O Hub Cultural Porto Dragão integra a Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais do Estado do Ceará (Rece) e tem foco no processo de conexão entre os agentes artísticos e criativos para o desenvolvimento da economia da cultura cearense. Gerido por meio de uma parceria entre Secretaria da Cultura do Ceará e o Instituto Dragão do Mar, realiza e desenvolve atividades de produção de conteúdo, difusão e circulação artística e cultural, atuando no planejamento de ações de formação, conhecimento, profissionalização, fomento, acessibilidade e inovação. É responsável por fomentar a economia criativa entendendo-a como modelos de negócio ou gestão originados de atividades, produtos ou serviços desenvolvidos a partir do conhecimento, criatividade ou capital intelectual com o objetivo de gerar trabalho e renda.
O Hub Cultural Porto Dragão faz parte das políticas da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará com foco no desenvolvimento de competências na área da Economia da Cultura e sua cadeia produtiva.
Gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, realiza e desenvolve atividades de produção de conteúdo, difusão e circulação artística e cultural, atuando através de planejamento de ações de formação, conhecimento, profissionalização, fomento, acessibilidade e inovação.
Desde 2019, o equipamento atua na valorização da arte e da cultura produzidas no Ceará, especialmente nas periferias e municípios do interior. De forma coletiva e integrada, em uma nova fase de gestão, o Hub Cultural Porto Dragão se propõe ser além de um centro cultural, já consolidado como espaço de fruição, difusão e experimentação para artistas emergentes. A iniciativa dispõe de estratégias de aceleração que ultrapassam o espaço físico do equipamento, com assessorias, formações e acompanhamento, resultando na criação de oportunidades, na geração de renda e na potencialização de uma economia criativa local.