Coletivo

Bloco Balançado da Santinha

Área de Atuação

Dança Música

Descrição curta

O Pré Carnaval Popular de Flores, através do Bloco Balançado da Santinha, busca homenagear Ana Maria Régis, uma figura ilustre do distrito de Flores, Russas/CE que tem por apelido SANTINHA.

E-mail: alex_lxm@hotmail.com

Telefone Público: (88) 98119-7224

Descrição

Das festas e manifestações populares do Ceará o Carnaval se destaca enquanto uma das mais grandiosas, essa manifestação consegue, anualmente, envolver milhares de pessoas em torno de um só propósito, comemorar a maior festa popular do mundo. Sua riqueza cultural está além do rito de comemoração festiva, movimenta toda uma sociedade em torno de um sentimento comum, apresenta uma diversidade de ritmos, cores, saberes e etnias, seja na apresentação de grupos que representam a identidade de seus antepassados, ou nas variadas expressões e gestos dos participantes espectadores. É neste contexto que se insere o bloco o Balançado da Santinha o mais importante grupo de resgate das tradições carnavalescas do distrito de Flores, em Russas – CE, desde 2017.

O carnaval é, sem dúvidas, o maior representante da tolerância, da diversidade, da mistura, do sentido comum de celebrar a vida e as diferenças, sejam elas de classe ou raciais. É o momento em que todos estão dispostos a deixar de lado as diferenças e viver a felicidade de participar de algo tão magnífico. O vale do Jaguaribe, sabidamente, é um dos berços culturais mais diversos e abrangentes do Ceará, no que diz respeito ao seu povo, e às suas influências.

O Bloco homenageia uma ilustre moradora de nossa comunidade, Ana Maria Regis, nossa querida Santinha. Dentre as atividades realizadas, destacamos:

2017 - Mostra de Tradições Carnavalescas do Vale do Jaguaribe e Litoral Leste do Ceará
- Realização de Carnaval Popular, com a Tradicional Banda Carnavalesca de Limoeiro do Norte, “Buchada da Adélia”;
- Realização de Cortejo Carnavalesco “Vale de Bonecos e Tradições”, com participação dos Bonecos Gigantes de Aracati, Limoeiro, e dos Bonecos Geminados de Quixeré;
- Realização de Baile Infantil, com alunos das escolas públicas de Flores.

2018 – Carnaval Cultural de Flores
- Desfile do Bloco Carnavalesco ao som das marchinhas carnavalescas.

2019 - Carnaval Cultural de Flores
- Oficina de máscaras carnavalescas e baile infantil, na Escola São Gerardo, Ramal de Flores;
- Cortejo carnavalesco com a Tradicional Banda Carnavalesca Balançando Limoeiro, de Limoeiro do Norte;

2020 - Carnaval Cultural de Flores
- Oficina de máscaras e adereços carnavalescas, além de baile infantil, no CRAS de Flores;
- Cortejo carnavalesco com a Tradicional Banda Carnavalesca Balançando Limoeiro, de Limoeiro do Norte;
- Desfile Carnavalesco “Vale de Bonecos e Tradições”, com participação dos Bonecos Gigantes de Aracati.

2021 – Live Histórias do Balançado da Santinha
Conta toda a história da nossa homenageada.


25 FATOS SOBRE SANTINHA

1. Ana Maria Regis, nasceu no dia 03 de abril de 1949 na comunidade Sapé, município de Limoeiro do Norte.

2. Filha de Ana Zélia e Raimundo, nasceu numa época em que um casal tinha filhos cedo e em grande quantidade para trabalharem na roça da família. As gestações eram muito próximas e a mortalidade infantil era alta devido a desnutrição e a doenças infecciosas como o mal de 7 dias (tétano neonatal).

3. Seus pais tiveram 15 filhos, mas apenas 9 se criaram. Todos pensavam que seriam apenas 8, dado que Ana Maria era frágil e sem vitalidade. Começou a ser chamada de Santinha, pois não falava ou se movimentava; ficava esquecida no fundo de uma rede. Estava desenganada, quando uma tia, ao visitar a família, resolveu dar uma colher de óleo de rícino à Santinha. No dia seguinte, Santinha amanheceu mais esperta e com o olhar mais alegre. A família continuou dando o óleo diariamente até que a criança cresceu e se desenvolveu normalmente.

4. Santinha ajudava sua família na agricultura e nas tarefas domésticas, dever de qualquer criança da época.

5. A alimentação da família se baseava em feijão, farinha e rapadura. Hábitos alimentares que ela mantém até hoje.

6. Ainda criança, enviou uma carta para o governo pedindo bolsa de estudos para estudar na Escola Normal Rural de Limoeiro do Norte. Seu pedido foi atendido e a mesma ingressou na escola, finalizando seus estudos lá.

7. Semanalmente, ia a pé do Sapé à cidade de Limoeiro do Norte levando seu material escolar, roupas e mantimentos para a semana. Hospedava-se na casa de sua avó juntamente com outras primas. Às sextas-feiras, retornava a pé para o Sapé a fim de passar o final de semana em casa.

8. Sua família mudou-se para Limoeiro do Norte e ela para Flores, onde foi muito bem acolhida. Considera, inclusive, Dona Rosinha de Afonso, uma segunda mãe.

9. Tornou-se pedagoga pela FAFIDAM no ano de 1983.

10. Durante toda a graduação, Santinha e mais 3 amigas, Delma, Maria de Sousa e Maria Mendes, iam de Flores a Limoeiro de bicicleta.

11. Dedicou sua vida à educação, tendo sido secretária da Escola Municipal Prof. Edilson Mendes e professora e diretora da Escola de Primeiro e Segundo Grau Maria de Lourdes Oliveira. Enquanto diretora da Escola Maria de Lourdes, devido a carência de profissionais, acumulou a função de diretora e secretária concomitantemente.

12. Tornou-se mãe solteira em 1984, quando seu filho Cristiano nasceu. Em 1987, nasceu seu segundo filho, Daniel.

13. Em 1985, foi convidada por Seu João Lúcio e Dona Menininha a mudar-se para casa deles durante da cheia, pois havia entrado água em sua casa e seu filho Cristiano tinha apenas 1 ano.

14. Sempre participou ativamente de atividades relacionadas à igreja: Círculos Bíblicos, Grupo Missionário, Apostolado da Oração e Festa do Padroeiro.

15. Faz parte do Clube de Mães, tendo sido presidente do mesmo por alguns anos.

16. Passou anos vestindo exclusivamente roupas e calçados brancos por uma promessa que fez quando seu filho Daniel perdeu-se na praia de Majorlândia. Atualmente, veste esporadicamente roupas coloridas e o branco ainda predomina.

17. É conhecida por ser uma excelente nadadora. Quando era jovem, atravessava o rio de Flores cheio, de beira a beira, a nado e com a roupa em uma das mãos sem molhá-las.

18. Na juventude, Santinha e Edith promoviam apresentações artísticas chamadas de Dramas que envolviam canto e atuação.

19. Tem uma voz inconfundível, principalmente quando canta Coração Santo na Igreja.

20. A maior dor que já sentiu na vida foi perder seu filho Daniel, que faleceu com câncer em 2002.

21. É fisicamente muito ativa. Por vezes, pedala ou faz hidroginástica, mas a atividade física que mais gosta é caminhada, que pratica diariamente.

22. Seu prato culinário mais famoso é vatapá. Faz quantidades enormes em festas da família e festividade religiosas em Flores, como a festa do padroeiro.

23. É completamente apaixonada pelo Rei Roberto Carlos, seu maior ídolo.

24. Tem uma fervorosa devoção pelo Sagrado Coração de Jesus e por Nossa Senhora de Fátima.

25. Neste ano, 2019, comemora 70 anos de vida.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Alex Leandro Xavier Mendes

Trabalho no sentido de promover Arte e Cultura, o que envolve reconhecimento de trabalhos de artistas e organizações que empregam a Arte como agente de mudança. Como tema, utilizo os mais variados assuntos, desde problemas sociais até ambientais.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar