Coletivo

George Belasco & O Cão Andaluz

Área de Atuação

Música

Descrição curta

George Belasco & O Cão Andaluz é um quarteto formado em 2006 com influências de pós-punk e surf rock. É música que recende à eletrônica da velha guarda, guitarras sujas e riffs pujantes fora de um tempo específico. Em 2019 o grupo lançou o primeiro disco, intitulado "Os Cães Veem Coisas". O nome da banda foi retirado do filme surrealista "Um Cão Andaluz" (1928), de Luis Buñuel.

E-mail: georgebelasco@gmail.com

Telefone Público: (85) 99258-6404

Descrição

Desde 2006 George Belasco & Cão Andaluz flerta com a surf music e a no-wave. É música que recende à eletrônica da velha guarda, guitarras sujas e riffs pujantes fora de um tempo específico. Em 2019 o grupo lançou o primeiro disco, intitulado "Os Cães Veem Coisas". O nome da banda foi retirado do filme surrealista Um Cão Andaluz (1928), de Luis Buñuel.

Antes de "Os Cães" George Belasco & O Cão Andaluz gravou 4 EPs e participou das coletâneas "Ceará Original Soundfashion", "Somos Robôs: um tributo ao Kraftwerk", "SoFun Hits" e "Nordeste Independente (vol. 1)". O Cão Andaluz dividiu palco com a banda The Nation Blue (Austrália), além de nomes conhecidos do rock independente nacional (Massacration, Moptop, Autoramas, Rock Rocket, Valv, Montage, Cidadão Instigado).

"Os Cães Veem Coisas" é o primeiro álbum de George Belasco & O Cão Andaluz. Lançado em janeiro de 2019, 10 anos após o último show da banda, a obra é registro não só das músicas, mas também dos afetos e da efervescência da produção independente que ocorria em Fortaleza ainda na primeira década do século XXI. George Araújo (vocal/guitarra/synths), Lucas Jereissati (baixo) e Leonardo Mamede (bateria) reuniram 10 músicas sobre a inquietude e o ruído de viver à margem. 10 olhos sobre coisas fora do eixo, no descaminho das ruas e estradas.

Essas questões refletem, no título do álbum, uma homenagem ao escritor cearense Moreira Campos, cujo último livro é intitulado "Dizem que os cães veem coisas", que inclui o conto homônimo, uma celebração classe média que termina de forma abrupta e surreal. Escolher Moreira Campos é não só referenciar um talento local, mas também a falta de memória e o valor atribuído à cidade. A casa do escritor no bairro Benfica, em Fortaleza (CE), foi demolida para virar estacionamento de shopping.

Com pouco tempo de lançamento, o álbum (uma parceria com o selo cearense Mercúrio Música) já conta com boas resenhas da mídia, em especial do site Bandcamp, um dos maiores portais de música independente do mundo, que colocou a banda na seção This Week’s Essential Releases, onde são comentados os principais discos lançados na semana.

“Os Cães Vêem Coisas” não é apenas um fim de um ciclo, mas o início de uma nova contagem regressiva: do agora em diante. O que foi feito no passado ficou como rastro, não se apaga, mas também não define para onde a banda vai.

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar