
Individual
Letícia Martins Dias
Dados Pessoais
E-mail Público: equalevocal@gmail.com
Endereço: Rua Visconde da Graça 155, Jardim Botânico, Rio de Janeiro, RJ, BR
Estado: RJ
Município:
CEP: 22461-010
Logradouro: Rua Visconde da Graça
Número: 155
Complemento: 401
Bairro: Jardim Botânico
Descrição
Cantora profissional desde os 16 anos, quando gravou como vocalista no LP de Chico Cariri, cearense que à época morava no Rio de Janeiro. Com o artista, participou de programa na antiga TVE (TV Brasil).Bacharel em Ciências Sociais e Licenciada em Música, concluiu o Curso Música & Negócios (PUC/RJ) e o Curso Políticas Públicas de Cultura (Escola do Parlamento/SP 2021).
Estudou canto popular com Angela Herz, tendo atuado vários anos como professora particular de canto popular. Participou de diversos grupos vocais, corais, gravações, CDs, jingles e shows. Trabalhou com Bibi Ferreira, Sérgio Saraceni, Danilo Caymmi, Altay Veloso, Zezé Motta, Tânia Alves, Roberto Menescal, Renato Terra, Milton Nascimento, Roberto Carlos, entre outros. Atuou em trilhas e cenas de telenovelas e programas da Rede Globo e com dublagem de voz cantada em desenhos animados. Foi integrante do Coral Voz & Cia e do Grupo Vocal feminino Pangéia, regidos por Júlio Moretzsohn. Desde 1995 trabalha na equipe do maestro Eduardo Morelenbaum, como monitora de voz em diversos corais de empresa tendo trabalhado com os corais das seguintes empresas: Shell, Petróleo Ipiranga, Coca-Cola, Neoenergia, Vale e Inmetro, Firjan (mais de 20 anos juntos) e Central Globo de Produção – Projac (mais de 10 anos).
Em 2013 participou do coro do espetáculo Bibi Canta Piaf (com a atriz e cantora Bibi Ferreira no Teatro Oi Casagrande - Rio de Janeiro/ RJ) e do Tributo a Raul Seixas no Rock in Rio 2013 como vocalista no show dos Detonautas, Zeca Baleiro e Zélia Duncan. Em 2014 participou do Especial de Fim de Ano de Roberto Carlos (TV Globo), com o Coral Vozes da Globo e foi vocalista no Concurso de Arranjos Vocais em 2014 e 2015 – CCBB/RJ.
Em 2017 participou da gravação de 3 músicas originais para a novela Deus Salve o Rei (TV Globo). https://web.facebook.com/mamberti47/videos/1350915818365152/
É cantora do premiado Grupo Vocal Equale, que possui três CDs gravados: “Expresso Gil” (2000); “Um gosto de Sol” (2004), com participação de Milton Nascimento, e “Na Praia de Caymmi”, com participação de Danilo Caymmi, Joyce Moreno e Serjão Loroza. O Equale acaba de ser reconhecido como o MELHOR GRUPO de MPB no 29º Prêmio da Música Brasileira, em cerimônia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro (agosto 2018).
Trabalhou como pesquisadora no Museu de Folclore Edison Carneiro e Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (IPHAN), tendo participado do inventário da Viola de Cocho (MT e MS) e do Jongo (RJ) de 2000 a 2003.
Atua na produção executiva e gestão de artistas e projetos culturais desde 1997, como: Equale,Valeria Sattamini, Flavio Mendes, Zanna e Curso de Folclore e Cultura Popular. Entre as funções já desempenhadas, destacam-se: elaboração de projetos, captação de recursos, campanhas de financiamento coletivo, assessoria administrativa e financeira, comunicação e marketing digital, vendas de produtos, inscrição em plataformas de streaming, produção de clipes, de CDs e de shows no RJ e em MG. Foi finalista no Prêmio Profissionais da Música 2019 como produtora executiva. Em 2020, elaborou 5 projetos aprovados pela Lei Aldir Blanc do RJ (estado e capital), sendo responsável pela realização de todos em 2021.
Desde 2008 trabalha ininterruptamente na análise de projetos culturais para diversos órgãos, tendo iniciado como parecerista contratada da FUNARTE/RJ para atuar junto ao MinC no enquadramento de projetos na Lei Rouanet. Desde então, já atuou efetivamente como consultora técnica e de mérito em secretarias e fundações dos seguintes municípios ou estados: Rio de Janeiro, Distrito Federal, Petrópolis (RJ), Campo Grande (MS), Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Funcultura Música – PE, Funcultura Geral – PE. SECULT-ES; Cachoeiro de Itapemirim (ES), entre outros. Também foi avaliadora da Caixa Cultural em 2016, analisando 296 projetos de todo o Brasil para o biênio seguinte. Em 2020 foi curadora do III Festival de Música da Paraíba e parecerista do Edital Ceará da Paixão, Setoriais de Música (ES), Paraná e para a LAB em 5 estados e 5 municípios. Em 2021 atuou como parecerista em 11 processos, em Música (Blumenau-SC, São José dos Campos-SP e Pernambuco) e em todas as demais áreas culturais (Curitiba, FAC-DF, Itapetininga-SP, Rondônia, Criciúma-SC, Serra-ES, LAB Santa Catarina, Amazonas).
Vídeos
-
Cerimônia Prêmio da Música Brasileira (1h e 20') 2018
-
Balada do Rei das Sereias - solo Letícia Dias
-
Clipe San Vicente - Equale/ 2021
-
Realização/ proponente LAB 2020/2021
-
Videoclipe Deixa Fluir - cantora e compositora 2021
Galeria
