
PREFEITURA DE ITAPIPOCA
E-mail: itapipoca@itapipoca.ce.gov.br
Telefone Público: (88) 3631-5950
Endereço: Avenida Anastácio Braga, , Centro, Itapipoca, undefined, CE, 62500-040
Estado: CE
Município:
CEP: 62500-040
Logradouro: Avenida Anastácio Braga
Número: 195
Complemento:
Bairro: Centro
Descrição
O topônimo Itapipoca vem do tupi-guarani itá (pedra, rocha), pi (pele, couro, revestimento) e poca (arrebentar, estourar), significando: pedra arrebentada ou rocha estourada. Sua denominação européia original era Arraial de São José, depois Vila Velha, Imperatriz e, desde 1889, Itapipoca.Itapipoca é um município brasileiro do estado do Ceará. É conhecida como "cidade dos três climas", por haver em seu território praias, serras e o sertão. Seu desenvolvimento confere a cidade a 10ª colocação entre os municípios mais ricos do estado e a 7ª colocação entre os municípios mais populosos do estado.
As terras entre a serra de Uruburetama e ao lado oeste do rio Mundaú, que fazem parte do município de Itapipoca, eram habitadas por diversas etnias indígenas Tupi e Tapuia, entre elas: Tremembé, Anacé, Apuiaré e outras etnias.
No Século XVII, com definitiva ocupação da terras da Capitania do Siará Grande pelos portugueses, esta região começou a ser ocupada via a lei de Sesmarias. Seu primeiro núcleo urbano, chamado Vila Velha, localizava-se onde hoje fica o distrito de Arapari. O povoado de Itapipoca teve sua colonização oficial em 13 de abril de 1744, com a concessão de uma sesmaria na Serra de Uruburetama ao sargento-mor Francisco Pinheiro do Lago, que, em seguida, a repassou para seu genro Jerônimo Guimarães de Freitas (fundador oficial de Itapipoca) e sua esposa Francisca Pinheira do Lago. Situada entre serras e o mar, foi chamada de São José de 1744 a 1823. Com sua emancipação política a 17 de outubro de 1823, passou a chamar-se Vila da Imperatriz.
Com a expansão da pecuária no ciclo do couro e da agricultura do algodão, esta ocupação intensifica-se e o local onde atualmente se localiza Itapipoca consolida-se como centro urbano no século XIX.
Em 31 de Agosto de 1915, já com sede administrativa no Arraial de Itapipoca, elevou-se a categoria de Cidade de Itapipoca.
Nos planos de ligação Fortaleza-Sobral através dos caminhos de ferro no século XX, surge a Estrada de Ferro de Itapipoca com três estações: Rajada, Itapipoca e Craúna/Anario Braga. Com a estrada de ferro, Itapipoca consolida-se como centro comercial.
O turismo é uma das fontes de renda do município, devido as atrações naturais, arqueológicas e arquitetônicas.
Praça no centro da cidade - um conjunto de esculturas que mostra o grande diferencial que a diversidade climática representa para o município.
O parque de Exposições Hildeberto Barroso, localizado na sede do município, também faz parte do acervo de atrativos, pois nele acontece uma das festas mais importantes para os itapipoquenses, a Feira Agroindustrial no aniversário do Município, no final de agosto, com encerramento no dia 31. Nela são realizadas várias atividades, como exposições de animais, de produtos agroindustriais, artesanato, comidas típicas, leilão de gado e shows que acontecem todas as noites com bandas locais, regionais e atrações nacionais. O resultado de tudo isso,é um verdadeiro mosaico de pessoas, de costumes e de origens diferentes.
Sítios paleontológicos e arqueológicos: o monólito da Pedra Ferrada, na localidade de Mucambo, com inscrições rupestres, revelando aos visitantes alguns segredos do homem pré-histórico.
Museu da Pré-história, com o seu acervo de fósseis da megafauna encontrados em seu território.
As serras: prática do ecoturismo, destacando-se a Trilha da Bica da Canoa, na Serra de Arapari e a Pedra de Itacoatiara, ideal para a prática de esportes radicais, como o rapel e o voo livre; um grande patrimônio natural arqueológico e paleontológico, tanques fossilíferos e grutas com inscrições rupestres, onde foram encontrados fósseis que comprovam a existência de animais da megafauna.
O litoral de Itapipoca é formado por 25 quilômetros de praias, sendo as principais: Baleia e Praia do Maceió, além da Barra do Rio Mundaú e as lagoas de Humaitá e do Mato.
Vídeos
-
Conhecendo Itapipoca Academias da Saúde
-
Conhecendo Galpão de Triagem
-
200 Anos Arapari
-
MACEIÓ
-
Ponto de Cultura Recanto dos Encantados
-
Pedra D'água
-
0:09 / 4:23 • Introdução Instituto de Meio Ambiente de Itapipoca (IMMI)
-
Prefeitura Municipal de Itapipoca
-
0:09 / 4:22 Biblioteca Municipal Rita Aguiar Barbosa
-
Horto do Cruzeiro
-
0:13 / 3:41 Barrinha do Maceió
-
Açude do Quandu
-
Arapari
-
Casa de Teatro Dona Zefinha
-
Circuito Trilha das Pedras
-
Minidocumentário "Folias, Batuques e Memórias"
Galeria
