Descrição curta

Coco de Praia do Iguape do Mestre Chico Casueira é uma manifestação tradicional existente na comunidade do Iguape, há 33 anos através da articulação de Klevia do Iguape junto aos pescadores no resgate dessa cultura que estava adormecida. O grupo atua com apresentações e vivências de coco dentro e fora da comunidade, dando foco especial para transmissão de saberes para
crianças.

E-mail: cocodepraiadoiguape.mcc@gmail.com

Telefone Público: (85) 99997-7378

Endereço: Rua Coronel Osvaldo Studart 197, Praia do Iguape, Aquiraz, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 61700-000

Logradouro: Rua Coronel Osvaldo Studart

Número: 197

Complemento:

Bairro: Praia do Iguape

Descrição

HISTÓRICO COCO DE PRAIA DO IGUAPE DO MESTRE CHICO CASUEIRA
A dança do Coco de Praia do Iguape é uma tradição passada de pai para filho, herança dos nossos antepassados corre nas veias da cultura raiz.
É um brinquedo popular, onde negros, índios e nativos da comunidade de Iguape usavam para manifestar-se nos festejos e comemorações locais.
O Coco de Praia aparece no contexto histórico por volta de 1817 no litoral do nordeste. Por sua vez o Coco de Praia do Iguape possui registros datados de 1875, com a gravação em vinil da sonoridade dos pescadores da Praia do Iguape.
Ao passar do tempo com o falecimento dos mais velhos, principalmente seu Mestre Paulino Elias de Oliveira adormece a dança do coco da praia do Iguape, por quase 30 anos.
Em 1989 Klevia do Iguape, com sua mãe Maria Cardoso conhecida como Lili do Iguape criam o grupo Raízes Artísticas do Iguape, mobilizando os moradores da comunidade e resgatando manifestações culturais como a dança do coco, caninha verde, dramas, realizando diversas atividades artísticas e culturais na comunidade.
Klevia passa a articular os pescadores como Mestre Chico Casueira, Moisés José da Costa - o Mosar, João Anastácio - o Gatinho, seu Raimundo, Caboquim, Viana, Canoa, Edivar, Cumpade Sapo, Chico da Graça, Carmem Sil, dentre outros que voltam a brincar o Coco de Praia na Comunidade do Iguape.
A Prefeitura Municipal de Aquiraz, através da Secretaria de Cultura do município, passa a apoiar a iniciativa de resgate da dança do coco de praia do Iguape, e começam a convidar o grupo pra se apresentar nos festejos do município, difundindo essa brincadeira popular para além da comunidade do Iguape.
Com o grupo Coco de Praia do Iguape formado, Klevia passou articular um mapeamento histórico de seu povo, de sua história, suas vestimentas, suas emboladas, enfim tudo que se relacionasse com a continuidade da tradição, tendo como ponto principal manter a cultura do seu povo e sua originalidade integra.
Mestre Chico Casueira passa ser reconhecido com Mestre do grupo Coco de Praia do Iguape pelos seus conhecimento e saber da embolada de coco, resgatando coco de antepassados, compondo diversas novas canções e versando de improviso, e Klevia a presidente articuladora do grupo, boca de roda e coquista.
O grupo encara a missão manter viva a tradição em um ato de resistência, realizando encontros todos os sábados, ensinando a dança do coco para as crianças da comunidade, realizando visitas periódicas às escolas e difundindo essa importante manifestação popular através das apresentações e oficinas que o grupo realiza.
Reconhecido no Estado do Ceará como um grupo de coco referencia, foi o único grupo de coco do Ceará convidado pelo projeto Sonora Brasil do SESC Nacional, a circular as 5 regiões do Brasil, realizando mais de 80 apresentações em diversos municípios Brasileiros percorrendo 23 Estados Brasileiros.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Klévia do Iguape

Coquista, boca de roda, arte educadora, produtora e Presidenta do Grupo Coco de Praia do Iguape do Mestre Chico Casueira. Líder comunitária na Comunidade do Iguape, articulando e mobilizando eventos e grupos culturais, além de se preocupar com o bem estar de todos moradores da comunidade

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar