Descrição curta

Em uma iniciativa que perdura há 20 anos, a Companhia de dança Rastro vem abrindo espaço a exploração das relações humanas, educação por meio do movimento, do diálogo, a formação à cultura compartilhada em ações que transformam vidas através da Dança no sertão central do Ceará, levando sua arte para os Palcos do Brasil e do Exterior.

E-mail: gerlidiat@gmail.com

Telefone Público: (88) 99970-1973

Endereço:

Estado: CE

Município:

CEP: 63900-000

Logradouro: Rua Neo Martins

Número: S/N

Complemento:

Bairro: Campo Velho

Descrição

Em iniciativa que perdura há mais de 20 anos, a Companhia de dança Rastro vem abrindo espaço à exploração das relações humanas, à linguagem corporal, à educação pelo movimento, ao diálogo, a formação, à cultura e ao ritmo em ações que transformam e realizam o ser humano.
Quando a Companhia de Dança Rastro surgiu, em novembro de 2002, sua fundadora, a bailarina Gerlídia Tavares, pretendia apenas continuar dedicando o seu tempo à arte corporal pela qual se apaixonou ainda criança e ensinar o seu dom a crianças e jovens de uma comunidade carente de Quixadá, o mutirão do Campo Velho. Durante algum tempo aquela área habitacional popular foi muito discriminada. Também era conhecida como "cracolândia do sertão".
A Cia de Dança Rastro já participou de eventos tais como: Feira de Negocios da Região Centro- FENERCE, FENDAFOR itinerante, PRO-DANÇA do Ceará, residências nas academia Gorth Quintela e Janne Ruth, Conquistou o campeonato do Festal, Fez diversas apresentações no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, já percorreu mais de 30 cidades do país e fez um importante intercâmbio em Portugal.
Atualmente, a Rastro conta com 14 bailarinos e cinco produtores artísticos. Os ensaios são realizados em espaço transformado num salão de dança, cedido pela Casa da Juventude, dedicada à assistência socioeducativa infanto-juvenil desta cidade e nas dependências do Centro Cultural Rachel de Queiroz. Eles reúnem-se às noites para ensaios, aprendizado e aprimoramento das técnicas artísticas. É o tempo disponível após um dia de trabalho. Nenhum deles pode se dedicar exclusivamente à dança. Mesmo assim, os sete rapazes e sete moças do corpo de dança não perdem o rebolado. O amor, a satisfação e a emoção de misturar todos esses sentimentos é produzir o combustível para a arte da dança. E, quando sobem ao palco, todo o esforço e dedicação são recompensados, com aplausos.

Apesar dos convites para integrar grandes companhias de dança, tia Gerlídia, como é tratada carinhosamente por seus alunos e integrantes da sua companhia, a única no Município reconhecida pela Secretaria de Cultura (Secult) do Ceará, preferiu ficar na sua terra natal e continuar sua missão. Ele divide suas atividades com ensaios e aulas de dança para crianças de uma escola pública de Quixadá. Para Gerlídia, os investimentos dos governos e o apoio empresarial à dança como arte são muito tímidos. São poucas as oportunidades para captar recursos. Na maioria das vezes, quem se dedica a ela é obrigado a buscar na criatividade o que não se tem no bolso. Uma dessas experiências foi vivida por seu grupo faz alguns anos, em Fortaleza. As dificuldades continuam. Certeza só no amor pela dança.
Em 2014, a Cia de Dança Rastro conquista o edital Incentivo as Artes do estado do Ceará, com a montagem do Espetáculo Carcará, consolidando um verdadeiro sonho que o grupo almeja há mais de duas décadas.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar