Descrição curta

O Grupo Lindo foi criado em março de 2020 por jovens estudantes de Teatro da Universidade Federal do Ceará (UFC). O grupo combina técnicas teatrais aprendidas na universidade e aprofundada nos laboratórios internos com os saberes e troca que realiza com grupos e coletivos das artes cenicas cearense, como Pavilhão da Magnolia e No Barraco da Constacia tem! e se dedica a promover a prática comunitária como motor de seus projetos. Compartilhar seus aprendizados com o público por meio de ações de formação, oficinas e montagens abertas. Estreou 'Um pé de quê?' em 2023, com apresentações em diversos espaços e festivais. Em 2024, junto ao Coletivo No Barraco da Constância tem! estreiam "A Brava Jornada". Em 2025 realiza a residência Cenas Ruins, que reuni 15 artistas em um espetáculo de improvisação, e neste mesmo ano da abertura a seu processo em criação "O que acontece depois da morte?"

E-mail: ggrupolindo@gmail.com

Telefone Público: (85) 99184-3206

Descrição

O Grupo Lindo, surgiu em março de 2020 a partir da inquietação e desejo de pesquisar, experimentar e fazer teatro por um grupo de amigos que estudam e pesquisam múltiplas linguagens artísticas. Tendo como base o treinamento corpóreo-vocal , o grupo se lança em pesquisa, buscando descobrir metodologias e formas para a criação. A partir do Laboratórios Criativos em 2022 iniciou o processo de criação do espetáculo "Um pé de quê?" que participou da 1° turma da Cena Absurda - Escola Livre de Encenadores. No qual estreou em outubro de 2023, desde então apresentando em diversos espaços culturais como no HUB Porto Dragão, na Casa Absurda, CCBNB, CineTeatro São Luiz, entre outros; Participou também do 13º Festival Popular de Teatro de Fortaleza e da 14º Mostra Meu Santarém. Em 2023 participou da GRAFO - Residência em Criação Coletiva, organizado pelo coletivo No Barraco da Constância Tem, originando no experimento cênico “Constelação”. O Grupo Lindo inicia o ano de 2024 com o Laboratório de Pesquisa Teatral: Corpo e Texto, um intensivo de duas semanas que originou em um experimento cênico apresentado no Espaço Oriente - Corredor de Variedades. Logo em seguida, em março, estreia o espetáculo no Theatro José de Alencar, A Brava Jornada, no qual foi convidado pelo “Coletivo No Barraco da Constância tem!” para montar o espetáculo juntos, circulando pela a cidade de Fortaleza passando pelo 14º Festival Popular de Teatro de Fortaleza, Praça do Ferreira pelo Cine Teatro São Luiz, Praça da Estação pela a Estação das Artes, Polo da Bela Vista e outros.

Entre junho e julho de 2024, o grupo realizou o projeto: Nutrindo Vínculos: Temporada de Ocupação no Polo da Bela Vista, com ensaios abertos, oficinas de instrumentos musicais, desmontagens de espetáculo e um festival artístico de três dias, acessível em Libras. O projeto mobilizou moradores da Bela Vista, Panamericano, Bom Jardim e adjacências. Contando com uma programação variada que tinha teatro, palhaçaria, musica.
Em 2025, em janeiro o grupo participa do 18º FECTA - Festival de esquete Acontece e estreia a performance "O que acontece depois da morte?". Em março realizou junto ao Coletivo No Barraco da constancia tem! a Residência de criação Cenas Ruins, onde por duas semana 16 artistas ocuparam o Oriente - Corredor de Variedades Artística, um espaço independente de Fortaleza. Confluindo no espetáculo de improvisação "Cenas Ruins", que participando entre os meses de Maio, Junho e Julho de 2025 da Casa Bufa Lab., da plataforma de bufonaria Casa Bufa.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

MATHEUS BIZERRA

Ator, "encanador", estudante e pesquisador teatral. Graduando em Licenciatura em Teatro pela a UFC. Integrante e Co-fundador do Grupo Lindo, grupo de pesquisa e criação em Teatro, onde iniciou sua pesquisa sobre "laboratórios criativos". Dentro do grupo vem atuando na gestão e produção desde sua fundação e atualmente segue em cartaz com "Um Pé de Quê?", trabalho que assina a encenação e conta com mais de 23 apresentações e "A Brava Jornada" espetáculo montado em parceira com o "Coletivo no barraco da Constância tem!".
Coidealizador, produtor e professor do CIPT - Curso de Iniciação a Pratica Teatral no município de Eusebio - CE, projeto aprovado na LPG da Secult-Eusebio.
Produtor, encenador e facilitador da Residência artística Cenas Ruins.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar