Coletivo

coletivo transvê

Área de Atuação

Artes Visuais Fotografia

Descrição curta

Coletivo Fotográfico formado pelos amigos e transeuntes Vandi Jr, Joelk Santos, Neirton Filho e Thamila Santos. Nascido em maio de 2015 no calor criativo de Sobral, no Ceará.O dialeto manoelês inspira o grupo a pensar e criar imagens. "O olho vê, a lembrança revê, e a imaginação transvê. É preciso transver o mundo." Atuante na difusão e na formação em fotografia,transvê é pensamento e insurgência.

Endereço: rua 23 de setembro, 133 , centro, 62011-210, Sobral, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 62011-210

Logradouro: rua 23 de setembro

Número: 133

Complemento:

Bairro: centro

Descrição

Vamos fotografar o silêncio, o vazio, o esquecimento! Vamos fotografar a saudade, o cheiro, a canção! Vamos revelar a textura, o relevo, a emoção! Vamos fotografar o ócio, a inutilidade e a amplitude! Vamos fotografar o tempo, o compasso e a indecisão! Vamos revelar segredos, o som e a escuridão! Vamos fotografar os sonhos, as entrelinhas, o não dito! Vamos fotografar o subposto, o humor e a reflexão! Vamos revelar o futuro, a conclusão e a paixão!

Poema Fotografia Transvista de Vandi Jr.

______
Porfólio do grupo

Ateliê da imagem I/2016 - Curso de Serviço Social /INTA
Ateliê da Imagem II/2017 - Curso de Psicologia UFC
Ateliê da Imagem III/2017 - Curso de Psicologia UFC
Ateliê da Imagem IV/2018 - Temporada de Arte Ocupa Sobral

Produção Roda de Conversa Fotografia Humanista com Sérgio Carvalho
Produção e montagem da Exposição Santo Sertão de Sérgio Carvalho /Casa de Cultura Sobral
Curadoria da Exposição Afetografia junto com os fotógrafos Sérgio Carvalho e Vanessa Adion na Feira do Livro Domingos Olímpio em Sobral.

Fotografia Still do Clipe Café Paquistão - Procurando Kalu


Portfólio dos participantes:

thamila Santos
Thamila Santos nasceu no município de Sobral, no Ceará. Tem 30 anos e é formada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará. Atualmente é a representante da setorial de Artes visuais no Conselho de Políticas Culturais em Sobral, no Ceará. Desde 2015 integra o Coletivo Fotográfico Transvê, que trabalha na perspectiva de pensar a imagem e a criação conjunta de formas de ver e pensar o mundo. Desenvolve ações interventivas nas cidade, via fórum de artes visuais, voltadas para difusão das linguagens visuais na cidade. A exemplo, ressalta-se o Cinema das Dores, cineclube a céu aberto com exibições todas às segundas-feiras na Rua das Dores organizado pelos membros do fórum.
Tateou-se fotógrafa ainda no curso de Psicologia, através de uma disciplina de Arte e criação e sob tutoria de uma professora-artista do curso em 2013 realizou sua primeira exposição fotográfica intitulada Entulhos. A exposição foi fruto de uma pesquisa fotográfica sobre o abandono, o precário e o obsoleto nos espaços urbanos da cidade de Sobral. A exposição ocorreu nos Encontros Universitários da Universidade Federal do Ceará – Campus de Sobral, evento intitulado I Expressarte. Em 2014, expôs na Mostra Safra Sobralense de Artes Visuais, evento que reuniu 100 obras de 50 artistas de 13 municípios da Região Norte do Estado do Ceará. Em Março de 2015, expôs parte da obra fotográfica Poéticas do Esquecimento no Ponte Entre Nortes, um projeto de intercâmbio de linguagens áudio-visuais entre artistas do Norte e Nordeste do Brasil. Neste projeto, lançou-se, através da fotografia e da literatura, ao pensamento, investigação e criação de uma poética do esquecimento na cidade de Sobral. Em Junho de 2015, foi finalista do Prêmio Nacional de Mobgraphia, na categoria ensaio fotográfico, com o trabalho Corpo Áquifero Agudo, participando da Projeção Contínua exposta no MIS/SP durante o Festival MObgraphia 2015. Desde 2015, também se dedica a fotografia de bandas, grupos musicais e espetáculos artísticos com uma linguagem autoral, no qual se destaca a parceira de mais de três anos com a Banda independente Procurando Kalu (https://www.youtube.com/channel/UCh4PWkLR4uLNRp0qDKQ75uw), com produções e direção de arte dos ensaios fotográficos. Em 2016, expôs na Bienal Norte e também foi contemplada com o edital da temporada de arte cearense do Dragão do Mar em Fortaleza com o trabalho Corpo agudo. Já cobriu diversos festivais de música no Ceará, entre eles Temporada de Arte Cearense (2015), Maloca Dragão (2016), Conecta (2016), Nóia (2016) , Feira da música (2016), Cidade das artes (2016) e Mostra Periféericos (2016).

_______
joelk santos
Joelk Santos Natural de Camocim-CE, é estudante do curso de licenciatura em Música pela UFC- Sobral, músico, professor de música e fotógrafo por curiosidade e paixão! Começou na arte com o contato entre imaginação e papel e os rabiscos formadores de desenhos diversos. Ao longo da infância e começo da adolescência, descobriu os bons rolos de filmes fotográficos nas mais variadas poses (12, 24 e 36), sem imaginar que, em 2010, a paixão pela Fotografia iria realmente acontecer. Com 19 anos, começou aprender violão o que resultou no interesse de cursar música pela UFC. Hoje discente do curso de música, é integrante das bandas Mucambo (rock Brasileiro das décadas de 60', 70'), Averso (Rock Psicodélico/Bluesrock) e Nuds (Indie Rock). Como fotógrafo, busca um olhar sensível à luz, ao cotidiano, buscando sombras, expressões e texturas diversas. Já expôs em alguns eventos na Universidade e ganhou destaques em perfis de fotografia nas redes sociais Instagram e EyeEm. Foi finalista no FLAMOB 2016 (Festival e Prêmio Latinoamericano de Mobgrafia), integrando a shortlist final (10 fotos finalistas) na categoria “MOTOFOTO”.

________
neirton filho
Neirton Filho é cearense nato de Itapipoca. Músico, compositor, arranjador e multi-instrumentista. Graduando em licenciatura em música pela Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Sobral e conselheiro suplente do Conselho Municipal de Politicas Culturais de Sobral na setorial de música. Ao som sinestésico de guitarras e imagens, a música vai borrando as fronteiras das linguagens em arte. Um guitarrista que vê ou uma fotógrafo que toca? Mãos, olhos, corpo, o mais profundo é a pele. Um artista que cambaleia trôpego entre a música e a imagem. Pesquisa sonoridades e o processo de escuta, ensaia fotos e gestos. Co-criador da banda sobralense Procurando Kalu, coletivo afetivo musical que dança carimbós, guitarradas, rock experimental e boleros sentimentais da vida concreta; a fotografia desponta em conversação com a experiência no grupo. A fotografia em sua vida se fortalece no engajamento com Coletivo fotógrafico Transvê. O coletivo, como a Procurando Kalu, também é um grupo-rizoma que tem como ações grupos de estudos formativos abertos ao público que versam sobre filosofia da imagem, além, sobretudo, de exposições de obras fotográficas, leituras de portfólio, expedições fotográficas itinerantes pela cidade de Sobral e curadoria em encontros sobre Fotografia e Imagem. No ano de 2016, criou junto com sua companheira de vida e fotógrafa Thamila Santos, o Estúdio Voa Violeta. Estúdio criativo em imagem e som, que acolhe projetos fotográficos conceituais de bandas e espetáculos artísticos, realiza vídeo-perfomances e trabalha para difusão do pensamento e da prática em Fotografia na cidade Sobral.


_________
vandi jr
Nascido em Sobral-CE, Vandi Jr é Bacheral em Direito, por vocação acadêmica, servidor público federal (UFC/Campus Sobral), por profissão, e fotógrafo, por paixão! Começou a entrar (de cabeça!) no mundo da Fotografia em 2009, quando adquiriu a primeira câmera fotográfica (compacta). Por reconhecer a praticidade de tratamento da imagem feita em dispositivo móvel e a sua respectiva velocidade de compartilhamento, bem como por acreditar na acessibilidade da Fotografia e que "belas imagens" se fazem com qualquer equipamento (o que vai definir isso é o fotógrafo), há cerca de dois anos, aderiu ao movimento "mobgráfico" (fotografia realizada através de dispositivos móveis) como meio de expressão e linguagem fotográfica. Interessa-se, sobremaneira, na reflexão sobre Imagem e na potencialidade transformadora que Ela possui, além de suas interseções com linguagens diversas, como, principalmente, a Literatura. Possui no currículo participações em Festivais e Exposições Coletivas, sendo as principais nos Festivais de Fotografia de Tiradentes (Foto em Pauta na Rua) de 2013 (Tema Futebol) e de 2014 (Tema Street Photography); no Prêmio Mobgraphia 2015 (integrando a shortlist na categoria "Preto e Branco", participando da Projeção Contínua exposta no MIS/SP durante o Festival MObgraphia 2015); e no FLAMOB 2016 (Festival e Prêmio Latinoamericano de Mobgrafia), integrando a shortlist final (12 fotos finalistas) na categoria “Documental/Fotojornalismo”. Recentemente teve duas fotografias escolhidas como finalistas nas categorias preto e branco e retrato no Buenos aires mobile festival 2017.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar