Individual

Sidney Oliveira

Área de Atuação

Música

Descrição curta

Educador Musical licenciado pela Universidade Federal do Cariri (UFCA) , Produtor Musical, Produtor Cultural, Arranjador.
Guitarra, Sax, Violão.

Dados Pessoais

E-mail Público: sidnay_sisi@hotmail.com

Telefone Público: (88) 99763-3479

Endereço: Rua Tenente Antônio João 375, Nossa Senhora de Fátima, Crato, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 63130-195

Logradouro: Rua Tenente Antônio João

Número: 375

Complemento: Casa

Bairro: Nossa Senhora de Fátima

Descrição

Sidney Florencio de Oliveira

Nascido na cidade de Crato-CE, Sidney Florêncio de Oliveira iniciou seus primeiros passos na música de forma sucinta entre os anos de 2001 e 2002, aprendendo violão junto ao primo Jorge Henrique e, posteriormente, com o irmão Silas Oliveira. Na busca por maior aprofundamento no instrumento, foi aluno do curso de violão da Sociedade de Cultura Artística do Crato (SCAC) entre os anos de 2003 e 2007. Durante esse período, já realizava alguns trabalhos relacionados à música, porém de forma informal e sem o devido conhecimento técnico. Esses trabalhos envolviam atividades além da performance musical, como a montagem de bandas, a criação de repertórios direcionados para shows e os processos de pré-produção, produção e pós-produção de eventos.

Ainda na SCAC, conhecida como Raquel de Queiroz, Sidney participou de projetos que incluíam desde a organização de eventos até a limpeza e a organização do espaço após apresentações. Um exemplo notável foi a atuação como cofundador e músico da banda Phrymos, uma experiência que despertou seu amor pela produção cultural.

No ensino médio, Sidney continuou organizando apresentações em datas comemorativas, atuando como organizador, músico e técnico de som. Entre 2009 e 2013, trabalhou na Fonte Musical, uma loja de instrumentos musicais localizada em Juazeiro do Norte, onde adquiriu maior familiaridade com equipamentos eletrônicos e teve a oportunidade de interagir com músicos, produtores e profissionais de diversos equipamentos culturais do Ceará.

Em 2009, Sidney foi convidado para integrar a banda de reggae Liberdade e Raiz como guitarrista, permanecendo no grupo até 2015. Durante esse período, gravou o disco Reggae Cordel Culture e participou da produção de diversos eventos na região do Cariri cearense. Entre os destaques, estão as apresentações no Crato Tênis Clube, em 2015, abrindo o show da banda Mato Seco, e no Festival Expocrato, no mesmo ano, ao lado de Edson Gomes.

Sidney também integrou outros projetos musicais no gênero reggae, como as bandas Dona Flor, Nazirê, Resistência, MaryRoots e, atualmente, a banda Natabela Reggae. Além disso, fez parte da banda Realce, com uma proposta de repaginar músicas das décadas de 1970, 1980 e 1990. Entre os eventos marcantes da banda Natabela, destaca-se a participação no Festival Expocrato de 2017, novamente abrindo o show de Edson Gomes.

Em 2016, Sidney ingressou na graduação em Música na Universidade Federal do Cariri (UFCA), buscando ampliar seus conhecimentos técnicos. Em 2017, tornou-se bolsista da Escola de Música (EMUC), onde atuou como auxiliar de produção. No ano seguinte, foi bolsista do grupo de saxofone KaririSax, exercendo as funções de produtor, roadie e fotógrafo. Ainda em 2018, passou na seleção para o programa Residência Pedagógica, no qual elaborou oficinas voltadas à produção cultural, aplicadas na Escola Estadual de Educação Profissional Virgílio Távora.

Paralelamente, Sidney participou de oficinas de produção cultural promovidas pela UFCA e realizou trabalhos como técnico de som e iluminação para o musical A Lenda do Beija-Flor. Entre 2018 e 2019, integrou a Banda Municipal de Juazeiro do Norte como saxofonista, a convite do maestro Lindemberg Alves Costa. Posteriormente, foi convidado pelo mesmo maestro para atuar como técnico de som da Orquestra Premium.

Em 2020, Sidney foi aprovado como bolsista na área de Produção Cultural, tendo como mentora Cleiviane Marques Vasconcelos. Durante o projeto, realizou um minicurso sobre produção cultural, no qual também atuou como professor.

Entre 2015 e 2021, além das atividades acadêmicas, Sidney desempenhou diversas funções como músico, professor de música, produtor cultural, produtor musical e luthier. Durante esse período, formalizou suas atividades por meio de registro como Microempreendedor Individual (MEI).

Atualmente, Sidney continua atuando como guitarrista na banda Natabela, saxofonista nas bandas Magnetar e Realce, e guitarrista na banda Nat’Congo. Além disso, trabalha como agente cultural na Portal Cariri e Eventos e atua como luthier de instrumentos de cordas. Com uma perspectiva renovada e uma busca constante por aprendizado, ele se destaca na área de Produção Cultural, consolidando-se como músico, arranjador, produtor musical, técnico de som, educador musical licenciado, saxofonista, guitarrista, violonista e fotógrafo.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar