Coletivo

CutuCa CineClube

Área de Atuação

Cinema

Descrição curta

Atividade de exibição e cineclubismo na cidade de Icó. Parceria entre os coletivos "Cultura no Largo" e "O Camaleão de Teatro"

Descrição

A trajetória do CineClub CutuCa começa em 2022, quando os coletivos Cultura no Largo e O Camaleão de Teatro se juntam em uma parceria, trazendo para a população icoense, de forma livre e gratuita, filmes brasileiros da atualidade, promovendo o acesso a obras cinematográficas cearenses e trazendo após a exibição dos filmes debates com produtores e diretores de cinema.
Nossa primeira sessão foi com o filme “Cabeça de Nêgo”, do diretor cearense Déo Cardoso. Após a exibição do filme, a realizadora audiovisual convidada Michelle Maciel, de Quixadá (CE), realizou um debate com os espectadores presentes acerca da importância do cinema brasileiro, em especial cearense. Conduzindo também um debate sobre o filme, que aborda temas delicados como educação e racismo, promovendo uma reflexão. Daí surge o nome “CutuCa”, pois a intenção do cineclube é exibir obras que provoquem uma “cutucada” nas pessoas que estão assistindo.
Nossa segunda exibição aconteceu em fevereiro de 2022, com o filme “Pacarrete”, obra que se passa na cidade de Russas, CE. Nessa sessão contamos com a participação de quase 50 pessoas. Ao final do filme também promovemos um debate, trazendo reflexões sobre Arte e a velhice, tema que solidifica o filme.
Em março realizamos nossa primeira de Oficina formativa em cinema, em parceria com o SESC Iguatu, com a cineasta premiada Sara Benvenuto. A oficina “Meu Primeiro Filme” contou com a participação de mais de 30 alunos, onde aprendemos os primeiros passos para a produção e realização de um filme. Após a oficina exibimos o filme “Marco” (Dir. Sara Benvenuto) e intensificamos o debate sobre obras realizadas no interior.
A nossa proposta é continuar exibindo filmes que estejam ao alcance da nossa realidade, podendo incentivar as pessoas a conhecerem e até, quem sabe, arriscarem uma carreira na indústria cinematográfica. Saindo das produções “hollywoodianas” e entrando no universo artístico e profissional dos filmes.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Alexia Duarte

Fotógrafa desde 2013, produtora audiovisual, criadora da Web Série Sertão Delas. Criou o Ponto de Cultura CULTURA NO LARGO, onde produz festivais, oficinas, saraus, bazares, etc.
Pesquisa há 5 anos sobre as tradições dos Caretas da Semana Santa da região Centro Sul.
Mochileira e artesã, viajou o Brasil expondo na rua, misturando técnicas como macramé, escultura produção de colares, pulseiras, etc

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar