Coletivo

Centro Cultural Belchior

Área de Atuação

Música

Descrição curta

O Centro Cultural Belchior é um espaço localizado na Praia de Iracema, voltado para a difusão, formação e realização de ações no campo da música.

E-mail: contato@centroculturalbelchior.com

Telefone Público: (85) 3219-0924

Descrição

Centro Cultural Belchior

A casa de praia da música

Espaço de experimentação estética e narrativas da música

O conceito do Centro parte da premissa de ser um lugar onde a música e as pessoas da música se encontrem e compartilhem estéticas e narrativas contemporâneas. O Belchior do século XXI, da praia, da diversidade…

A música feita no século XXI é marcada pela diversidade de estilos e gêneros, pela mistura com outras artes. Nesse sentido, o CC Belchior deve promover e fortalecer tais encontros, seja através de sua programação regular, seja apoiando eventos e atividades desenvolvidas a partir do circuito de música de Fortaleza, conectando-o a outros circuitos e possibilidades.

Lugar de formação, estudo e pesquisa

Pluga e pensa…
Formar, reformular, estudar, pesquisar. Conceitos e possibilidades da produção acadêmica, dos textos, do pensamento sobre música. Apresentação de pesquisas, trabalhos acadêmicos, estudos acerca da arte e suas possibilidades na contemporaneidade.

Ações de formação incluindo cursos, oficinas, seminários, palestras, rodas de conversa, grupos de estudos, voltadas para a qualificação de um pensamento sobre a música, a arte, as relações entre as artes. A programação das ações contempla pelo menos uma atividade de produção e compartilhamento de conhecimento por mês.

Centro de difusão e circulação das cenas e cenários

Programação, shows, encontros, conversas… “Na calçada!”. Regularmente, artistas, grupos, coletivos, pessoas, se apresentam na calçada do Centro, de frente para o mar, respirando a brisa da praia.

Shows de artistas, bandas, criadorxs de música da cidade mensalmente em frente ao Belchior. A seleção dar-se-á por meio de curadoria a partir do credenciamento de artistas. O recorte para essa programação é priorizar trabalhos ainda em processo de afirmação, com forte conotação contemporânea, independente e experimental.


Coworking de selos e produtoras independentes

Trabalhos colaborativos, compartilhados, espaços para trocas e produção da cena contemporânea. O lugar abrigará selos, produtoras e grupos de produção, criação e realização no campo da música e seus hibridismos.

O processo de ocupação será pautado a partir da solicitação via email. A prioridade será por propostas de grupos ou pessoas ainda em processo de construção de um conceito e abertas à consolidação de uma rede de colaboração e troca de experiências. Serão disponibilizadas a estrutura física (mesa, cadeiras) e internet. O tempo da ocupação dependerá da proposta apresentada.

Palco para ensaios abertos

Bandas, artistas, ocupação do espaço com ensaios abertos, conversas sobre os processos criativos.

A estrutura disponibilizada será bateria, amplificadores para guitarra e baixo, cabos, microfones, PA. O agendamento será via email, obedecendo a ordem de chegada e cada artista ou banda poderá agendar um limite de até 5 ensaios por vez, sendo todos abertos ao público.
evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar