Coletivo

BLOCO MOLEKE DOIDO

Descrição curta

Fundado no ano de 2013, o Bloco Moleke doido, foi criado por um grupo de amigos, todos filhos da terra, com objetivo de revitalizar o carnaval carireense com toda sua alegria, criatividade e segurança, resgatando e valorizando a origem e os princípios da referida manifestação cultural.

E-mail: anathais9702@gmail.com

Telefone Público: (88) 99770-3483

Descrição

Dias antes do natal de 2012, numa tarde de sábado, como já era de costume, à nossa turma estava reunida na casa de um dos integrantes do grupo, comendo, bebendo, conversando e alguns dançando aproveitando a ocasião para combinarmos como seria as nossas festas de fim de ano, o que iriamos fazer e onde aconteceria, depois de muita conversar e discutir as opiniões de cada um, ficou tudo combinado. Então também surgiu a ideia de um bloco entre nós para o carnaval de 2013, que já estava se aproximando, sendo que todos os anos saímos juntos para nos divertir tanto em nossa cidade como em outras cidades vizinhas, no mesmo instante todos se mostraram bastante interessados e animados, sendo a ideia aprovada por todos, ai veio a questão do nome, qual seria o mais apropriado, começou uma pesquisa e indicações para o possível nome do bloco.
No entanto era tantas sugestões que tinha mais indicações que pessoas para votar, tinha uns nomes bem interessantes, outros engraçados, todos deram sua opinião, mas quando MOLEKE DOIDO foi citado, logo todo mundo se identificou com o nome, tanto que na votação relâmpago o nome MOLEKE DOIDO ganhou por unanimidade, não dando chances as outras indicações, daí então foi só alegria. Passando as festas de fim de ano, começamos a nos organizar e preparar o nosso bloco para o carnaval, logo nos dividimos em equipes e saímos á procura de alguns patrocinadores.
OBJETIVO DO BLOCO.
Promover uma ação de valorização e potencialização da cultura popular, dentro de um ambiente de acesso, formação, difusão, valorização cultural, homenageando essa grande festa que é o carnaval através do Bloco Moleke doido,, além de promover as manifestações da cultural popular na cidade de Cariré, possibilitando uma política de inclusão social e a melhoria das condições da vida dos produtores e detentores do patrimônio cultural imaterial.
O BLOCO.
Com força de vontade de realmente formar o tão esperado bloco, foram as buscas de patrocínios, depois uns integrantes se deslocaram á uma gráfica na cidade vizinha Varjota e encomendaram 30 abadás, pois eram apenas para o nosso grupo de amigos, passando alguns dias pagamos e recebemos nossos abadás. Enfim chegou o carnaval estávamos entusiasmados para usarmos nossos abadás. fizemos o lançamento do Bloco, como aqui em Cariré não aconteceu as festas de carnaval, não nos desanimamos, fizemos nosso lançamento no Distrito de Alto Feliz com um mela-mela e saímos para nos divertir em outras cidades da região. (Reriutaba, São Benedito, Groaíras, Carnaubal).
Bem o fim do ano chegou e lá estávamos nós novamente nos programando para mais um carnaval o de 2014. E como no ano anterior fizemos quase o mesmo processo, só que agora contávamos com uma participação maior de pessoas, e uma novidade, uma comissão de frente com apenas 4 (quatro) dançarinos que também já eram integrantes. Fizemos o lançamento do Bloco, dessa vez no bar e peixaria O Rivelino, e contamos com a participação especial do cantor Douglas Farias, e nos dias seguintes fomos nos divertir novamente nas cidades vizinhas.
Em 2015 não foi diferente nosso terceiro ano e os mesmos preparativos, mais integrantes, muitas vendas de abadás, maior o número de integrantes também na comissão de frente. E mais uma vez fizemos nosso lançamento só que dessa vez foi no bar do Toinzinho, e nos dias seguintes sempre indo prestigiar e nos divertir nas cidades vizinhas.
Já em 2016, nosso quarto ano vinhemos com uma proposta diferente, fizemos um desfile com a comissão de frente dançando no centro da cidade, e foi sucesso, mais uma vez fizemos o lançamento no bar do Toinzinho localizado no centro da cidade. com o crescente número de integrantes nos estendemos a Cidade de Granja.
Em 2017 completamos 5 anos, fizemos o mesmo processo dos anos anteriores, fizemos nosso lançamento e a medida que aumentava o número de venda de abadás aumentava também a quantidade de pessoas na comissão de frente, e isso tornou a nossa festa mais animada.
2018 com certeza já virou tradição nossas atividades carnavalescas, sempre o mesmo processo de organização e preparativos, evidentemente só aumentando o número de foliões e membros da comissão de frente, mas no referido ano antes das festas de carnaval fizemos uma Blitz surpresa no centro da cidade, onde aglomerou muitos curiosos prestigiando assim nosso evento, fizemos uma grande festa de lançamento mais uma vez bar do Toizinho.
Eita que 2018 foi show nossas atividades se intensificaram, a secretaria de saúde nos convidou para participar de um evento contra as doenças sexualmente transmissíveis, que ocorreu na praça central de frente a prefeitura municipal, na ocasião nós participamos de testes rápidos de HIV e SÍFILIS, distribuímos camisinhas, gel lubrificantes e panfletos, alguns dançarinos se apresentaram vestidos com fantasias. Bem o dia do lançamento chegou e com uma grande novidade, contratamos uma banda da cidade de Sobral, Banda Código 2, novamente a comissão desfilou pelas ruas de nossa cidade até o local do evento que mais uma vez foi no bar do Toizinho.
2019 vinhemos com uma proposta diferente e muito importante, que foi a inclusão social de alunos da APAE e a TERCEIRA IDADE do grupo de convivência da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social, com o objetivo mobilizar a sociedade como um todo, seja crianças, adolescentes, jovens, adultos idosos e crianças especiais, desenvolvemos o projeto confecções de máscaras e participamos do carnaval de ambos. Fizemos várias blitz nos bairros da nossa cidade, participamos do carnaval da escola D. Maria José Rodrigues Ponte, juntamente fazendo a festa com as crianças. Como nos anos anteriores fizemos uma grande festa de lançamento com o desfile da nossa comissão de frente no bar do Toizinho.
Ano 2020 começamos a todo vapor, demos continuidade com a proposta do carnaval de inclusão social, com as crianças da APAE e A TERCEIRA IDADE. Nossa comissão teve a participação de 42 pessoas dançando, e com uma comissão tão grande assim, tivemos a ideia de confeccionar um figurino, como sempre nossos recursos são poucos, contamos com alguns patrocínios, parceiros e algumas doações. pelo terceiro ano participamos do carnaval da saúde de prevenção as doenças sexualmente transmissíveis. Participamos novamente do carnaval da escola D. Maria José Rodrigues Ponte. Realizamos nossa segunda festa de pré-lançamento que ocorreu na quadra coberta de Cariré, com entrada gratuita, na ocasião teve a participação da comissão de frente do Bloco Moleke Doido e a participação especial de um grupo de suingueira da cidade de Sobral. Durante a semana fizemos várias blitz pelos bairros da nossa cidade. Gravamos vídeos dançando nos pontos turísticos aqui de Cariré, no polo de lazer e na estação, com o objetivo de divulgar mais ainda o bloco e despertar nas pessoas a curiosidade. Para o dia do lançamento recebemos um convite de participar da inauguração do caminhão dos gordinhos, de imediato aceitamos, com mais uma surpresa, dessa vez a comissão foi desfilando do polo de lazer até o bar do Toizinho no centro da cidade, onde todos já nos aguardavam. Fizemos um lindo percurso atrás de um paredão, muitas pessoas estavam observando durante nosso desfile, e ao chegar na rua uma multidão nos esperavam. Em 2021 em meio a pandemia, desenvolvemos atividades de acordo com os decretos nacional, estadual e municipal, seguindo as leis da OMS. Realizamos uma apresentação transmitido via facebook no polo de lazer, completando assim o 9º ano (nono) do bloco. em 2022 não foi muito diferente do ano anterior. mais uma vez devido a pandemia realizamos a festa de comemoração de 10 (dez) anos do nosso bloco, na ocasião fizemos uma feijoada e uma apresentação da comissão de frente, sendo transmitido via facebook.

Vídeos

Galeria

1  2  Próxima página
evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Ana Thais Martins Silva Pereira

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.
Participa de atividades culturais desde os 10 anos, além de trabalhar na produção de eventos voltados para a cultura popular dentro da linguagem artística do carnaval, São João e outros. É dançarina e atriz.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar