Individual

RENAN CAPIVARA

Área de Atuação

Cinema Dança Teatro

Descrição curta

É artista da cena e professor de artes, com licenciatura em Dança pela UFC e atuação cultural nas linguagens Dança, Teatro, Cinema e Performance; participa como co-diretor e intérprete de trabalhos em múltiplas linguagens e ministrante de oficinas e residências de criação. Direciona sua pesquisa e formação continuada nos campos da educação e artes performativas.

Dados Pessoais

E-mail Público: renan.capivara@outlook.com

Telefone Público: (85) 98171-3972

Endereço: Rua Lauro Maia 1195, Fátima, Fortaleza, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 60055-295

Logradouro: Rua Lauro Maia

Número: 1195

Complemento: APTO 301 BLOCO 2

Bairro: Fátima

Descrição

Renan Capivara é brasileiro do Estado do Ceará e reside em Fortaleza. Atua como artista e pesquisador em um campo transversal entre dança, teatro e educação, exercitando as possibilidades de criação/invenção em diversos suportes e formatos de autoria e partilha; é licenciado em dança pela Universidade Federal do Ceará e instrutor de yoga com formação no Pranava - Centro de Estudos de Yoga e Vedanta.

Desde 2011 tem se inserido em diversos ambientes de formação em artes cênicas de Fortaleza, como o Curso Técnico em Dança (Porto Iracema das Artes) e as licenciaturas em dança e teatro da Universidade Federal do Ceará. Foi artista residente no Programa Conexões Estéticas (UFC), em que colaborou com Daniel Pizamiglio na elaboração da intervenção "O que está em redor da cena?" (2012). Através do Programa de Intercâmbio e Difusão Cultural do Ministério da Cultura do Brasil esteve em residência no Atelier Real em Lisboa/PT entre 2012 e 2013, ocasião em que se aproximou do trabalho do coreógrafo João Fiadeiro e seu método de Composição em Tempo Real. Realizou o projeto "A dramaturgia que emerge do encontro" (2014) em colaboração com Andréia Pires, João Paulo Barros, Leonardo Mouramateus e Thiago Pinheiro Braga, que culminou na performance "Eu estou aqui" (2015). Compôs o elenco de intérpretes do espetáculo "Vagabundos" (2014) com direção de Andréia Pires. Participou dos encontros regulares do projeto “Improvisar-se dançando” (2017) junto ao E aí? Coletivo Artístico, de Recife, que resultou na apresentação pública de uma prática compartilhada de improvisação em dança. Colaborou junto a diversos artistas como co-diretor e intérprete nas performances "Epidêmica" (2018) e "Erradicada" (2018), nos espetáculos "Coververxion" (2018) e "Delirantes & malsãs" (2020), assim como na condução de workshops como "Imaginários criativos em dança" (2020) e "Residência para uma dança macabra " (2020). Em incursão recente, tem também lançado trabalhos de cunho autoral solo, tais como a obra instalativa "A trajetória curva da bicicleta em ângulo de esquina" (2019) que integrou a exposição "Nomes" (2019) e o solo de dança "Desenho animado" (2019). No âmbito acadêmico foi bolsista/pesquisador no Projeto Improvisa (SecultUFC-PPCA), dedicado à criação, pesquisa e difusão de modos improvisacionais de dança e movimento; e bolsista do Programa Institucional de Iniciação à Docência (PIBID-Capes), no qual desenvolveu atividades pedagógicas com abordagem transversal entre as artes cênicas junto a escolas públicas de tempo integral.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar