Coletivo

Instituto Nordeste Cidadania

Descrição curta

O Instituto Nordeste Cidadania é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público com foco principal no desenvolvimento sustentável de comunidades, por meio de programas socioambientais e de microcrédito.

E-mail: areasocial@inec.org.br

Telefone Público: (85) 3209-9236

Endereço: Av. Doutor Silas Munguba 3500, 3500 , Itaperi, 60714-242, Fortaleza, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 60714-242

Logradouro: Av. Doutor Silas Munguba 3500

Número: 3500

Complemento:

Bairro: Itaperi

Descrição

O Instituto Nordeste Cidadania é uma instituição de ação, de cidadania, de pessoas, de um grupo, do todo e das partes, trazendo sonhos, desejos, vontade de fazer acontecer, sede de mudança, de transformação, de solidariedade, de comunhão, de descoberta, de convivência, de desbravamento, de pertencimento, de ser diferente e fazer a diferença. Na sua essência está o fazer social, cidadão, a inclusão. É amor em ação.

Com 7.696 colaboradores (agosto/2019), o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) atua em todo o Nordeste e nortes de Minas Gerais e do Espírito Santo. A instituição é parceira do Banco do Nordeste na operacionalização dos programas Crediamigo e Agroamigo, além de desenvolver os seguintes Programas Socioambientais:

- Inec Juventude
- Inec Cultura
- Inec Território
- Inec Tecnologia
Essa consciência amorosa se faz por meio de uma metodologia baseada nos princípios da Educação Biocêntrica e da Permacultura que valorizam a vida, os potenciais do lugar e das pessoas, o saudável, a identidade local, a integração, o envolvimento progressivo da comunidade, a inteligência afetiva e os vínculos no convívio, promovendo o desenvolvimento sustentável dos lugares e o desenvolvimento de uma rede solidária de ação.
No tocante a cultura visamos promove-la como expressão simbólica; a cultura como direito de cidadania; e a cultura como fator econômico, logo, atualmente desenvolvemos diversos projetos tais como:
Cultura em Comunidade que visa o fomento da criação de bens e serviços culturais em suas dimensões econômica, simbólica e cidadã, expandindo a economia da cultura e a formação de capital humano e social em algumas das linguagens da cadeia produtiva. Os quais em 2018, o projeto contou com mais de 500 participantes e mais de 1.200 produtos produzidos.
Temos ainda o Inec Itinerante que visa promover trocas de conhecimentos e experiências de produção da arte e cultura, educação, ecologia e sustentabilidade, fomentando o desenvolvimento entre os territórios que o Inec tem atuação.
Nossas ações socioambientais se desenham por meio de vários projetos que contribuem de forma significativa com o desenvolvimento de uma cultura local e regional sustentável, de acordo com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – ODS.
Temos ainda como principal missão contribuir para a inclusão e para o desenvolvimento sociocultural e econômico das pessoas, potencializando a força coletiva, promovendo a cidadania e o respeito à vida. Temos orgulho de ser uma instituição feita de gente e que se preocupa, em todos os projetos e ações, em enfatizar o poder transformador que cada um de nós tem.

Vídeos

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar