
Individual
Secretaria de Cultura e Turismo de Iguatu
Dados Pessoais
E-mail Público: sctiguatu@gmail.com
Descrição
As raízes culturais de Iguatu estão fixadas em três povos: os indígenas, os brancos colonizadores e os afro-descentes(em menor parcela).As expressões culturais que compõem o patrimônio cultural e artístico de Iguatu comprovam esta afirmação. Dentre as manifestações culturais mais comuns do povo estão às festas dos padroeiros das igrejas católicas, vaquejadas, blocos carnavalescos, cantorias de violeiros e repentistas, quadrilhas juninas, grupos de coral, grupos de HipHop, artesanato da palha de carnaúba, argila e palha de bananeira; grupos de teatro, humoristas, as comidas típicas a base de milho como pamonha e mungunzá; nas lendas, causos e superstições; e no vocabulário regional.
Dentre as potencialidades artísticas de Iguatu a música ganha destaque, referendado por uma forte tradição musical ao longo da sua historia com raízes implantadas já na década de 20 com a criação de escolas de violão e bandolins, na década de 40 foi criada uma orquestra sinfônica e a banda de música municipal existente até hoje. Iguatu é berço de grandes personalidades da música brasileira: erudita, regional e popular. É a terra natal do Maestro Eleazar de Carvalho, do advogado e poeta Humberto Teixeira(o Doutor do Baião) e do compositor Evaldo Gouveia. O maestro, nascido em 1912, dá nome à Escola de Música Erudita da cidade, criada em 2005.
A literatura, desde muito tempo, é uma área bastante fomentada, tivemos lançada a primeira semente intelectual dentro do movimento que foi o grêmio literário Iguatuense fundado em 23 de novembro de 1914. Os apreciadores dessa arte promoviam recitais, cânticos, incentivando com isso a prática dos cânticos orfeônicos trazidos pela educadora Amélia Figueiredo Sá de Lavor, a mesma administrava as partes musicais, criando dentro do grupo os grêmios literários.
Em 1966, nasce a Academia de Letras formadas por 12 intelectuais cujo nome era ”Clube Mundial do Jumento” tendo como liderança intelectual o padre Antonio Vieira Batista.
A atual Secretaria da Cultura e Turismo criada pela Lei Municipal Nº 990/05 - é fruto de uma longa história com muitos atores. O primeiro órgão gestor autônomo foi criada na Administração do Excelentíssimo Senhor Prefeito Dr. Hildernando José Bezerra pela Lei Municipal Nº 445/96 com a denominação Secretaria de Cultura e Desporto, vindo a partir daí extinguir o Departamento de Cultura e Desporto (constante na Lei Nº 082/90).
Galeria
