Descrição curta

O Grupo Cultural Paixão Junina tem sido um dos principais Grupos Culturais juninos que mais cresceu no Estado do Ceará, localizado no Município de Aracati, na Região Litoral Leste do Estado, desenvolve, fomenta e mantém viva cultura junina, através das mais diversas manifestações tradicionais populares cearense.

E-mail: crikosilva@gmail.com

Telefone Público: (88) 99916-9757

Endereço: Rua Teófilo Pinto, 28 , Faria Brito, 62800-000, Aracati, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 62800-000

Logradouro: Rua Teófilo Pinto

Número: 28

Complemento:

Bairro: Faria Brito

Descrição

HISTÓRICO:O Grupo Cultural Paixão Junina tem sido um dos principais Grupos Culturais Juninos que mais cresceu no Estado do Ceará, localizado no Município de Aracati, na Região Litoral Leste do Estado, desenvolve, fomenta e mantém viva cultura junina, através das mais diversas manifestações tradicionais populares cearense. O grupo Cultural Paixão Junina, Criado em 26 de janeiro de 2016, Filiado a Federação das Quadrilhas Juninas do estado do Ceará – FEQUAJUCE, tendo como presidente o Anderson da Silva Gomes.
O grupo Cultural Paixão Junina é um coletivo cultural Junino, sem fins lucrativos, com atuação diretamente com as manifestações populares tornando-se prova de força e resistência de nossa cultura popular. Desde sua fundação trabalha no fomento, crescimento, desenvolvimento de uma cultura autossustentável, além de se preocupar com a produção cultural de raiz, que estão ligados aos folguedos aracatienses tais como: quadrilha, pastoril, blocos culturais dentre outros, criando novas relações no trabalho desenvolvido com as crianças, jovens, adolescentes e adultos. A experiência de trabalho com esses jovens vem crescendo a cada dia no município de Aracati, esses jovens saem das ruas e vão pra dentro do grupo fazer “arte” fazem teatro, dança, pintam e mostram a cultura de nossa região a fora de uma maneira mais alegre e espontânea tornando o grupo, um projeto de fomento cultural que chega a estar presente em todo Estado do Ceará. Hoje somos referência no movimento junino pela nossa expressiva representatividade municipal e pela qualidade de trabalhos desenvolvidos, onde representa tão bem o nome de Aracati e do nosso Estado do Ceará.
Atualmente a Quadrilha conta com um elenco de 80 Pessoas, entre brincantes, diretoria, grupo musical, profissionais envolvidos, entre outros.


TEMÁTICAS:

TEMA 2016

• Em 2016 O Grupo Cultural Paixão Junina iniciou seus trabalhos em artes no município de Aracati. Trabalhando a temática “Juliel e Romieta, o amor mais arretado do sertão”, onde Transformamos uma obra tão emblemática do escritor Willian Shakespeare “Romeu e Julieta” em um cordel nordestino, mantivemos o contexto porem adaptamos o mesmo para os costumes, dialetos, danças, manifestações populares do sertanejo. A Quadrilha fez seu lançamento no município Aracati e em seguida participou de diversos festivais em todo o estado do Ceará.

TEMA 2017

• Em 2017, O Grupo Cultural Paixão Junina iniciou seus trabalhos através de pesquisas sobre um Mestre da Cultura “ Vitalino Pereira dos Santos” e montou sua a temática “ Salve o Mestre! Oxente Vitalino Cultura da Gente”, onde enfatizou a suas obras, que retratam bem a cultura, fé, costumes e características desse povo lindo e cheio de arte, que é o nordestino. Tivemos o projeto aprovado pelo governo do Estado do Ceará, no Edital Ceará Junino. A Quadrilha participou de diversos Festivais no estado do Ceará enfatizando, Etapa Litoral Leste do Ceará Junino e Circuito Sesc Ativo onde se consagrou umas das três melhores.

TEMA 2018

• Em 2018 O Grupo Cultural Paixão Junina traz em sua temática a Fé , tendo como tema “As cores da Fé “ fomentando o respeito as mais variadas manifestações e crenças populares desse povo brasileiro que é tão misto. Teve o projeto aprovado pelo governo do Estado do Ceará, no Edital Ceará Junino. A Quadrilha participou de diversos Festivais no estado do Ceará enfatizando, Etapa Litoral Leste do Ceará Junino que ficou em terceiro lugar e no Circuito Sesc Ativo, e ficou entre as três melhores da noite.

TEMA 2019:
Com a temática “Tudo isso faz bater um coração Nordestino”, a quadrilha Paixão Junina busca manter suas ações de formação e educação cultural, valorização da cultura popular, fortalecimento das tradições juninas e geração de identidade e pertencimento cultural ao nordeste brasileiro. O tema é uma homenagem ao nordeste, suas riquezas, seus personagens, mitos, artistas e poetas. É uma exaltação das potencialidades desta região.

Assim, cabe no espetáculo, DO CASAMENTO AO ENCERRAMENTO, à literatura de Rachel, Lins do Rego, Euclides da Cunha e Graciliano Ramos, a dramaturgia de Suassuna, as músicas de Luiz, a poesia de Bessa, Aderaldo e Patativa. Um nordeste de Canudos e Padre Cicero, ressaltando as figuras do místico, do beato e do cangaceiro, figura estas, elevadas à categoria de heróis de um povo lutador e nordestino. O espetáculo inicia-se a partir de contos da cultura tradicional popular, a rapsódia do boi, com seus personagens mateus e catirina. Uma “viagem” pelos estados do nordeste. Buscando na sua cultura e na sua gente elementos para o desenvolvimento desta temática “tudo isso faz bater um coração nordestino”.
Premiações: 1° LUGAR: FESTIVAL CAJÁ JUNINO - CAJAZEIRAS/FORTALEZA, 1° LUGAR: FESTIVAL ARRAIÁ DO CUMPADE ASSIS ARACATI, 1° LUGAR FESTIVAL SÃO JOÃO DE TRADIÇÕES ITAIÇABA, 2° LUGAR FESTIVAL AMBB PACAJUS, 3° LUGAR FESTIVAL SERRA DO FÉLIX BEBERIBE.

TEMA 2020
O Grupo Cultural Paixão Junina partilha o desejo de levar ao São João em 2020 uma proposta lúdica e prazerosa que aproxima a cultura popular brasileira e a fusão dos elementos eruditos aos elementos populares nordestinos.
Desbravaremos um mundo mítico, entre versos, causos e memórias de um povo, construídos no universo de Ariano.
A Paraíba está intimamente fincada no chão de Suassuna, lugar por onde andou e de onde fora extraído os elementos essenciais para a construção de seus escritos.
Personagens marcantes, que travam batalhas entre famílias em busca do amor ideal. Fugitivos do destino, levam na bagagem a música, o canto, a dança e o desejo de encontrar a terra do sol e festejar como forma de celebrar a arte, folguedos e tradição.

Vídeos

Galeria

1  2  3  Próxima página
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Luan da Costa Braga

Professor, Profissional de Educação Física, Dançarino e Coreógrafo Junino.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar