Coletivo

Prefeitura Municipal de Nova Russas

Descrição curta

Nova Russas do Estado do Ceará. Os habitantes se chamam nova-russanos.
O município se estende por 742,8 km² e contava com 30 977 habitantes no último censo. A densidade demográfica é de 41,7 habitantes por km² no território do município.
Vizinho dos municípios de Ararendá, Hidrolândia e Tamboril, Nova Russas se situa a 46 km a Sul-Leste de Ipu a maior cidade nos arredores.

E-mail: sec.culturanr2020@gmail.com

Telefone Público: (88) 3672-1920

Descrição

O município de Nova Russas se destaca na região Sertão de Cratéus campos da cultural nos seguintes seguimentos:
- Artesanato em crochê
- Quadrilha Junina
- Capoeira
- Banda de Musica Municipal
- Oficinas de teatro
- Oficinas de Oficinas de Desenho
- Oficinas de Dança
- Oficinas musicais com aulas de violão e flauta
- Projeto Na Pontinha do Pé ( Aulas de Bale para crianças de 03 a 06 anos )
- Projeto Viajando na Leitura ( biblioteca itinerante nos distritos e localidades distantes do Município), entre outros.

- Resumo Histórico
O marco inicial do atual Município de Nova Russas foi a fazenda “Curtume”, de propriedade de Manuel Peixoto. Em 1876, Manuel Peixoto doou terra para a construção de uma capela em homenagem à Nossa Senhora das Graças, tendo o vigário de Tamboril, um padre natural do povoado de São Sebastião de Russas, supervisionando as obras e dando ao lugar o nome de Nova Russas, numa alusão ao seu torrão natal. Após 1910, com a passagem da estrada de ferro e a inauguração da estação local, o povoamento tomou um maior surto de desenvolvimento. A Lei Nº 2.043, de 11 de novembro de 1922, criou o município de Nova Russas, com território delineado à partir de terras pertencentes aos municípios de Tamboril e Ipueiras, recebendo sua sede a categoria de vila. O Decreto Nº 193, de 20 de maio de 1931, suprimiu a autonomia de Nova Russas anexando seu território ao de Ipueiras. Em 1933, o Decreto Nº 1.156, de 04 de dezembro, restaurou em definitivo sua independência político-administrativa.
*Cultura
Nossa cultura é bastante diversificada, mas, cinco momentos são os mais festejados:

*Carnaval
Nova Russas foi a primeira cidade do Ceará a empreender um projeto carnavalesco, através da construção de um trio elétrico. As ruas por onde o trio elétrico passa são decoradas de acordo com o tema abordado.
Com isso, o carnaval de Nova Russas, na região, é um dos mais procurados por turistas de outros municípios. Esses turistas vêm a Nova Russas a procura de diversão, pois trata-se de um gentílico alegre e hospitaleiro.

*Festa Junina
Os festejos juninos do município é um dos maiores da região, onde resgata a cultura nordestina. São comemorados no parque da cidade, com belas apresentações de quadrilhas do município e de outras regiões.

*Festa da Padroeira
A festa da padroeira Nossa Senhora das Graças, é um dos momentos em que a sociedade participa com muita fé e devoção.
Os festejos ocorrem em agosto e é uma fonte de incentivo ao turismo. Além de trazer de volta os filhos da terra que escolhem o período festivo para voltar à cidade, também impulsiona a Economia local.

*11 de Novembro
O aniversário do município de Nova Russas é comemorado no dia 11 de Novembro, por ocasião de sua emancipação política. Em 2010 a cidade comemorará seus 88 anos de emancipação.

*A Capital Estadual do Crochê
Entre os variados tipos de artesanato produzido em nossa cidade, o crochê tem um grande destaque. O mesmo é gerador de renda, não só para quem os produz, mas também, para as pessoas que ganham a vida direta ou indiretamente por meio deste artesanato.
Aqui, podemos encontrar várias lojas de venda do produto, mas, o lugar mais conhecido para comercializá-lo é a feira do crochê, onde pessoas de várias localidades vem vender suas peças para os chamados “atravessadores”, que são compradores que fazem a revenda em outras regiões do país. A feira funciona aos sábados na Praça da Estação.
Existem duas associações ligadas a esse artesanato: ARTCRON e ASCRON. Esta última nasceu na década de 80, criada por um grupo de mulheres crocheteiras, com o objetivo de se libertarem dos atravessadores e buscarem a valorização dos seus produtos. Somente em 1985 tornou-se uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que tem a missão de contribuir na organização das associadas para a produção e a comercialização do crochê, visando a melhoria da qualidade de vida e a transformação das relações desiguais de gêneros. Vale ressaltar que algumas peças produzidas pela associação são exportadas para vários países e continentes. A associação possui, ainda, uma loja em Fortaleza e que recebe produtos artesanais de outros grupos. A Gestão Municipal realiza a Feira do Empreendedorismo e Artesanato Mira Torres.

*Nos Trilhos da Saudade
Como consequência da Revolução Industrial deu-se o surgimento das estradas de ferro, tendo em vista a facilitação de transportes mais eficientes e com maior potencialidade para as fábricas deslocar seus produtos manufaturados e as matérias-primas. Neste período, visando de imediato diminuir o sofrimento dos sertanejos oprimidos pela seca que assolou o Estado por três anos, entre 1877 a 1879, Dom Pedro II trouxe para o Ceará uma estrada de ferro que ligava Sobral às demais cidades da região norte, chegando até Crateús. A construção foi iniciada no ano de 1878, também com o intuito de gerar emprego para os flagelados.
O trecho novarrussense foi edificado em 1910 e inaugurado no dia 09 de novembro do mesmo ano. Nova Russas teve seu monumento, a Estação Ferroviária, instalado no centro, pois facilitava muito o transporte de mercadorias para o comércio e o deslocamento dos viajantes. A chegada do trem, geralmente no fim da tarde, atraia centenas de pessoas para recebê-lo. As máquinas foram batizadas com os nomes de Senibul, Rocha Lima e o Trem Pagador, este último em função de trazer, mensalmente, o pagamento dos funcionários da ferrovia, vindo de Fortaleza e passando por todas as estações. Essa movimentação social só ajudou no crescimento do comércio, pois atraído pelo novo caminho, pelas terras produtoras de algodão e, sobretudo, pela hospitalidade do povo.
Nova Russas começou a receber famílias de todas as cidades deste imenso sertão entre a Serra da Ibiapaba e a Serra das Matas. O progresso, deste então, parecia chegar à cidade.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

ARTE E MOVIMENTO NOVA RUSSAS

GRUPO CULTURAL DE NOVA RUSSAS, QUE TRABALHA DANÇA, TEATRO, ARTE DE RUA, CULTURA AFRO, CULTURA POPULAR, CULTURA CAMPONESA, PRODUÇÃO CULTURAL, MODA, ENTRE OUTROS.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar