
Individual
Daniel Bender Ludwig
Dados Pessoais
E-mail Público: benderludwig@gmail.com
Telefone Público: (51) 99971-2675
Descrição
Graduação em História – FAPA – Porto Alegre/RSSÍNTESE DAS QUALIFICAÇÕES
• Experiência na área de projetos culturais, sociais, esportivos e turísticos incentivados, emendas parlamentares e convênios englobando aplicação e captação de recursos.
• Habilidade em negociação, tendo vasta experiência com empresários, políticos, gestores culturais e do terceiro setor.
• Forte atuação junto à criação, planejamento e ação de projetos ligados a cultura e terceiro setor.
• Palestras tendo como público alvo: empresários, produtores culturais, profissionais de organizações sociais, gestores públicos e privados objetivando o conhecimento a financiamento de projetos.
• Prestação de consultoria para prefeituras na organização de políticas públicas, projetos culturais e de terceiro setor.
• Parecerista/Avaliador de Projetos Culturais em editais de diversos estados
EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL
Daniel Bender Ludwig - ME
01/2014 – até a presente data
Contratado pela ONG Parceiros Voluntários para o projeto Teia Social para ministrar a capacitação “Aspectos legais das Organizações do terceiro Setor”, tendo uma carga horária de 64 horas;
Consultoria para a Prefeitura de Gramado para a Criação do Fundo Municipal de Cultura, formulários, treinamentos e avaliação dos projetos encaminhados ao Fundo.
Consultoria para elaboração do projeto de Restauração do Altar da Catedral Medianeira de Santa Maria, encaminhado a Lei Rouanet e Produção executiva do projeto Medianeira Instrumental
Palestrante em Cursos de Gestão Cultural, Elaboração de Projetos, Captação de Recursos e Prestação de Contas.
Parecerista de editais de Fomento à Cultura em diversos estados
CS Administração, Assessoria e Consultoria Ltda.
07/2008 – 12/2013 – Consultor/Sócio
Contratado pela ONG Parceiros Voluntários para o projeto Rede de Parceria Social para ministrar a capacitação “Príncípios para Gestão Social Sustentável”, tendo uma carga horária de 64 horas;
Contratado pela ONG Parceiros Voluntários para o projeto “Gestão para Sustentabilidade, Empreendedorismo e Redes Colaborativas” – SEBRAE para proferir cursos tendo como módulos: Aspectos legais da Organização da Sociedade Civil e Gestão para Sustentabilidade; tendo realizado 392 horas de cursos em 11 cidades do interior do RS;
Palestrante em Cursos de Gestão Cultural, Elaboração de Projetos, Captação de Recursos e Prestação de Contas.
Fundação Cinema RS – Fundacine
01/2007 – 06/2008 – Coordenador de Projetos
Elaboração e Execução de todos os Projetos da Fundação;
Captação de Projetos e Recursos;
Assessoria a Presidência e Diretoria.
Prefeitura Porto Alegre – Sec. Mun. de Cultura Coord. de Música
02/2006 – 01/2007 – Produtor Cultural
Produção Executiva de todos os eventos na área da musica executada pela coordenação. Ex. Baile da Cidade, Prêmio Açorianos de Música, Festival de Música de Porto Alegre, dentre outros;
Elaboração do planejamento para a realização e execução dos eventos da coordenação;
Elaboração de Projetos Culturais para Secretaria Municipal de Cultura;
Cultrix Consultoria Cultural Ltda
09/2001 – 01/2006 – Diretor Proprietário
Execução de Projetos Culturais em diversos segmentos;
Consultor tendo como clientes: Prefeituras e Empresas Privadas,
Elaboração de projetos aprovados em Sistemas de Incentivo;
Consultoria para prestação de contas de projetos incentivados;
Palestras e workshop sobre Mecanismos de Incentivo à Cultura destinada a empresários, produtores culturais, dirigentes municipais de cultura, artistas e contadores em diversas cidades do estado;
Governo do Estado do Rio Grande do Sul – Secretaria da Cultura
01/1999 – 09/2001 – Diretor da Lei de Incentivo à Cultura
Coordenação e orientação das comissões de análise dos projetos e suporte administrativo;
Responsável pelas alterações do Sistema LIC;
Reorganização do quadro funcional e do setor de TI, o que resultou numa maior transparência dos projetos que tramitavam na Secretaria.
PROJETOS CULTURAIS REALIZADOS
Teatro:
- Arlequim Servidor de Dois Patrões –
Produção Executiva e captação de recursos Com Direção de Luiz Artur Nunes, no Elenco: Marcos Breda, Camila Pitanga, Leonardo Vieira, Carol Aguiar, Ernani Moraes, Mario Borges, Carol Machado. Apresentação no Teatro São Pedro e nas cidades de Pelotas, Erechim, Santa Maria e Caxias do Sul.
- DNA Nossa Comédia
Produção executivaCom direção de Bibi Ferreira. Elenco: Ittala Nandi, Werner Schunemann, Rita Guedes, Claudia Alencar, Othon Bastos e Guilherme Leme.Apresentação no Teatro do SESI
- Amor, Feminino, Plural
Com Direção de Mônica Alvarenga. Elenco Maria Pompeu, Marcela Moura e Telma Costa. Com apresentação em Porto Alegre e Florianópolis
Festivais de Música
- 32º Ponche Verde da Canção Nativa –
Produção executiva e captação de recursos no Festival de Musica
Nativista realizado em Dom Pedrito em novembro de 2017.
- 27º Reponte da Canção –
Produção executiva e captação de recursos no Festival de Musica
Nativista realizado em São Lourenço do Sul. 2011.
- 28º Reponte da Canção –
Produção executiva e captação de recursos no Festival de Musica
Nativista realizado em São Lourenço do Sul. 2012.
- 11ª Escaramuça da Canção Gaudéria – Triunfo
Produção Executiva do Festival de Música Nativista realizada em Triunfo em outubro de 2002.
- Canto da Lagoa – Encantado
Produção do Festival de Música Aberta realizado em 2003 e 2004.
Festival de Cinema
- 3º Santa Maria Vídeo e Cinema
Produção Executiva e Captação de recursos no Festival de Vídeo e Cinema realizado em Santa Maria.
Música
- Medianeira Instrumental –
Produção Executiva – evento de música instrumental na Basilica medianeira em Santa Maria RS – 2016/2017
-
- Palcos Gaúchos
Produção dos shows musicais em uma carreta palco em 22 cidades do RS.2004
- 10ª FENAVINDIMA -
Produçã dos shows musicais da Festa da Uva e Vinho. Ocorrida em Flores da Cunha .
Seminários
- Mecenas na República
Democracia e Financiamento Público à Cultura
Seminário Nacional que ocorreu em Porto Alegre nos dias 24 e 25 de outubro de 2006.
Conferências
- VII Conferência Municipal de Cultura de Porto Alegre
Coordenador Geral
Coordenou a execução da Conferência Municipal de Cultura de Porto Alegre ocorrido de 19 a 23 de outubro de 2009 com as Pré-Conferências e dia 28 de outubro a Conferência.
- Fórum Juvenil do Patrimônio Mundial (Unesco e Iphan)
Produção do evento que reuniu jovens de toda América Latina de 18 a 24 anos que ocorreu em 2010 nas Cidades de Foz do Iguaçu, São Miguel das Missões, Goiás Velho, Brasília.
- IV Conferência Municipal de Cultura de Gramado
Consultor
Coordenação da Conferência Municipal realizada no dia 11/07/2015 e a elaboração do edital do Fundo de Apoio à Cultura e diversas palestras para a comunidade cultural.
Parecerista
- Comissão de Seleção e Avaliação Fumproarte – Porto Alegre –RS (2006-2007)
- Parecerista Ministério da Cultura, Lei Rouanet ( 2010-2013)
- Avaliador da Seleção Pública de Projetos Integração Petrobras Comunidades (2012)
- Parecerista Edital de Brasília - DF (2013 e 2014)
- Parecerista Edital de Palmas – TO (2013)
- Parecerista Edital Fomento ao Teatro de Campo Grande – MS (2014 e 2015)
- Parecerista Edital do Fundo Municipal de Cultura de Uruaçu – GO (2014)
- Consultor para criação do edital do Fundo de Apoio à Cultura de Gramado – RS (2015)
- Parecerista do Fundo Pernambucano de Incentivo à Cultura - Funcultura (2016)
- Parecerista do Fundo de Apoio à Cultura de Goiás - FAC (2017)
- Parecerista Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC (2017)
- Parecerista Edital de Apoio à Cultura de Joinville-SC (2017)
Galeria
