Coletivo

Cordão As Bruxas

Descrição curta

Fundado em 1969 em Fortaleza, é uma das agremiações mais tradicionais do carnaval cearense, conhecida por sua irreverência e temas inovadores. Com 18 títulos conquistados, a agremiação também se destaca pelo trabalho social, oferecendo serviços e oficinas culturais à comunidade. Atualmente, seu barracão está localizado no bairro Bela Vista.

E-mail: cordaoasbruxas@hotmail.com

Telefone Público: (85) 99962-1992

Descrição

O Cordão Carnavalesco As Bruxas é uma das agremiações mais tradicionais e emblemáticas do carnaval de Fortaleza, Ceará, com mais de 50 anos de história, marcado pela irreverência, criatividade e trabalho social na comunidade. Sua trajetória remonta a 1969, quando foi fundado por um grupo de amigos no bairro Benfica, mais especificamente nas imediações do campo Beira Lixo, conhecido também como Cachorra Magra. Inicialmente, o grupo se reunia para rodas de samba, mas com o tempo a ideia cresceu e o Cordão As Bruxas se formalizou como uma agremiação carnavalesca, fazendo seu primeiro desfile em 1970.

Desde o início, As Bruxas se destacaram pela inovação, sendo compostas inicialmente por homens fantasiados de mulheres, e logo se consolidaram como uma das principais atrações do Carnaval de Rua de Fortaleza. Em 1972, conquistaram seu primeiro título na categoria de cordões, repetindo a conquista nos anos seguintes, em 1973 e 1974. Após um hiato em 1975, retornaram em 1976 com uma nova diretoria e permitiram a participação de pessoas de todos os gêneros, mantendo o caráter inclusivo e inovador. Em 1976, o grupo obteve o vice-campeonato com o tema "A Volta das Bruxas".

A agremiação foi pioneira ao sempre se reinventar com temas criativos e inusitados. Alguns dos temas mais marcantes incluíram "Bruxaria no Sítio do Pica-Pau Amarelo", "As Bruxas do Bem", "Frevo Feitiço e Ciranda", e "Feitiçaria na Primavera". Esses enredos ajudaram a estabelecer As Bruxas como uma referência no Carnaval de Fortaleza, sempre com uma abordagem inovadora e criativa.

Além das apresentações carnavalescas, o Cordão As Bruxas sempre teve um compromisso social forte. A agremiação desenvolve diversos projetos comunitários, como ações de emissão de documentos, aferição de pressão arterial e níveis de glicose, além de oficinas de dança, percussão e confecção de figurinos. Essas iniciativas refletem o desejo de contribuir com a comunidade e com a formação cultural e artística de seus membros.

Em 1998, um dos fundadores, Maurício Ribeiro Duarte, foi um dos responsáveis pela criação da Liga das Agremiações Carnavalescas do Ceará, uma entidade importante para a organização e fortalecimento do carnaval local. Ao longo de sua história, As Bruxas acumularam 18 títulos de campeã, o que a consolidou como uma das mais importantes e respeitadas agremiações de Fortaleza.

Em 2020, o Cordão As Bruxas comemorou seu cinquentenário com o tema "As Bruxas: 50 anos de Cultura Popular", e ao longo dessa trajetória, a agremiação manteve sua força e relevância no carnaval cearense, sempre se adaptando às mudanças sociais e culturais da cidade.

Atualmente, o barracão do Cordão As Bruxas está localizado no bairro Bela Vista, onde continuam a preparar suas fantasias, ensaios e manter viva a tradição carnavalesca que já dura mais de cinco décadas.

Em 2024, a agremiação continuou a tradição de desfilar na Avenida Domingos Olímpio, competindo na categoria de cordões com o tema "Sociedade Alternativa", mostrando que As Bruxas, com sua irreverência e criatividade, continuam a ser uma das agremiações mais queridas e respeitadas do carnaval de Fortaleza.

Atualmente, o Cordão As Bruxas mantém uma presença ativa nas redes sociais, especialmente no Facebook, onde compartilham informações sobre suas atividades e eventos, mantendo o legado cultural e carnavalesco vivo e sempre inovador.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Mauricio Ribeiro Duarte

Fundador e presidente do Cordão Carnavalesco As Bruxas, liderou a agremiação a 18 títulos, incluindo o campeonato em 2020, nos 50 anos do grupo. Funcionário público dos Correios, fundou a Liga das Agremiações Carnavalescas do Ceará em 1998 e presidiu a Federação das Agremiações Carnavalescas do Ceará (FACC). Além do carnaval, dedica-se a projetos socioculturais na comunidade Bela Vista, promovendo oficinas artísticas e ações cidadãs, sempre valorizando as tradições culturais de Fortaleza.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar