Coletivo

Cantigar

Área de Atuação

Música

Descrição curta

Formado em 2009, o grupo Cantigar iniciou com a reunião de amigos em torno de um projeto. Artistas andarilhos, profissionais da música e da cena e amantes do fazer artístico, mesclavam vozes, acordes e ritmos, tecendo sons condutores dos versos de um canto da alma. Em 2017, somam ao trabalho influências sonoras e visuais ditas "pop", exibindo um "novo canto" e evocando o "mesmo encanto".

E-mail: cantigar@gmail.com

Telefone Público: (88) 99610-2490

Endereço: Rua Francisco Martins de Souza, 2695, casa, Frei Damião, 63046-510, Juazeiro do Norte, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 63046-510

Logradouro: Rua Francisco Martins de Souza

Número: 2695

Complemento: casa

Bairro: Frei Damião

Descrição

Formado em 2009, o Cantigar teve princípio em uma reunião de amigos em torno de um então projeto de show, para só depois instituir-se como grupo musical. Misturando os talentos de artistas andarilhos, profissionais da música e da cena e amantes do fazer artístico, mesclavam vozes, acordes e ritmos, tecendo sons condutores dos versos de um canto da alma. Assim, em sua "Andança Primeira" pelo "mei" do mundo, o grupo subiu aos palcos e [en]cantou a públicos dos mais variados gostos, desde os "terreiros" locais a renomados festivais, tais como: Mostra SESC da Música Cearense, Festival Canta Ceará, Festival de Teatro de Acopiara, Mostra SESC Cariri de Culturas, Semana Freiriana do Cariri, Acampamento dos Trabalhadores do Cariri, além dos teatros do Centro Cultural Banco do Nordeste de Sousa - PB e de Juazeiro do Norte - Cariri - CE e das Unidades do SESC em Crato e Juazeiro do Norte.

Em 2017, O grupo Cantigar retorna e retoma os caminhos melodiosos que o leva aos palcos. Se reveste da condição de se reinventar aos novos olhares. De [re]ligar-se a um mundo que se mostra diferente a cada instante; que traceja a mutualidade dos sentimentos cotidianos e das lembranças que descem a mata e se embrenham numa selva de arranha-céus. 

Não menos inspirador, os cenários modificados, ao mesmo tempo em que trazem canções e sensações de um tempo ido, fazem girar a ampulheta e despertam novos cantos, contos e sabores. Ecoam sons a contento dos experimentos e vozes a comando dos corações abrasados de ancestralidade e presente.

O grupo apresenta um repertório autoral, com músicas que passeiam do mais puro e singelo amor ao descontentamento da indiferença do humano pelo humano ou pelo meio que o circunda. Flauberto Gomes, Ingrid Alidiane, Mabell Sales e Vinícius Pinho entregam ao público o gosto agreste da afirmação de um povo que, apesar das dificuldades, caminha com fé e nobreza, fazendo-se resistir, sendo flor que rompe o concreto e energia que encandeia a alma.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Vinícius Pinho

Multiinstrumentista, Poeta, Compositor e Produtor Cultural, MEI, graduado em Licenciatura - Música pela Universidade Federal do Cariri - UFCA, membro da Mundo Cariri Produções e Associado da Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa - EPUCA. Autor da pesquisa "No Passo do Cabaçal" e integrante dos grupos Na Base da Chinela, Cantigar, Zabumbeiros Cariris, Fulô D'Aurora e Contemple.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar