Coletivo

AFOXÉ FILHOS DE OGUM - TOCA ESSE AFOXÉ - PLANTANDO A SEMENTE NA ESCOLA, COLHENDO FRUTO NA SOCIEDADE. PROJETO EDUCACIONAL E CULTURAL DE VALORIZAÇÃO DA AFRICANIDADE.

Descrição curta

O AFOXÉ FILHOS DE OGUM foi formado em 2016, com participantes do CENTRO ESPIRITO DE UMBANDA ELANO DE OGUM no objetivo de salvaguardar a música e a dança dos povos de terreiros e também servir para divulgar a cultura afro-brasileira combatendo o preconceito e a discriminação.

E-mail: diegocruzcaninde@yahoo.com

Telefone Público: (85) 98933-6694

Descrição

AFOXÉ FILHOS DE OGUM 2019 - PLANTANDO A SEMENTE NA ESCOLA, COLHENDO FRUTO NA SOCIEDADE. PROJETO EDUCACIONAL E CULTURAL DE VALORIZAÇÃO DA AFRICANIDADE. O projeto beneficiará mais de 50 crianças de 09 a 13 anos em situação de venerabilidade social. Aqueles que são negros poderão reafirmar sua beleza e riqueza através do estudo e perpetuação da identidade afro e os que não são, também poderão se enxergar como parte daquilo tudo, da música que “faz acontecer” o “Afoxé”. As oficinas estarão sendo realizadas na Escola Municipal Maria Aglaê. A grande culminância será um desfile do candomblé de rua, vestidos e munidos de instrumentos do Afoxé.
No decorrer dos anos o AFOXÉ FILHOS DE OGUM criou uma parceria firme e constante com as Escola Municipais de Canindé e se tornou mais uma ferramenta para estimular a educação, o aprendizado e a permanência das crianças na escola. Através de ações artísticas culturais promovidas pelo coletivo Cultural e a coordenação das escolas, o “ESTAR NA ESCOLA” passa a ser mais prazerosa, pois tem mais atrativos e a novidade encanta os alunos.
Assim durante todo o ano realizamos ações nos períodos durante o ano fazendo um trabalho de VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO BRASILEIRA, além da QUEBRA DE PRECONCEITOS e ACEITAÇÃO DA DIVERSIDADE CULTURAL.
Para quem não conhece o candomblé e suas cantigas poderá ser estranho, à primeira vista para o nosso público, mas logo iram perceber que o afoxé se parece com um bloco carnavalesco diferente, mas é o "candomblé de rua", segundo Raul Lody.
As suas principais características são as roupas, nas cores dos orixás, as cantigas em língua iorubá, instrumentos de percussão, atabaques, agogôs, afoxés e xequerês. Esse serão atrativos para os alunos, pois a “novidade” sempre é bem vida para eles.
DURANTE O ANO REALIZAMOS JUNTO AS AESCOLAS MUNICIPAIS DE CANINDÉ OFICINAS DE DANÇA, OFICINAS DE BATUQUE, PALESTRAS E VISITAS GUIADAS AO CENTRO ESPIRITO DE UMBANDA ELANO DE OGUM.
Como comprovado nos registros no mapa cultural, as ações são de VALORIZAÇÃO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA, COMBATE A INTOLERÃNCIA RELIGIOSA e ACEITAÇÃO DA DIVERSADADE CULTURAL.
O projeto AFOXÉ FILHOS DE OGUM beneficiará mais de 50 crianças de 09 a 13 anos em situação de venerabilidade social. Aqueles que são negros poderão reafirmar sua beleza e riqueza através do estudo e perpetuação da identidade afro e os que não são, também poderão se enxergar como parte daquilo tudo, da música que “faz acontecer” o “Afoxé”.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

NATANIEL CORDEIRO

NATANIEL CORDEIRO
ARTISTA PLÁSTICO,, DANÇARINO, ATOR, FIGURINISTA.
Todo ARTISTA tem que ser completo. Tem que ser lapidado pela vida! Tem que conhecer de tudo um pouco e ser bom naquilo que gosta de fazer!

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar