Individual

Mestra Mãe Zimá

Área de Atuação

Descrição curta

Mãe Zimá é portadora de imenso prestígio por sua atuação na Umbanda como Mãe de Santo. Sacerdotisa que tem uma vida inteira dedicada a preservação e continuidade dos saberes da umbanda cearense. Por seus saberes com medicina tradicional popular, recebeu o Título de Mestra da Cultura - “Tesouros Vivos da Cultura” do Estado do Ceará .

Dados Pessoais

Telefone Público: (85) 98836-6490

Endereço: Rua Domingos Olímpio, 2019 , José Bonifácio, 60040-080, Fortaleza, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 60040-081

Logradouro: Rua Domingos Olímpio

Número: 2019

Complemento:

Bairro: Benfica

Descrição

ZIMÁ FERREIRA DA SILVA - MÃE ZIMÁ
Zimá Ferreira da Silva – conhecida como Mãe Zimá, nasceu no dia 03 de abril de 1947, na cidade de Fortaleza. Veio de uma família humilde que tem origem na cidade de Pacatuba. Filha de Seu Josué, policial militar e de Dona Consuelo.

Aos 7 anos de idade, na casa de seu Avô Gastão, de quem Zimá herdou sua corrente de guias espirituais, recebeu pela primeira vez seu Orixá. O fato causou um enorme desconforto na família. Aos 14 anos Zimá começa a frequentar o terreiro “Rei do Cangaço” de Zé Alberto, considerado um dos maiores umbandista do Brasil, que anos mais tarde se torna seu Pai de Santo. Mesmo com pouca idade e experiência Mãe Zimá aceita a responsabilidade de preservar a cultura de seus ancestrais.

Como a morte de seu Pai de Santo Zé Alberto, Zimá passa a trabalhar em sua casa na Av. Domingos Olimpio. Anos mais tarde funda seu próprio terreiro denominado “Ogum Megê”, no bairro São Vicente, em Fortaleza, onde desenvolve suas práticas e a ritualística da Umbanda, além de usar seus conhecimentos com medicina popular através da feitura de remédios e lambedores a partir de plantas medicinais.

Mãe Zimá é a primeira Mãe de Santo brasileira e receber o título de Mestra da Cultura, proferido pela Secretaria da Cultura do Estado passando a fazer parte dos Tesouros Vivos do Ceará. , por sua sabedoria com medicina tradicional de terreiro.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

ANTONIO KENNEDY SALDANHA RIBEIRO

Produtor Cultural - Assessor de Comunicação - Radialista e Mestre de Cerimônias - Roteirista - Fotografo - Pesquisador em Artes Visuais e Acessibilidade Cultural.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar