Individual

Mestre Dodô - Reisado São Francisco

Área de Atuação

Cultura Popular

Descrição curta

Mestre Dodô, nasceu no Sítio Gonçalo, em Crato (CE) em 1950, se trajou no Reisado pela primeira vez aos sete anos. Hoje, Com quase 70 anos de brincadeira, é um mestre que abarca experiências na liderança do grupo, na criação de peças e no compartilhamento de saberes que garantem a salvaguarda dessa tradição.

Dados Pessoais

E-mail Público: mestredodofranciscojsilva@gmail.com

Telefone Público: (88) 98832-0903

Descrição

Mestre Dodô é mestre do Reisado São Francisco e embolador do Coco São Francisco, tendo sido ambos os grupos criados por ele.

O Coco São Francisco foi fundado em 1998 e o Reisado São Francisco teve início em 2001. Os dois grupos surgiram através da tradição familiar, onde amigos, irmãos, filhos, netos e vizinhos, participaram/participam da brincadeira contribuindo para o fomento da cultura popular.

Discípulo de Mestre Zé Matias, seu tio e padrinho, foi assumindo naturalmente a liderança do grupo, nas vezes em que ele não queria falar no microfone ou que não podia. Assim o jovem Dodô, foi aos poucos aprendendo o ofício de mestre.

Como mestre de Reisado, a primeira vez que se apresentou foi no dia 24 de março de 2001 na Igreja do Socorro em Juazeiro do Norte. E em suas palavras a coisa mais importante que um mestre tem que saber é que "em primeiro lugar em um grupo tem que ter é união", pensamento que vem repassando desde que assumiu o Reisado São Francisco.

No ano de 2022, em reconhecimento aos mais de 50 anos dedicados à tradição, foi titulado como Tesouro Vivo da Cultura do estado do Ceará, e em dezembro de 2023 foi agraciado pela UECE como Notório Saber em Cultura Popular.

O grupo de reisado ao qual lidera, conta atualmente com 20 brincantes, e o de Coco 12 brincantes. Os grupos são constituídos de crianças, adultos e idosos, proporcionando o contato intergeracional, e atuando fortemente em Juazeiro do Norte e cidades adjacentes.


Contando desde quando assumiu a liderança do grupo, foram inúmeras apresentações em Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Potengi, Várzea Alegre, Nova Olinda, Jardim, Brejo Santo, Limoeiro do Norte, Russas e Fortaleza. Fora do Ceará, se apresentou em Pernambuco nas cidades de: Salgueiro, Exu, Bodocó, Feitoria, Araripina. E na Paraíba na cidade de Sousa.

Além de lives, rodas de conversa, entrevistas, foi convidado para participar de projetos tais como:

- Filme "Baile de Reis" produzido pelo Berro Filmes no ano de 2018;

- Álbum "Reisado São Francisco - vol. 1" produzido pela Carroça de Mamulengos, no ano de 2021;

- Livro-reportagem "O jaraguá caiu na cidade" produzido por Bibiana Belisário, no ano de 2021.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar