA MÚSICA CEARENSE - ROGÉRIO SOARES
-
ODOFIABÁ
-
QUERO VER O MAR
-
HUMANOS DEMAIS
Galeria
