Descrição curta

Professor da Universidade Federal do Ceará. Doutor pela Universidade de Barcelona (UB). Mestre em Educação da América Latina pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Educação pela Universidade de Barcelona (UB). Graduado em Educação Física. Coordenador do Programa de Extensão: CENTRO DE ESTUDOS SOBRE LUDICIDADE E LAZER (CELULA) e da Unidade Móvel Brincarmóvel da UFC. Brincante e aprendiz. Autor de vários livros e artigos sobre o brincar e o lúdico. Colecionador e estudioso sobre jogos e brinquedos. Conselheiro da Associação Brasileira de Brinquedotecas (ABBri). Colaborador do Instituto NEXOS. Coordenador e curador do Museu do Brinquedo de Fortaleza.

Dados Pessoais

E-mail Público: marcosteodorico5@hotmail.com

Descrição

Professor da Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor pela Universidade de Barcelona (UB). Mestre em Educação da América Latina pela Universidade de São Paulo – USP. Mestre em Educação pela Universidade de Barcelona – UB. Graduado em Educação Física. Coordenador do Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (CELULA) composto pelos projetos de extensão universitária: Laboratório de Brinquedos e Jogos (LABRINJO), Brinquedoteca de Pesquisa e Lazer, BRINCAR NA UFC: UM DIREITO DE TODOS, BRINCAR PARA INCLUIR e a Unidade Móvel BRINCARMÓVEL da UFC. Coordenador e curador do Museu do Brinquedo de Fortaleza. Professor responsável pelas seguintes disciplinas no IEFES/UFC: Estudos Teóricos e Práticos sobre o Brincar, Jogos Cooperativos, Recreação e Ludicidade, Cultura Lúdica e Teoria do Jogo, Lazer e Educação, Educação Física na Educação Infantil, Educação Física para Terceira Idade e Estágio Supervisionado em Lazer e Recreação. Realiza atividades de pesquisa, ensino, estágio e extensão no IEFES/UFC. Linhas de pesquisas e estudos: Brincar uma aprendizagem para vida: o lúdico no desenvolvimento humano; Perspectivas teóricas sobre o brincar e o lúdico; Currículo e a pedagogia do brincar; Educação infantil e o brincar: reflexões e possibilidades; Brincar na escola; O brincar e sua relação com a ludomotricidade, afetividade, educação em valores e conhecimento das linguagens; Repertório infantil para ampliação da criatividade no ato educativo; Corporeidade e sua relação com o conhecimento sensível mais o conhecimento racional; Corpo e o sentimento de pertença da etnia humana; Corpo lúdico; Corporeidade significante; Corpo como instrumento de resiliência infantil; Culturas infantis é respeitar o movimento e o corpo da criança; Cultura lúdica infantil; Interação lúdica; Jogos, brinquedos e brincadeiras étnicos raciais indígenas e quilombolas; Brincar e o multiculturalismo; História dos jogos e brinquedos; O brincar na resolução de situações-problema; Design de jogos: criação, modificação e análise; Os games no cotidiano infantil da vida moderna; Jogos digitais e eletrônicos e aprendizagem escolar; Videogame como mídia da construção narrativa; Brincar e inclusão; O brincar para as crianças com necessidades educativas especiais; Psicologia do brinquedo: Ludodiagnóstico infantil; Ambientes lúdicos para brincar; Playwork: espaços lúdicos infantis; Segurança do Brinquedo; Brincar na cidade; Trajetória lúdica infantil; Intensidade e qualidade lúdica infantil; Mapa afetivo infantil; Apropriação e pertencimento lúdico infantil; Direito de brincar; Brincar cooperativo; Cultura da paz; O lúdico na resolução de conflitos; O lúdico e sua relação com o gênero e a sexualidade; Aprendizagem e práticas lúdicas criadoras; Intencionalidade pedagógica lúdica; Métodos ludiformes; Desenvolvimento de projetos lúdicos. Autor de vários livros sobre o lazer, o brincar, o lúdico e a criança. Lattes CNPQ: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763848E2.

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