Descrição curta

A Secretaria de Turismo e Cultura de Aratuba é a parte responsável por promover o desenvolvimento e a difusão das atividades ligadas à cultura, arte e turismo. Cuida também da preservação histórica e do patrimônio cultural do município.

Dados Pessoais

E-mail Público: cultura.aratuba@gmail.com

Telefone Público: (85) 98220-1030

Endereço: JULIO PEREIRA, 27, casa, centro, 62762-000, Aratuba, CE

Estado: CE

Município:

CEP: 62762-000

Logradouro: JULIO PEREIRA

Número: 27

Complemento: casa

Bairro: centro

Descrição

A cidade está localizada a 960m de altitude, o que lhe confere um clima ameno e belas paisagens, com áreas verdes propícias à prática do ecoturismo e esportes de aventura. A paisagem bucólica é o cartão postal de uma agradável cidade, que soube harmonizar a arquitetura do antigo casario com a suave neblina da serra.
A palavra ARATUBA, O TOPÔNIMO ARATUBA TEM ORIGEM NA LÍNGUA TUPI. SIGNIFICA "AJUNTAMENTO DE PÁSSAROS", ATRAVÉS DA JUNÇÃO DOS TERMOS GÛYRÁ ("PÁSSARO") E TYBA ("AJUNTAMENTO").
A cultura é marcada pela herança indígena, preservada pela comunidade Kanindé, localizada no distrito dos Fernandes. A cachaça serrana, as frutas e hortaliças, os doces e o artesanato em barro, palha e madeira, comercializados nas feiras locais, fazem de Aratuba um dos lugares mais aconchegantes do Maciço de Baturité.
Aratuba tem clima ameno, natureza preservada e cultura e está inserida em um dos últimos espaços preservados de Mata Atlântica no Estado do Ceará – a Área de Proteção Ambiental (APA) da Serra de Baturité.
A APA da Serra de Baturité é a primeira e mais extensa APA criada pelo Governo do Estado do Ceará, foi criada em 18 de setembro de 1990 por meio do decreto nº 20.956 e abrange uma área de 32.690 hectares. Aratuba tem uma importante area dentro da APA, caracterizando-se por uma biodiversidade abundante com rica fauna e flora, o que por si só garante forte potencial turístico. Quanto aos mamíferos encontramos o quandu, gato maracajá e tamanduá mirim. Para citar algumas espécies da flora temos o mulungu, barriguda, gameleira e ipê se destacando em meio à vegetação. Atrativos naturais como as trilhas, cacheiras, comunidade indígena um patrimônio arquitetônico com edificações que datam dos séculos XIX e XX. Um conjunto enorme de capelas locais, A cidade respira cultura com seu Mestre da Cultura indígena, em espaços culturais e nos eventos, que fazem da cidade um abrigo para as mais diversas expressões artísticas.




Como principais eventos temos,
JANEIRO - ARATUBA FÉRIAS FESTIVAL - FEVEREIRO – CARNAVAL - MARÇO – SEMANA DO MUNICIPIO – DIA DO MUNICIPIO - ABRIL – ESPETÁCULO JESUS DE NAZARÉ – PAIXÃO DE CRISTO DE ARATUBA - MAIO – FESTA DAS FLORES - 13 DE MAIO FERIADO MUNICIPAL – NOSSA SENHORA DE FÁTIMA - JUNHO – FEST JUNINO - JULHO – ARATUBA, SERRA – MÚSICA E ALEGRIA - VOLTA CICLÍSTICA DE ARATUBA - AGOSTO - FESTIVAL DE CIRCO - SETEMBRO - FESTIVAL GASTRONÔMICO - OUTUBRO – ARATUBA FIGHT – MMA - NOVEMBRO – FERIADO MUNICIPAL NA ÚLTIMA SEXTA FEIRA DO MÊS – MARCHA PARA JESUS - DEZEMBRO – NATAL DE LUZ REVEILLON

Galeria

1  2  Próxima página
evento entre e Baixar Planilha

Nome:

E-mail:

Tipo:

Mensagem:

Enviando mensagem

Enviando mensagem

Denunciar