Individual

DORIVAN RAFAEL DOS SANTOS (MESTRE RAFAEL MAGNATA)

Descrição curta

É Mestre de Capoeira Angola, discípulo de Mestre Sabiá (PB) e de Mestre Nô (BA), sucessivamente. Tem formação e atuação profissional em danças, manifestações artísticas afro-brasileiras e populares, música, artesanato, fabricação de instrumentos e produção cultural há 40 anos. Foi reconhecido na categoria Coletivos Culturais Negros no II Prêmio Expressões Culturais Afro-brasileiras do Ceará, edição 2022. Coordena o Centro Cultural Òrun Àiyé, realizando o trabalho de formação em Capoeira Angola por meio do grupo de Capoeira Angola Òrun Àiyé, criado em 2009 para 2010, em Fortaleza – CE.

Dados Pessoais

E-mail Público: angolaorunaiye@gmail.com

Telefone Público: (85) 996550930

Endereço: Rua Major Facundo 2285 A, José Bonifácio, Fortaleza, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 60025-101

Logradouro: Rua Major Facundo

Número: 2285 A

Complemento: Altos

Bairro: José Bonifácio

Descrição

RESUMO DAS QUALIFICAÇÕES

É Mestre de Capoeira Angola, guardião e responsável por difundir a tradição da Capoeira Angola, discípulo de Mestre Sabiá (Campina Grande-PB) e de Mestre Nô (Itaparica-BA), sucessivamente. Tem formação e atuação profissional em danças e manifestações artísticas afro brasileiras e populares, música e percussão, capoeira angola, artesanato, fabricação de instrumentos e produção cultural há 40 anos. Iniciou a carreira em Campina Grande e João Pessoa (PB) e, desde 2009, desenvolve atividades em Fortaleza (CE). Coordena o Centro de Cultura Òrun Àiyé, fundado, oficialmente, em 16 de abril de 2011, no Estado da Paraíba, por ocasião do evento de capoeira “IV Abril pra Angola”. No Centro é realizado o trabalho de formação em capoeira angola por meio do grupo de Capoeira Angola Òrun Àiyé (criado em 2009 para 2010, Fortaleza - CE), danças afro e populares, musicalidade e percussão, artesanato e fabricação de instrumentos. Nesse processo foram realizadas diversas parcerias, como, por exemplo, com o Núcleo de Africanidades Cearenses da Universidade Federal do Ceará (UFC), com a UNILAB (Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira), dentre outras instituições e projetos sociais tanto acadêmicas como de atuação formativa e executiva pública e privada na formação da produção de conhecimento e cultura no Estado do Ceará (escolas públicas e privadas, sistema S, ONG’s, etc). Realiza, desde 2007, o evento cultural Abril Pra Angola, que oferece atividades de treinamento, capacitação, formação, estudos e vivências de Capoeira Angola (ancestralidade, filosofia e prática) para alunos/as, instrutores/as, professores/as, contramestres/as de capoeira e pesquisadores/as da cultura afro brasileira e para o público de modo geral.
Sua atuação tem forte influência na construção da capoeira angola no Ceará em diálogo com a comunidade de capoeira angola, fortalecendo a atuação política cultural desta no Estado. As práticas e vivências das atividades desenvolvidas em sua trajetória buscam o compromisso com uma atuação ativa na desconstrução das formas de preconceito e discriminação social, versando nas temáticas interseccionais e de decolonialidade, que perpassam pelas questões de gênero, raça e etnia, crença, orientação sexual e práticas de ruptura com o pensamento tradicional que gera opressão. Esteve em diversos estados do Brasil, e em países da América do Sul e da Europa desenvolvendo atividades de formação em capoeira angola e danças folclóricas como representante do Estado do Ceará. Em fevereiro de 2022, foi reconhecido na categoria Coletivos Culturais Negros no II Prêmio Expressões Culturais Afro brasileiras do Ceará.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar