Coletivo

Conexão Jovem

Área de Atuação

Arte de Rua

Descrição curta

Grupo Conexão Jovem, nasceu com a necessidade de organizar a juventude com ações sociais de promoção cultural e esportiva. A principal ação do grupo é a realização da Paixão de Cristo com jovens dos bairros da Periferia Oeste de Fortaleza.

Descrição

No ano de 2013, o estudante Igor Andrade foi assassinado na finalização do Pré-Carnaval do Bairro Ellery, por um policial. O crime foi julgado. O crime teve repercussão estadual, o que gerou inúmeras campanhas contra a violência, sendo uma delas a “Basta à Violência”, que foi desenvolvida pela própria mãe do estudante. Logo em seguida fundamos o Grupo Conexão Jovem, onde conseguimos que um equipamento inaugurando pudesse levar o nome do jovem,
O nome Igor Andrade, foi dado a um Equipamento de Juventude no Bairro Ellery, localizado em Fortaleza. O equipamento de Juventude e cultura, o objetivo de desenvolverem atividades voltadas à comunidade. A ideia deu certo. Em março do ano de 2015, uma Associação de Moradores, os apoiou. O movimento tornou-se grupo, ganhou a adesão de outros jovens de diversos bairros da região Oeste de Fortaleza. Nesse mesmo ano, lançaram a Primeira Campanha Contra as Drogas e Violência. Em dezembro do mesmo ano, o grupo participou de uma campanha de arrecadação de alimentos e brinquedos, em seguida fizeram uma festa de confraternização.
Desde que foi realizado esse evento, passou a ser feito todo o ano, ganhando grande força á cada ano. A principal ferramenta utilizada pelo Grupo Cultural Conexão Jovem, é o processo de mudança por meio do teatro de rua e aulas de dança.
Com o dinheiro arrecadado por meio de bazares, venda de lanches, festas, bailes, rifas, bingos e barraquinhas de São João. Hoje o grupo mante o prédio público localizado no Açude João Lopes, esquecido e abandonado pela Prefeitura local. Grupo Cultural Conexão Jovem. passou a investir nas atividades esportivas, realizando uma série de torneios de futebol.
O Grupo tem um papel fundamental na vida das juventudes dos jovens da periferia da região oeste de Fortaleza. Cujo objetivo é diminuir a exposição dos jovens a situações que geram violência.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Antônio Carlos Soares

Estudante em telecomunicações pelo IFCE, programador, ativista comunitário, artista cênico, jogador em jogos eletrônicos, voluntario social e minerador de criptoativos.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar