Descrição curta

Atuando desde 2009, o Grupo Vitrola Nova é um coro cênico de Fortaleza/CE que fomenta ações em coletivo para desenvolver projetos em artes integradas, suscitando afetividades musicais através de práticas cênicas. Dirigido por Carlos do Valle e Bruno Mariano, produziu os espetáculos Vitrola Jukebox (2011-2014); Agulha no Vinil (2017-2019); Vitrola Jukebox No Ar (2020); e Lembra da Canção (2023).

E-mail: vitrolanova@gmail.com

Telefone Público: (85) 98829-6070

Descrição

VOCÊ SABE O QUE É CORAL CÊNICO?
Segundo Bruno Mariano, pesquisadora em Artes Cênicas e diretora geral do Grupo Vitrola Nova, "coral cênico" é uma forma de expressão artística que combina música coral com elementos visuais e sensoriais através dos corpos envolvidos, resultando em espetáculos que envolvem não apenas a música, mas também a encenação, figurinos, cenários, iluminação e sonorização. Nesse tipo de coral, os cantores não apenas executam a música, mas também desempenham papéis ou personas, interagem entre si no palco e utilizam recursos cênicos para transmitir uma narrativa ou conceito específico.

O VITROLA NOVA PRODUZ "ESPETÁCULOS CORAIS". O QUE É ISSO?
Para Elvis Matos e Erwin Schrader, regentes do Coral da Universidade Federal do Ceará, um “espetáculo coral” consiste em um processo artístico multilinguístico (com teatro, dança, etc.) para um grupo coral, com uma configuração tradicional ocidental, geralmente dividido em 4 naipes (soprano, contralto, tenor e baixo). A partir disso, são criadas estratégias para tornar o objeto artístico resultante significativo para quem o faz e significante para quem o assiste/escuta, e, ao mesmo tempo, proporcionar um percurso formativo para os seus integrantes, transformando esse “corpo coletivo cantante” em um acontecimento simultâneo de formação e fruição artísticas.

“É PRECISO CANTAR E ALEGRAR A CIDADE”
Trazendo a inspiração do verso de Carlos Lyra e Vinicius de Moraes, o grupo Vitrola Nova, sob a regência de Carlos do Valle, teve seu início em fevereiro de 2009. Um grupo de jovens amigos e cantores, encantados pela delicadeza da boa música, se reuniu com o desejo de contribuir com a revitalização da cena musical vocal de Fortaleza, desenvolvendo arranjos musicais e cênicos de qualidade, interpretações inovadoras em uma envolvente experiência cênico-musical. O Vitrola Nova é como um sonho que, ao ser sonhado junto, fez-se realidade. No início, eram apenas 5 sonhadores. Hoje, o coro reúne aproximadamente 40 cantores engajados nesse sonhar. São 15 anos de trajetória, com produção de 11 espetáculos. Ao longo dessa caminhada, o coletivo reuniu em torno de 300 pessoas.

No dia 25/11/09, o Grupo Vitrola Nova estreou para o público no 4º Encontro de Corais da Escola Viva Música Viva, em Fortaleza (CE), com o arranjo da música “Tocando em Frente” (Almir Satter e Renato Teixeira), feito por Marcos Paulo Leão, especialmente para o grupo. A partir daí o coro se apresentou em diversos espaços como o SESC Emiliano Queiroz, o Theatro José de Alencar, a Universidade Federal do Ceará. Em 2010 e 2011, o grupo aqueceu o clima natalino da cidade com o recital intitulado "Cancioneiro de Belém", compilando diferentes sonoridades, a partir de uma cuidadosa curadoria de canções clássicas e outras de beleza ímpar que foram resgatadas à memória.

Entre 2011 e 2012, foi produzido o recital interativo "Vitrola Jukebox". Neste trabalho os integrantes se apresentaram ao público em três temporadas, como uma máquina de fazer música – uma antiga e nova jukebox, que executa a canção de acordo com a vontade do “dono” – isto é, do espectador. O reconhecimento da audiência foi tamanho que arrastou mais de 3 mil pessoas aos teatros de Fortaleza – Morro do Ouro, Sala Nadir Papi Sabóia e SESC Emiliano Queiroz, Teatro Dragão do Mar, entre outros.

A partir daí, o grupo Vitrola Nova imprimiu sua marca no imaginário dos apreciadores da música de Fortaleza, como referência de um coral inovador, interativo e moderno.

No final de 2012, o Grupo Vitrola Nova estreou uma vibrante interpretação da consagrada cantata “Natal de Alegria”, de Richard Kingsmore. O musical desenhou uma divertida crítica às cores, luzes, correria e ruídos típicos dessa época do ano.

O ano de 2013 chegou com muita criação e novidade, com mais uma temporada do espetáculo interativo "Vitrola Jukebox". Desta vez, o tema foi "Novelas". O repertório convida o espectador a viajar no tempo através das trilhas sonoras dos folhetins brasileiros que fizeram história nos últimos 50 anos de exibições diárias.

No ano de 2014, o grupo completou 5 anos de atividade e não poderia deixar de comemorar essa data especial. O recital “A Construção da Vitrola” fazia uma releitura musical do seu repertório e das vivências que construíram o grupo em si. Ex-integrantes e amigos do grupo foram convidados para um lindo reencontro entre as músicas e os amigos, que um dia compartilharam de suas presenças em espaços de cena. O espetáculo foi apresentado no palco principal do Theatro José de Alencar e foi um sucesso de público em sua curta temporada.

Outro ponto alto de muito orgulho e comemoração em 2014, foi a produção do videoclipe da canção "Pavão Mysteriozo". A música de Ednardo, proeminente compositor cearense, ganhou arranjo de Carlos do Valle e seu vídeoclipe foi dirigido e filmado por Toni Benvenuti. Após o lançamento deste produto audiovisual, o grupo foi convidado pelo próprio compositor a interpretar a canção na gravação de seu show comemorativo, no palco do Cineteatro São Luiz.

Entre 2015 e 2017, o espetáculo “Vitrola de Dezembro” reuniu em seu repertório clássicos e novidades natalinas para alegrar o público. Com direção artística e musical de Carlos do Valle, o recital foi apresentado no Palco Principal do Theatro José de Alencar em 2016 e no Teatro do Cuca Barra, em 2017.

Entre 2017 e 2019, o grupo criou e produziu o espetáculo "Agulha no Vinil". O projeto marca a história do grupo, ao formar um grupo vocal para relembrar boas músicas já cantadas pelo coletivo ao longo de seus 9 anos de atuação na cidade. Catacteriza-se pelo experimento em palco arena para coro cênico, se diferenciando dos demais espetáculos. Seu repertório conta com várias músicas nacionais e internacionais que marcaram gerações.

Em 2020, em meio à prática de isolamento devido à pandemia da Covid-19, o grupo superou desafios ao produzir o "Vitrola Jukebox - No Ar", uma websérie de videoclipes caseiros em que o público virtual escolhe a música que quer ouvir.

E em 2023, o Grupo Vitrola Nova estreou "Lembra da Canção", um espetáculo que celebra os 15 anos de história do grupo, apresentando alegrias, percalços e vislumbres sobre seu futuro. Sua estreia aconteceu no Cineteatro São Luiz, um dos principais palcos do estado, em agosto de 2023 e com público estimado de 600 espectadores.

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar