Individual

Carlinhos Pitaguary

Descrição curta

Meu nome é Francisco Carlos do Nascimento Moreira, conhecido como Carlinhos Pitaguary. Sou indígena pertencente ao povo Pitaguary, artesão e arte educador nas artes indígenas.

Dados Pessoais

Telefone Público: (85) 99777-8011

Descrição

Iniciei meus trabalhos como arte educador indígena Pitaguary em meados de 2001 para 2002, com a prática do artesanato, canto e danças indígenas, repassando meus conhecimentos para as crianças e adolescentes das nossas comunidades como forma de preservação e fortalecimento da identidade do nosso povo. Na época sem muitos recursos e apoio eu busquei trabalhar com materiais naturais, realizando oficinas na minha casa, debaixo das arvores, nas associações e escolas das comunidades indígenas.
Em 2007 conheci o Movimento de Saúde Mental Comunitária – MSMC, onde fui chamado a realizar um trabalho de arte-educação no Projeto “Sim a Vida”, dentro e fora das nossas comunidades indígenas, com crianças e adolescentes, na perspectiva da prevenção ao uso indevido de álcool e drogas, fortalecendo a identidade indígena em núcleos implantados em Maracanaú e Fortaleza. Neste período formamos um grupo de crianças e adolescentes dentro comunidade Santo Antônio do Pitaguary chamado “Iandé memé Maranogara” com o objetivo de formar futuras lideranças indígenas Pitaguary, com atividades de incentivo a leitura criando o espaço de leitura em parceria o Instituto Nordeste Cidadania – INEC, o grupo de canto e danças indígenas e conquistando a Casa Digital Pitaguary com vários outros parceiros tais como: a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceara e o Governo Federal. Vale ressaltar ainda que neste período conquistamos a construção nossa “OCA” em parceria com o MSMC, a Prefeitura de Maracanaú e o Conselho Indígena Pitaguary, onde atuei com mão de obra voluntaria com mais quatro pessoas da comunidade.
Em 2015 fomos premiado com o edital Brasil de Todos os Leitores do Ministério da Cultura, onde recebemos um recurso em dinheiro para investir nas oficinas de artesanato, canto, dança, incentivo a leitura, preservação da mata nativa e contação de historia a partir do Espaço de Leitura. Ao longo destes anos nunca sessei as minhas atividades, sempre buscando levar o saber das lideranças indígenas mais velhas e experientes às crianças e adolescentes das nossas comunidades indígenas Pitaguary.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar