Descrição curta

A pesquisa com o tambor de crioula ja existe há uns 15 anos no estado do ceará, dessa pesquisa nasceu o grupo Filhos de Mãe Maria, Devotos de São Benedito.
Formado por brincantes, Ogãns, povos de terreiro, pesquisadores, e agentes culturais, a força do grupo vêm de dentro do terreiro, local onde o grupo nasceu, e se reúne ate os dias atuais.

E-mail: fabriziofrota@gmail.com

Telefone Público: (85) 98843-6427

Endereço: POVOADO SOLEIRA SERRA DA TAQUARA 115, TAQUARA, Caucaia, CE, BR

Estado: CE

Município:

CEP: 61600-04

Logradouro: POVOADO SOLEIRA SERRA DA TAQUARA

Número: 115

Complemento:

Bairro: TAQUARA

Descrição

Grupo Artístico que pesquisa e vivencia a manifestação cultural do Tambor de Crioula, originária do Maranhão. Fundado em 08 de Abril 2018 pelos pesquisadores e brincantes da Cultura Tradicional Popular Fabrízio Frota, Lorena Lyse e Welington Nascimento, com sede e base, junto ao Centro Espírita de Umbanda São João Batista, o grupo é o único no Ceará que tem suas origens em uma Casa de Santo.
Formado por brincantes, Ogãns, povos de terreiro, pesquisadores, e agentes culturais, a força do grupo vêm de dentro do terreiro, local onde o grupo nasceu, e se reúne ate os dias atuais, o terreiro de Mãe Maria fica localizado no pé da serra da Taquara, município de Caucaia, onde fica situada a sede do Tambor de Crioula, Devotos de São Benedito.
Participamos de vários festivais, viradão da cultura da rede CUCA Fortaleza, abrimos para o grupo Coco Raiz de Arco Verde do Pernambuco, Apresentações em todas as edições do SESC Povos do Mar, Temporada do TAC 2022 no Teatro José de Alencar, Porto Dragão, viagens, palestras e Intercâmbios. Hoje o grupo conta em média com 15 brincantes fixos.
Temos São Benedito como Santo de proteção, e a brincadeira é feita em volta da sua imagem, com cantigas e versos, entoados pro santo protetor dos pretos e dos que tem fome, pois São Benedito era cozinheiro e dava comida aos pobres.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Publicado por

Fabrizio Diogo Frota

produtor/agitador cultural, pesquisador das manifestações populares de tradição, tambozeiro e arte educador. Militante da brincadeira do tambor de crioula.

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar