Descrição curta

Roteirista e escritor cearense. Autor dos livros: “Reciclável – Acomode-se ou Recicle-se”, “O Baú de Shailo” e “Rotulândia”. Educador social e idealizador dos projetos: Prêmio Book Brasil, Periferia que Lê e Periferia que Escreve.

Dados Pessoais

E-mail Público: trechosdeumamarca@gmail.com

Telefone Público: (11) 91908-7811

Descrição

Sou cearense, escritor de literatura (Romance e Infantojuvenil), e minhas temáticas são voltadas para o público jovem/adulto abordando o cotidiano, conflitos pessoais e familiares (drama).

Como educador social, em 2020 criei um projeto chamado "PRÊMIO BOOK BRASIL" que arrecada livros e materiais educativos à crianças e jovens da periferia, e dele nasceram mais dois projetos de incentivo à leitura: O "LEITOR BOOK BRASIL" e o "PERIFERIA QUE LÊ", que incentiva acessos e práticas de leituras na comunidade do Grande Bom Jardim.

Realizo(ei) trabalhos de língua portuguesa, educação e contação de histórias em espaços como escolas e/ou instituições.

Atuei por quase três anos como professor voluntário no auxílio educativo no Instituto Katiana Pena, situado em uma das maiores periferias de Fortaleza (Bom Jardim).

Organizei o coletivo PERIFERIA QUE ESCREVE que reúne vinte e dois artistas do Grande Bom Jardim e lançamos nossa primeira coletânea intitulada SOMOS A PERIFERIA QUE ESCREVE (2021).

Participei de duas oficinas de Dramaturgia (2017/2018) no Centro Cultural Grande Bom Jardim sob a orientação de Rafael Barbosa, onde fui integrante da escrita dos espetáculos "As 7 Farsas da Enganação" dirigido por Pedro Gonçalves e "0,45 centavos - A peça" dirigido por Murilo Ramos, onde também compus a música tema "Retalhos". Além de atuar nas mesmas, participei de várias apresentações teatrais, como "A Decisão", "A Farsa da Mal Amada", "Labirinto", etc.

Meu primeiro livro chama-se RECICLÁVEL (Romance), comecei minha pesquisa no último trimestre de 2018 e finalizei o texto em Janeiro de 2019, nele trago uma mensagem transformadora sobre o poder da empatia, e foi um dos contemplados no VIII Edital das Artes de Fortaleza. Na segunda obra intitulada O BAÚ DE SHAILO, compartilho experiências pessoais com o distúrbio, além das vivências de outras pessoas, com ambientação na Praia de Iracema, Fortaleza.

Escrevo crônicas e reflexões em minhas mídias sociais, enquanto organizo novos projetos e ações voltadas para a propagação da literatura, principalmente em realidades marginalizadas pela sociedade.


******************************************************

Biografia: Marcos de Sá, nasceu em Fortaleza, Brasil, em 1986. Graduando em Letras (Português) e estudante de roteiro cinematográfico, é escritor de romance contemporâneo, e seus livros de lançamento são: “Reciclável – Acomode-se ou Recicle-se” e “O Baú de Shailo”, escreveu o Infantojuvenil: “Rotulândia”, além de organizar e participar em algumas antologias com crônicas e contos. Escreve para a coluna "Sobre Educação e Vida" do Centro Cultural Ibeu/RJ.

Desde 2017 tem se dedicado diretamente à trabalhos voluntários em instituições, no qual atuou como professor de língua portuguesa, contador de histórias e trabalhos educacionais com crianças e adolescentes da comunidade do Bom Jardim, periferia de Fortaleza, onde reside desde os 11 anos de idade. Essa experiência o tornou educador social e idealizador de projetos voltados à leitura, como o “Periferia que lê” e o “Prêmio Book Brasil”.

Na área artística, antes de se dedicar a escrita, participou da dramaturgia de peças teatrais como: “As 7 farsas da enganação” e “0,45 centavos a peça” dirigidas por renomados diretores como Pedro Gonçalves e Murillo Ramos, respectivamente. Além de participar da escrita, atuou nas mesmas como ator e cantor. Em outras apenas atuou, entre elas estão: “Labirinto”, “A Farsa da mal amada” e “A decisão”, todas produzidas pelo Centro Cultural do Bom Jardim (CCBJ). Estudou teatro e dramaturgia nos anos de 1998, 2017 a 2019. E hoje, dedica-se às suas obras literárias, roteiros de cinema e projetos sociais.

Bibliografia:

Reciclável: Acomode-se ou recicle-se (2019)

O Baú de Shailo (2020)

Rotulândia (2020)


Coletâneas / Antologias:

Pélagos: Contos do mar - Carreira Literária (2020)

Amor de perto e de longe - Editora Pé de Jambo (2021)

Vozes de Fortal - Editora Brunsmarck (2021)

Somos a Periferia que Escreve - Coletivo Periferia que Lê (2021)


Dramaturgia:

As 7 farsas da enganação (2018-2019)

0,45 centavos a Peça (2019)

Vídeos

Galeria

evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar