Descrição curta

Abassá de Omolu Ilê de Iansã, conduzido pelo Tatá Kolofé Francisco Wangle de Souza, Babalorixá da casa.

A Casa, desde a década de 50 ainda conhecida como Centro Espírita de Umbanda São José de Aruanda, realiza até os dias atuais, categoricamente, ações de cunho cultural, espiritual e medicinal, promovendo, consequentemente, o bem-viver; a ética do cuidado; e a espiritualidade com saberes e fazeres ancestrais de matriz africana. Dando ênfase à década de 80, quando o terreiro aderiu ao fundamento do Omoloko/Omolocô, ampliou seu alcance de atuação com a presença de novos consulentes de outros territórios e investiu no território local.

Hoje, o terreiro recebe e atende mais de 100 consulentes, e em sua corrente espiritual, mais de 30 filhos/as de santos ativos no terreiro. Ao longo da história, mais de 100 filhos de santo passaram pela casa desde seu tempo de abertura.

E-mail: abassadeomolu.iledeiansa@gmail.com

Endereço: Rua Joaquim Torres 415, Joaquim Távora, Fortaleza, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 60135-130

Logradouro: Rua Joaquim Torres

Número: 415

Complemento:

Bairro: Joaquim Távora

Descrição

O Centro Espírita de Umbanda São José de Aruanda localizado na Rua Joaquim Torres nº 415 no bairro Joaquim Távora na cidade de Fortaleza, sendo fundado em 1950, pela matriarca Mãe de Santo, Valdivia Aleluia de Souza (in memória), iniciada na nação Omoloko no ano 1974 pelo Tatá N’zambi Ingurrussi César Uchôa de Ogum e as Rombonas, Yalorixá Milena Evangelista de Ogum e a Yalorixá Dilce Cavalcante de Oxossi (in memória) ambas iniciadas pela, agora,Yalorixá Valdivia de Oxum no ano de 1983 mesmo ano de fundação do Abassá de Oxum Ilê de Oxalá. A matriarca realizou a transição de Umbanda para Omoloko, de modo que conduziu e zelou do Abassá de Oxum Ilê de Oxalá deixando um enorme legado com diversas filiações até o ano de 2010 em que a casa passou a chamar de Abassá de Omolu Ilê de Iansã com a condução do Tatá Kolofé de Omolu, Francisco Wangle de Souza, filho (consanguíneo) da Yalorixá Valdivia, iniciado pelo Tatá N’zambi Ingurussi César Uchôa em 1986, atualmente, com 68 anos segue conduzindo o legado de sua Mãe com diversas filiações. Preparando sua sobrinha que é neta e filha de santo da fundadora da casa, atualmente, a Yalorixá Caroline de Oxalá com 38 anos, conduz as ações culturais com o coletivo cultural fundado durante a pandemia com yawôs (filhes) que compõe a Orquestra Sagrada que desenvolveu ações culturais em convite de alguns equipamentos culturais do Instituto Dragão do Mar.
A Casa desde a década de 50 ainda conhecida como Centro Espirita de Umbanda São José de Aruanda, realiza até os dias atuais, categoricamente, ações de cunho cultural, espiritual e medicinal, consequentemente, promovendo o bem viver; a ética do cuidado; a espiritualidade com saberes e fazeres ancestrais de matriz africana e indígena, dando ênfase a década de 80 quando o terreiro aderiu ao fundamento do Omoloko, ampliando seu alcance de atuação na caridade e o repertório cultural-espiritual com a presença de novos consulentes de outros territórios e investindo no território local.
Hoje, o terreiro recebe e atende mais de 100 consulentes e em sua corrente espiritual mais de 30 filhes de santo ativos no terreiro, afinal, ao longo da história mais de 100 filhes de santo que passaram pela casa em seu tempo de aberta.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar