Coletivo

CURUMINS GUARDIOES DA MEMORIA

Área de Atuação

Cultura Afro-brasileira

Descrição curta

Grupo Curumins Guardiões da Memória que desenvolve um trabalho voltado cultura infância da capoeira há 2anos, realizando atividades na Sede e em escola e praças. fortalecer a cultura na infância, adolescência e juventude, desenvolvendo corpo, alma e movimento, com a comunidade local Jandaia e região metropolitana.

Descrição

“ CJM²” foi idealizado em 2012 / 2013 a partir de vivências junto à comunidade quilombola Serra da Rajada e realizada as primeiras ações na comunidade, com aulas de Capoeira, pesquisa e registro audiovisual. Vivenciando memórias coletivas de relatos históricos, junto aos detentores e detentoras local dos saberes da comunidade, 50+, e às crianças, articulando o encontro e o fluxo dos saberes e histórias compartilhadas pelos mais velhos para/com as crianças, bem como percorremos trilhas e abrimos novos caminhos, olhares e possibilidades, buscando construir coletivamente uma nova realidade sociocultural desprendida das amarras coloniais, enfrentando troncos e barrancos conseguimos contribuir produzindo um acervo de memórias da comunidade disponibilizado para ser agregado junto aos documentos do dossiê da comunidade que foi construído para apresentarem a Fundação Cultural Palmares em solicitação ao reconhecimento e Certificação de Comunidade Quilombola.
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

MURILLO CAPOEIRA

Capoeira, multiartista, articulador sociocultural independente, estudante de pedagogia, pesquisador, produtor, fotógrafo e audiovisual, artesão e colaborador da Rede de Apoio à Cultura de Caucaia. Em de 2013 idealizou a proposta pedagógica "metodológica orgânica" intitulada "Capoeira, o Jogo da Memória em Movimento'', o "método CJM²", desde então vem desenvolvendo a metodologia.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar