Descrição curta

Jornalista (ECO/UFRJ), mestre em Cultura e Territorialidades (PPCULT/UFF), mestre em Criação e Produção de Conteúdos Digitais (PPGMC/UFRJ), pesquisador, videodocumentarista, editor de obras impressas, digitais e produtor cultural. Microempreendedor Individual (MEI), tem experiência com comunicação social, audiovisual, produção editorial, Patrimônio Cultural e produção de eventos culturais.

Dados Pessoais

E-mail Público: f.caixeta@gmail.com

Telefone Público: (21) 98777-0251

Endereço: Rua Professora Deuva de Alencar 696, Vila Real, Juazeiro do Norte, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 63043-070

Logradouro: Rua Professora Deuva de Alencar

Número: 696

Complemento:

Bairro: Vila Real

Descrição

Bacharel em Comunicação Social com habilitação em jornalismo (ECO/UFRJ), mestre em Cultura e Territorialidades (PPCULT/UFF), mestre em Criação e Produção de Conteúdos Digitais (PPGMC/UFRJ). Videodocumentarista, pesquisador, editor de obras impressas e digitais, autor da pesquisa “Dia de Quilombo: cinema e cultura popular no Juazeiro do Padre Cícero” (UFF/2016), que subsidia a SecultCE no Registro da Festa do Quilombo (Dia de Reis) de Juazeiro do Norte como Patrimônio Cultural do Ceará.

Desde 2005, reside e trabalha no Cariri, onde desenvolve projetos audiovisuais junto com os mestres e os grupos da tradição cultural. Entre outras atividades, dirigiu os vídeos “Encontro do Padre Cícero com o Profeta Gentileza” (2008), “Dia de Reis no Juazeiro do Padre Cícero” (2009), “Abraço em Juazeiro” (2010) e “Viva Cultura Viva” (2011).

Organizou a obra “Dia de Reis no Juazeiro de Outrora” (2008), quando pela primeira vez um manuscrito do memorialista cearense Octávio Aires de Menezes foi publicado na forma de livro. Elaborou o projeto técnico e integrou o conselho editorial da “Coleção Padre Cícero Romão Baptista e os Fatos de Juazeiro” (2009- 2012) junto à Diocese de Crato, ação que resultou na digitalização de 10 mil documentos e a publicação de dois livros (Ed Senac: Fortaleza, 2012).

Em 2017, editorou o projeto transmídia “Cartografia Cultural do Crato” junto a Secult-Crato e a URCA, com o mapeamento de 382 referências culturais no território cratense.

Palestrante em eventos no Ceará e Rio de Janeiro, como o Simpósio Nacional Sobre Patrimônio e Práticas Culturais (URCA-ESBA) em Barbalha (2018), Simpósio Internacional Padre Cícero (2018) e o Seminário Internacional de Políticas Culturais promovido pela Casa Ruy Barbosa no Rio de Janeiro (2017), escreve sobre cinema, identidade e patrimônio cultural.

Autor do dossiê que possibilitou o reconhecimento do Poeta Pedro Bandeira pelo Programa Tesouros Vivos do Ceará em 2018, é o organizador da obra poética do cantador e o criador da Semana Cultural Poeta Pedro Bandeira, evento iniciado em 2018, voltado para o universo do cordel, do repente e da cantoria, sempre na primeira semana de maio em Juazeiro do Norte.

Entre as realizações durante a pandemia, concluiu o mestrado no programa de Mídias Criativas e participou do Edital Dendicasa da Secult CE, com a produção e veiculação do documentário de média metragem "Dia de Reis no Juazeiro do Padre Cícero" (2020).

Selecionado pelo edital do Patrimônio Cultural da Lei Aldir Blanc, elaborou a plataforma da Festa do Quilombo (www.festadoquilombo.com.br), para divulgar e colaborar com o registro da celebração popular. Aprovado no edital Arte em Rede do IDM (2020), produziu e veiculou o documentário de curta metragem "Nada Faltará - 150 anos da ordenação do Padre Cícero" durante atividade remota na Casa Cego Aderaldo. Na Edital Cultura em Casa do município de Juazeiro (2020), organizou atividades formativas remotas sobre o processo de criação cinematográfica.

Nos últimos dois anos, por meio da Kinecos Filmes, o agente cultural aprovou dois projetos audiovisuais na Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal. O primeiro, "Nada Faltará", é um documentário sobre os 150 anos da chegada do Padre Cícero em Juazeiro do Norte e da partida do Padre Ibiapina do Ceará. O segundo projeto é o curta metragem "Destino de Cantador", sobre o Poeta Pedro Bandeira, que será lançado junto com o livro Poeta Pedro Bandeira - nas mãos na mente e na alma, organizado pelo proponente.

Em 2022, foi o editor da obra transmídia Relicário de Memórias - Opereta Popular Canto de Reis, organizado por Dane de Jade; em 2023 teve o artigo "O chicote e a máscara: a presença do cão na Festa do Quilombo em Juazeiro do Norte", publicado no livro do Festival Internacional de Máscaras do Cariri - FIMC.

O agente está executando o projeto Plataforma Festa do Quilombo, selecionado pelo edital de áreas técnicas do XII Edital Ceará de Incentivo as Artes 2022, com o objetivo de realizar o inventário de referências culturais da Festa do Quilombo através de metodologia inovadora e com engajamento dos brincantes. A plataforma pode ser acessada no endereço www.festadoquilombo.com.br.

Currículo LATTES:
http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735809E0

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar